Mesmo quando o clima não está tão seco e poluído, muitas pessoas podem apresentar problemas no sistema respiratório, os quais causam congestionamento nasal, dificuldade para respirar, dor de cabeça, entre outros sintomas. No inverno, quando o tempo se torna um obstáculo para a manutenção da saúde, é mais comum que esses problemas se manifestem, comprometendo a qualidade de vida de muitas pessoas. Mas, antes de prosseguir, vamos entender as diferenças entre a sinusite e a rinite.
As principais características de uma rinite alérgica são: obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz. O tratamento da crise pode ser feito com higiene ambiental, medicamentos, imunoterapia e antialérgicos.
A sinusite é uma inflamação das mucosas dos seios da face, ou seja, irritações na região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. A crise pode aparecer após um quadro de doença alérgica, já que essas mucosas são responsáveis pela limpeza e drenagem de secreções contaminadas antes existentes.
Assim como na rinite, a sinusite pode ser causada por fatores alérgicos como poeira, choque térmico e cheiros fortes, mas também há casos de sinusites causadas por bactérias, fungos e vírus.
O tratamento contra a sinusite consiste no uso de solução salina, corticoides nasais, orais ou injetáveis, descongestionantes e antibióticos.
Se você sofre com algum destes problemas, repare se não está irritado com alguém de seu convívio no momento. É o que afirma Cristina Cairo em seu livro.
Sinusite e rinite segundo Cristina Cairo:
Kelly Sikkema / Unsplash
Sinusite é um sinal de que seu ego está profundamente irritado com alguma pessoa que convive com você. É provável que esta pessoa tente constantemente invadir seu espaço vital. Sinusite é a “inflamação” mental relacionada com alguém próximo; é a atitude mental rebelde ou a rebeldia nutrida contra os pais.
Nos contos de fadas e bruxas, o nariz sempre foi o símbolo da magia e da intuição. Na verdade, o nariz representa a nossa sensibilidade quanto à aceitação ou recusa de algo ou de alguém.
O sentimento de gratidão dessas pessoas é quase que superficial e para se obter a cura total dessa dificuldade de respirar, é necessário que se comece reconhecendo que no passado ficaram suas melhores experiências e foi lá que você aprendeu tudo o que sabe hoje. Seus pais, amigos, patrões, funcionários, etc., todos, direta ou indiretamente o ajudaram a crescer. O demérito está naqueles que não aceitam, com humildade, as diferenças de opiniões, pois consideram-se mais inteligentes e infalíveis.
Você também pode gostar
- Entenda a linguagem corporal da rinite e da sinusite
- Impressione-se ao conhecer um tratamento natural contra a sinusite
- Conheça a cura para as doenças terminadas em “ite”
Os verdadeiros sábios são aqueles que procuram sempre aprender, ao contrário dos presunçosos, que acreditam saber mais do que os outros.
Coloque em prática o que você sabe, em benefício de outras pessoas e de si próprio. Admita humildemente os seus erros e sua ignorância em determinados assuntos, porque somente assim você descobrirá suas limitações e procurará se aperfeiçoar.
O ego limita a mente e nos faz acreditar que não precisamos de ajuda. Ledo engano! Imagine se os planetas, inclusive a nossa Lua, um belo dia “resolvessem” abandonar nosso sistema solar. Imagine que consequências dramáticas para a humanidade adviriam disto! Maremotos e terremotos seriam provocados pela alteração da força gravitacional. O que quero dizer é que, para vivermos, devemos estar em harmonia com tudo e com todos (assim como os astros gravitam, harmoniosamente, em torno do Sol) não podemos viver isoladamente, achando que não precisamos de ninguém, pois as diferenças dos outros é que nos fazem enxergar coisas que antes não víamos.
Para que a sua sinusite desapareça definitivamente, torne a sua mente dócil e receptiva, acolhendo as palavras dos pais ou autoridades, sem opor resistência.
Texto baseado no livro de Cristina Cairo:
Linguagem do Corpo 1 – Aprenda a ouvir seu corpo para uma vida saudável