Energia em Equilíbrio

Resoluções de ano novo para a sua saúde mental

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Uma das promessas que mais vejo as pessoas fazerem no ano novo é a de ter uma vida mais saudável. Muitas realmente começam a se mover, se matriculam na academia e passam a se alimentar de forma mais saudável. Mas por algum motivo, algumas delas desistem depois de alguns meses (ou até mesmo semanas) após ter começado. Por quê? A resposta é porque essas atividades focam apenas na saúde física da pessoa. Para se ter uma vida saudável plena, devemos trabalhar para ter a saúde mental e emocional sempre bem, também. Pois, se a mente e as emoções não estiverem bem, o corpo uma hora não vai aguentar tudo sozinho.

Separamos nesse artigo algumas dicas para você melhorar a sua saúde mental durante esse ano. Confira:

Mantras

Na cultura oriental, existe algo chamado mantra. Um mantra é uma frase ou palavra que é repetida diversas vezes para meditar ou entrar em estado de transe e o significado do que está sendo dito acaba entrando na mente inconsciente da pessoa. Que tal tentar utilizar essa ideia com coisas do dia a dia para mandar algum recado para a sua mente inconsciente? Por exemplo: você pode escrever uma frase como “hoje acordei com sorte” e embaralhar algumas palavras e colocar como a senha do seu e-mail ou do acesso do seu computador. Assim, todo dia você vai digitar a senha e está mandando esse recado para a sua mente inconsciente. Vale a pena tentar!

Novidades

Fazer algo diferente sempre ajuda a mente a sair do modo automático. Se precisamos estimular os músculos para eles não atrofiarem, assim também é com o cérebro. Estimule-o com coisas novas. Não precisa ser nada muito fora da sua realidade, mas procure sempre novidades, para enriquecer o seu dia e exercitar a sua mente.

Lembranças boas

No final do dia, trabalhe a sua memória para lembrar de algo bom que aconteceu durante o dia. Conseguiu sair de casa sem trânsito? É uma coisa boa! Ganhou um doce de brinde no almoço? Também! As boas coisas podem passar despercebidas se não pararmos para notá-las. E o melhor é que, quanto mais você achar coisas boas, mais elas aparecerão.

Menos reclamações

Reclame menos das coisas ruins e procure dar mais atenção para as coisas boas. Se alguma pessoa te desagrada de alguma forma, não fique falando mal dela. Apenas foque em algo melhor. Um dos segredos do funcionamento da mente é que ela expande tudo o que você foca o seu pensamento. Portanto, se você fica falando mal de algo ou de alguém, sua mente vai expandir e te dar cada vez mais motivos para continuar reclamando. Foque em coisas boas, que a sua mente vai expandir para esse lado também.

Faça listas

New years resolution list against cropped hand writing in book bTendo muitas ou poucas coisas para fazer durante o dia, crie o hábito de fazer listas de afazeres. E, para cada coisa que você conseguir terminar (nada de deixar pela metade), você risca ela da lista ou coloca um “ok” do lado. Além de estimular a organização da mente, também traz uma sensação muito boa de dever cumprido ao final do dia. Você pode criar tanto listas pequenas que se renovam diariamente, quanto listas de longo prazo, com tarefas que levam mais tempo.

Divirta-se

Assim como o resto do corpo, não adianta somente exercitar sem descansar. Para a saúde mental, o seu cérebro também precisa ter o seu momento de descanso. Por isso, a última dica aqui é para você reservar um tempo para se divertir e desligar um pouco do mundo. Seja com um hobby ou saindo com os amigos para jogar conversa fora, o descanso mental faz parte da boa saúde. Também reserve boas horas de sono no final do dia. Dormir bem ajuda a relaxar e a renovar as forças para o dia seguinte. Que durante esse ano, você tenha uma saúde mental cada vez melhor!


  • Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]