Energia em Equilíbrio

Ayurveda: aprenda a cuidar de você e da sua saúde

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A melhor forma de ter uma vida saudável é adquirir hábitos saudáveis em sua vida. Como se a nossa vida fosse um lar, não adianta limpar a casa todo dia se você continuar sujando-a incessantemente. Uma casa limpa é a que menos se suja, não a que mais se limpa, mas isso não quer dizer que a casa, naturalmente, nunca vá se sujar.

Esse mesmo pensamento vale para uma vida repleta de hábitos saudáveis. Infelizmente, a existência humana está condenada a ter doenças ao longo da vida, porém se tivermos um cuidado diário, a frequência que ficaremos doentes deverá ser menor e a nossa recuperação será mais rápida.

shutterstock_127085366Em tempos atuais enaltecendo a importância dos hábitos saudáveis, seja na televisão, escola, trabalho e etc, a Índia já tinha pleno conhecimento da importância disso há, pelo menos, 7 mil anos. A Ayurveda, um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade, e baseia-se que toda doença ocorre muito antes de se manifestar no corpo humano, ou seja, os problemas de saúde são pequenos desequilíbrios que ocorrem diariamente em nossas vidas e geram as enfermidades que são percebidas posteriormente.

Segundo o tratamento ayurvédico, a saúde é regida por uma alimentação e hábitos saudáveis que trazem um equilíbrio ao corpo humano, utilizando também técnicas conhecidas como fitoterapia, yoga, massagem e etc. Tais ações prometem uma melhor qualidade de vida, combatendo doenças como estresse, alergias, fadiga, depressão, bloqueios emocionais, problemas musculares e de coluna, ou seja, a Ayurveda propõe que não é a enfermidade que deve ser tratada, mas sim o indivíduo.

O tratamento ayurvédico é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde e muitos de seus tratamentos você pode começar a praticar imediatamente:

Dez ações para mudar sua vida, baseando-se no tratamento ayurvédico
  1. Só coma se estiver com fome;
  2. Beba bastante água, preferencialmente sempre em temperatura ambiente;
  3. Procure optar por frutas ao invés de doces;
  4. Pratique exercícios físicos regularmente;
  5. Fique atento à sua respiração, procurando harmonizá-la para sentir o seu processo por completo;
  6. Procure comer sempre em lugares calmos e evite fazer outras atividades ao mesmo tempo em que se alimenta;
  7. Durma em silêncio;
  8. Adicione temperos especiais no preparo das refeições, como coentro, manjericão, pimenta-do-reino e etc;
  9. Evite açúcar refinado (quanto mais branco e claro o açúcar, maior foi o seu processo de refino);
  10. Priorize sempre fazer aquilo que te faz feliz e alegre sua alma.

Como vimos, as ações propostas podem mudar a sua vida completamente. Não só no combate às enfermidades, mas também para preveni-las. É muito difícil alterar uma rotina praticada há anos. Então que tal começar aos poucos desde já? Só depende de você, caro leitor.


  • Texto escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras 

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]