Linguagem do Corpo Saúde Integral

Sinusite e Rinite: Entenda o que seu corpo quer lhe dizer

sinusite e rinite
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
A rinite é uma reação do organismo à todas as partículas consideradas estranhas inaladas pelo portador. Essas partículas ou substâncias são chamadas de alérgenos e podemos citar algumas como restos de pele humana e de animais, pólen e poluição. O nariz humano consiste em filtrar impurezas que são inaladas juntamente com o ar. A pessoa que sofre de rinite acaba por possuir reações exageradas a esses alérgenos. O sistema imunológico reage de forma intensa a estas substâncias em defesa do organismo.

As principais características de uma rinite alérgica são: obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz. O tratamento da crise pode ser feito com higiene ambiental, medicamentos, imunoterapia e antialérgicos.

sinusite e riniteA sinusite é uma inflamação das mucosas dos seios da face, ou seja, irritações na região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. A crise pode aparecer após um quadro de doença alérgica, já que essas mucosas são responsáveis pela limpeza e drenagem de secreções contaminadas antes existentes.

Assim como na rinite, a sinusite pode ser causada por fatores alérgicos como poeira, choque térmico e cheiros fortes, mas também há casos de sinusites causadas por bactérias, fungos e vírus.

O tratamento contra a sinusite consiste no uso de solução salina, corticoides nasais, orais ou injetáveis, descongestionantes e antibióticos.

Se você sofre com algum destes problemas, repare se não está irritado com alguém de seu convívio no momento. É o que afirma Cristina Cairo em seu livro.

Sinusite e rinite segundo Cristina Cairo:

Sinusite é um sinal de que seu ego está profundamente irritado com alguma pessoa que convive com você. É provável que esta pessoa tente constantemente invadir seu espaço vital. Sinusite é a “inflamação” mental relacionada com alguém próximo; é a atitude mental rebelde ou a rebeldia nutrida contra os pais.

Nos contos de fadas e bruxas, o nariz sempre foi o símbolo da magia e da intuição. Na verdade, o nariz representa a nossa sensibilidade quanto à aceitação ou recusa de algo ou de alguém.

O sentimento de gratidão dessas pessoas é quase que superficial e para se obter a cura total dessa dificuldade de respirar, é necessário que se comece reconhecendo que no passado ficaram suas melhores experiências e foi lá que você aprendeu tudo o que sabe hoje. Seus pais, amigos, patrões, funcionários, etc., todos, direta ou indiretamente o ajudaram a crescer. O demérito está naqueles que não aceitam, com humildade, as diferenças de opiniões, pois consideram-se mais inteligentes e infalíveis.

Os verdadeiros sábios são aqueles que procuram sempre aprender, ao contrário dos presunçosos, que acreditam saber mais do que os outros.

Coloque em prática o que você sabe, em benefício de outras pessoas e de si próprio. Admita humildemente os seus erros e sua ignorância em determinados assuntos, porque somente assim você descobrirá suas limitações e procurará se aperfeiçoar.

O ego limita a mente e nos faz acreditar que não precisamos de ajuda. Ledo engano! Imagine se os planetas, inclusive a nossa Lua, um belo dia “resolvessem” abandonar nosso sistema solar. Imagine que consequências dramáticas para a humanidade adviriam disto! Maremotos e terremotos seriam provocados pela alteração da força gravitacional. O que quero dizer é que, para vivermos, devemos estar em harmonia com tudo e com todos (assim como os astros gravitam, harmoniosamente, em torno do Sol) não podemos viver isoladamente, achando que não precisamos de ninguém, pois as diferenças dos outros é que nos fazem enxergar coisas que antes não víamos.

Para que a sua sinusite desapareça definitivamente, torne a sua mente dócil e receptiva, acolhendo as palavras dos pais ou autoridades, sem opor resistência.

livro 1

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]