Linguagem do Corpo Saúde Integral

Sinusite e Rinite: Entenda o que seu corpo quer lhe dizer

Mulher branca deitada numa cama assoando o nariz com um lenço de papel
Andriy Popov / 123rf
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Mesmo quando o clima não está tão seco e poluído, muitas pessoas podem apresentar problemas no sistema respiratório, os quais causam congestionamento nasal, dificuldade para respirar, dor de cabeça, entre outros sintomas. No inverno, quando o tempo se torna um obstáculo para a manutenção da saúde, é mais comum que esses problemas se manifestem, comprometendo a qualidade de vida de muitas pessoas.

A sinusite e a rinite são duas doenças do sistema respiratório que afetam uma parte significativa da população brasileira. Em 2017, a Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia identificou que 26% das crianças e 30% dos adolescentes sofrem de rinite. Já em 2018, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial apontou que 1 em cada 5 brasileiros apresenta sinusite. Para entender mais sobre essas duas doenças respiratórias, continue lendo!

O que é sinusite?

Sinusite é uma doença caracterizada pela inflamação das mucosas dos seios da face. Essas mucosas estão localizadas nas cavidades ósseas que ficam em volta do nariz, nas maçãs do rosto e nos olhos.

Em uma pessoa que não apresenta a doença, as secreções das mucosas são drenadas facilmente, impedindo o desenvolvimento de um processo inflamatório. Porém, no caso de pessoas que sofrem de rinite, gripes, resfriados, alergias e alterações anatômicas, pode haver dificuldade de eliminar as substâncias nocivas para o corpo.

O que é rinite?

Rinite é uma doença caracterizada pela inflamação da mucosa do nariz e pode ser provocada por inúmeros motivos. Existem quatro tipos de rinite, sendo que todos podem apresentar sintomas diferentes.

Caneca branca, caixa de lenços descartáveis e óculos pretos sobre mesa.
Kelly Sikkema / Unsplash

A rinite alérgica se desenvolve quando o corpo tenta combater partículas estranhas que estão entrando no corpo de uma pessoa. A rinite infecciosa é como um resfriado, causada por vírus ou bactérias. A rinite não alérgica é parecida com a alérgica, mas não envolve uma resposta do sistema imunológico. Por fim, a rinite mista apresenta mais de um agente causador, como bactérias e vírus.

Como sinusite e rinite se manifestam?

Uma pessoa é capaz de identificar que sofre de sinusite quando sente uma dor forte no espaço entre os olhos, além de uma pressão na cabeça. Se a sinusite for aguda, a dor de cabeça será unida a uma obstrução nasal com secreção, febre, tosse, cansaço e dores musculares, com perda de apetite. No caso da sinusite crônica, o sintoma que se destaca é a tosse.

A rinite, por outro lado, não causa dores de cabeça, mas pode ser identificada a partir da obstrução nasal, coriza, ocorrência de espirros, coceira no nariz ou alterações no olfato. As rinites agudas podem apresentar esses sintomas durante uma semana, ao passo que as rinites crônicas se manifestam por mais de três meses.

O que significa sinusite na Metafísica?

De acordo com a Metafísica, o nariz de uma pessoa é a representação da essência dela, do seu Eu. Além disso, por ser a entrada de ar do corpo, é o meio a partir do qual recebemos as energias que nos rodeiam, trazendo todas elas para dentro do corpo. Quando apresentamos alguma doença respiratória – que pode ser a sinusite ou a rinite –, o problema pode estar com as energias que absorvemos e com o nosso ego.

A sinusite, nesse sentido, é uma manifestação de que seu corpo está se rebelando contra as energias que uma pessoa próxima a você está te enviando, porque sente que o próprio espaço pessoal está sendo invadido. É como se você estivesse absorvendo pelas narinas o desejo de controle de outra pessoa, que te limita e priva de algo. Para atenuar o problema, seria preciso libertar-se e agir de acordo com as próprias vontades, sem as imposições de terceiros.

O que significa rinite na Metafísica?

Considerando o que foi apresentado anteriormente sobre o que o nariz de uma pessoa diz sobre ela, segundo a Metafísica, é possível avaliar como a rinite pode ser interpretada. Essa doença seria um indício de que uma pessoa está sendo submetida a uma constante pressão em um ambiente, principalmente se ela tiver se desenvolvido nele. A tensão e a dificuldade de liberar a tensão armazenada no corpo podem resultar em um processo de tentativa de expulsão, pelo nariz, de tudo aquilo que ela está guardando. Uma maneira de atenuar o problema seria expressar os próprios sentimentos de maneira sincera e despreocupada, reconhecendo a importância desse processo.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br