Saúde Integral

Rotina para acalmar a ansiedade

Mulher deitada no sofá triste
123RF
Juliana Ferraro
Escrito por Juliana Ferraro

Em tempos de incerteza a ansiedade fica mais forte. De acordo com os estudos do Ayurveda (Ayur = vida e Veda = ciência) — a ciência que estuda a vida —, somos formados por cinco elementos: terra, fogo, água, ar e éter.

Entre estes cinco elementos temos a predominância para ter desequilíbrios em alguns deles, mudando de pessoa para pessoa. Essas tendências são formadas quando estamos sendo gestados.

Durante a vida conhecemos essas tendências e podemos nos educar de forma a encontrar o equilíbrio e encontrar os pontos positivos que os elementos nos trazem.

Porém, todos nós temos todos os elementos.

A ansiedade está ligada com os elementos ar e éter. Para equilibrar esses elementos, o mais importante é estabelecer uma rotina. Mesmo em casa, mesmo na quarentena.

Mulher triste com as suas mãos juntas encostadas na boca
123RF

Na semana passada conversei com a terapeuta de Ayurveda Euclicia Queiroz e aprendi muito sobre a rotina.

E ela me deu dicas supersimples pra gente implementar nas nossas manhãs e que funcionam muito para acalmar a ansiedade.

Desde então estou colocando todas elas em prática, e têm surtido o efeito desejado:

Mais clareza mental

Concentração

Sensação de gerenciar melhor o tempo

Sono muito melhor

Disposição durante o dia

Por isso, compartilho com você o passo a passo:

Mulher encostada em sua janela olhando para frente
Joshua/Unsplash

Acorde antes do nascer do sol – Dentro do Ayurveda o dia é dividido em momentos com relação ao movimento do sol e em tendências que nosso corpo tem em cada parte do dia. Depois que o sol nasce entramos em um momento mais Kapha, ou seja, desenvolvemos sensação de peso, cansaço e até mais sono.

Espreguice-se – Antes de sair da cama, mova lentamente seu corpo se esticando, liberando as toxinas acumuladas durante a noite.

Agradeça – Comece o dia criando uma atmosfera positiva. Agradeça o que tiver vontade, desde poder dormir numa cama limpa, ter saúde e um teto até o ar que respira. Isso cria uma energia de abundância.

Raspe a língua – Se você não tem o raspador, use uma colher. Antes de tomar água, faça isso para, mais uma vez, ajudar seu corpo a se libertar das toxinas que ele se esforçou a noite inteira para limpar.

Tome um banho – Um banho rápido jogando água no corpo coloca você na disposição e na energia de iniciar algo novo com a mente limpa e pronta.

Chuveiro em um banheiro
Kevin/Unsplash

Água morna – É importante que seja morna para ajudar seu sistema digestivo. Bebidas frias impedem o bom funcionamento da digestão. Pode ser só água ou com limão. Tome o quanto tiver vontade para matar a sede.

Silêncio – Cultive um momento de silêncio aproveitando a energia calma da manhã. O silêncio organiza a mente e os pensamentos.

Exercite-se – Mova seu corpo. Pode ser Yoga, caminhada, pilates… o que você gostar. Respeitando seu corpo e seu tempo, esse é o melhor momento do dia para se mexer e suar.

Você também pode gostar

Café da manhã – Alimentos simples e “de verdade”. Evite tudo o que for industrializado. Se estiver sentindo mais ansiedade que o normal, evite o café. Se não der para abrir mão dele, coloque um pouco de cardamomo para “cortar” a cafeína.

É isso! São coisas tão fáceis que todo mundo pode fazer!

Comece aos poucos e me conte como se sente!

Sobre o autor

Juliana Ferraro

Juliana Ferraro

Juliana Ferraro é psicóloga por formação e viajante por amor às coisas novas da vida. Seu contato com diferentes línguas e culturas começou quando ela ainda trabalhava no Club Méditerranée. Depois fez um mochilão pelo mundo em busca de autoconhecimento. Em pouco mais de um ano conheceu diversos países asiáticos, em especial a Índia, onde fundou uma paixão profunda pela yoga e pela meditação. No Brasil: morou, deu aulas de yoga e se formou como massoterapeuta, em Paraty, RJ. Foi nessa época que concluiu quatro cursos de dez dias de meditação Vipassana e se aprofundou na prática de Ashtanga Yoga. Hoje, ela está estudando Ashtanga Yoga no KPJAYI, em Mysore, Índia. E dá aulas de Ashtanga Yoga online.

Contatos:

Facebook: /juferraroyoga
Instagram: @_ju_ferraro |
YouTube:
Ju Ferraro

Site: lotusviajante.com/ashtanga-yoga-online-com-ju-ferraro-pratique/ | lotusviajante.com/ashtanga-yoga-online-com-ju-ferraro
E-mail: [email protected]