Autoconhecimento Mindfulness

Reparando nas árvores

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Luiza Camargo
Escrito por Luiza Camargo
Começar a praticar mindfulness, que é o desenvolvimento da atenção plena, pode ser muito divertido e curioso. Perceber como e onde está a atenção pode revelar muitas coisas para cada um.

Tem um exercício que adoro fazer, está no livro “Como domar um elefante”, de Jan Chozen Bays, que se chama Repare nas Árvores. Durante o seu dia abra pequenos momentos para reparar nas árvores, pode ser na caminhada para almoçar, olhar pela janela, ir ao parque ou parado no trânsito. Encontre seu momento.

Comece a reparar nas árvores, na tonalidade das folhas e tronco, se tem flores e frutos, qual o tamanho e espessura do tronco, da árvore, o tipo de folhagem e o que mais lhe chamar a atenção. Apenas aprecie e observe, sem ficar analisando com a mente racional. Experimente perceber como seu corpo fica ao olhar para a árvore e reparar nela por alguns minutos. Você pode abrir um pequeno espaço na sua agenda para fazer esse contato com a natureza.

“Com curiosidade e senso de aventura, podemos aprender e vivenciar mais cada momento.”

(Patrizia Collard)

Aproveite esse instante para estar no presente, notando os detalhes da árvore. Observe também como é a mudança ao longo das estações do ano. Lembre que a árvore respira e que existe uma troca com cada um de nós. Ao olhar ao nosso redor, podemos perceber detalhes que passam despercebidos e que podem enriquecer muito a nossa vida.

Ao começar a reparar, notei como existem árvores na cidade (mais do que imaginava) e que deixaram de passar em branco. Observar as árvores, e também outros seres vivos, deixa clara essa inter-relação com todas as criaturas. Isso pode nos auxiliar a estar em contato com esses seres e não nos sentirmos sozinhos. As árvores estão presentes para dar suporte a você. Aproveite cada momento.

Boa prática!


Referência

Bays, Jan Chozen. Como domar um elefante. São Paulo: Alaíde Editorial, 2013.

Sobre o autor

Luiza Camargo

Luiza Camargo

Sou nutricionista e instrutora de mindfulness e mindful eating. Acredito na união da Nutrição, Mindful Eating, Mindfulness e Meditação. O alimento é um veículo para nutrir o corpo e a mente e, também, um reflexo de como lidamos com nossas vidas. Na minha trajetória sou pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento e com especialização em Nutrição Desportiva. Realizei o treinamento em Mindful Eating-Conscious Living pela UCSD e Estratégias de Mindfulness pela MTI.

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