Saúde Integral

10 dicas para superar a ansiedade

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A ansiedade tem aparecido na sua vida mais do que deveria? Parece até que ela é sua melhor amiga? Olha, por mais que possa parecer, amizade é tudo que esta coisinha desagradável não irá te oferecer. A ansiedade é capaz de drenar suas energias vitais e de te paralisar diante de situações corriqueiras. Também não te deixa terminar atividades básicas e pode até causar sintomas físicos como dor no peito e rigidez no pescoço.

É uma sensação a que todos estamos sujeitos em situações específicas como na noite anterior a uma entrevista de emprego ou na hora de se arrumar para um encontro, mas se ela está recorrente algo está errado.

Abaixo, listamos 10 dicas pra te ajudar a mandar a ansiedade bem pra longe. Confira:

1- Saiba dividir seu tempo

De nada adianta ficar em casa com a sua família se você não consegue se desligar do trabalho. E também as horas que ficar no trabalho pensando em como seria aquela viagem incrível serão totalmente jogadas fora.

Não conseguir dividir sua vida social, da vida familiar e da vida corporativa só alimenta a ansiedade. Quando estiver em um lugar sempre estará pensando em outro, o que torna qualquer hora inútil e nada proveitosa. Aprenda a ter uma definição clara do que está fazendo e de qual personalidade você deve assumir naquele instante.

2- Não sofra por antecipação!

Muitas das causas da ansiedade são nos prevenir ou pensar demasiadamente no que pode acontecer lá na frente. Se preocupe em viver o agora e saiba que de nada adianta ficar tentando prever o futuro. Viva o presente e se poupe daquele comichão constante sobre os próximos acontecimentos.

3- Evite comidas e bebidas estimulantes

Se você já tem uma personalidade ansiosa e hiperestimulada por natureza. Bebidas como café, chás estimulantes e energéticos e comidas cheias de açúcar só irão piorar a situação. Na próxima vez que for consumir um destes alimentos pense duas vezes na sensação que ele te proporciona. Comidas açucaradas muitas vezes te dão até um pico de felicidade e sensação de conforto, mas logo em seguida colocam todas suas células em alerta e a ansiedade dará pulinhos constantes de alegria.

4- Foque

Não divague muito sobre a vida e os acontecimentos. Foque no que você se propôs a fazer. Uma leitura por exemplo, não deixe que a ansiedade a interrompa e que você só se dê conta de que não sabe do que se trata o livro no fim do capítulo. Procure esta atividade como uma forma de relaxamento e faça tudo que estiver ao seu alcance para não desviar sua atenção.

5- Exercite-se

Exercícios físicos sempre são indicados, não importa o que te aflige. Para lutar contra a ansiedade os exercícios te ajudarão principalmente pelo gasto de energia. O sistema imunológico e sua qualidade de sono também agradecerão. Algumas práticas como a yoga podem ajudar ainda mais, pois além do físico tratam a mente diretamente.

6- Adote a prática da meditação

Pode parecer uma prática muito difícil ou mesmo impossível para um ansioso típico. Mas acredite, são essas pessoas que mais precisam de meditação. É uma forma de autoconhecimento e de disciplina, estimular a mente a trabalhar a seu favor só trará benefícios. Enquanto estiver focado no seu interior e conectado consigo a ansiedade não terá vez.

7- Seja positivo!

Alimente pensamentos positivos ao longo dos dias e tenha atitudes positivos perante si mesmo e aos outros que convive com você. A máxima de que o universo te retorna o que você dá para ele é verdadeira. Quando acreditamos que a vida é boa e pode ser ainda melhor a cada ação que temos, a ansiedade se enfraquece e dá lugar a uma sensação de paz e bem-estar. Experimente!

8- Mantenha-se ocupado

O ditado “cabeça vazia, oficina do diabo” é extremamente verdadeiro. Se mantenha produtivo e veja que a ansiedade não terá espaço. Não digo para se manter trabalhando o tempo todo pois descansos são necessários, mas tenha sempre a mão um livro, um filme ou um amigo com quem possa conversar para passar o tempo.

9- Não se cobre tanto

Saiba que você é humano e portanto é passível de falhas e de fraquezas. Não se cobre perfeição, caso contrário nunca estará satisfeito. Dê o seu melhor a cada dia e sinta gratidão por ter conseguido executar o que se propôs. Caso não tenha conseguido tenha em mente que a vida é uma luta contínua e que amanhã terá outra chance de fazer valer.

10- Procure ajuda médica

Muitas vezes a ansiedade passa dos limites e nosso autocontrole não é mais o suficiente para reverter a situação. Nestes casos, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional – psicólogo, psiquiatra, fitoterapeuta ou profissional de medicina alternativa. Eles podem te indicar remédios ou mesmo terapias que te ajudem a identificar a causa desta ansiedade e tratá-la de maneira correta.


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]