Energia em Equilíbrio

Saiba qual é o seu espírito animal e o que ele revela sobre você

Silhueta de animais selvagens andando durante o pôr do sol
Svetlanafoote / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Os humanos têm uma tendência a serem influenciados pelos seus gostos e pelas coisas que aproveitam ou não. Enquanto isso pode parcialmente ter a ver com a sobrevivência e a psicologia evolutiva, existem lições das duas partes que precisamos aprender, desde sobre as coisas pelas quais nos sentimos atraídos até daquelas das quais fugimos.

Quando eu ouvi pela primeira vez o conceito “espírito animal”, pensei que se referia simplesmente a um animal que você gostava ou apreciava muito, talvez fosse o que a maioria das pessoas chamam de seus animais “preferidos”. Ao que tudo indica, esse é um equívoco comum. Um espírito animal é um animal que abrange comportamentos, tendências, e repetitivos padrões que nós poderemos ser capazes de perceber a fim de alcançaruma melhor compreensão de nós mesmos.

O que significa ter um espírito animal?

Desde os primórdios, o ser humano percebeu que precisaria aprender com os animais para sobreviver; ou, melhor, para viver. Se, por um lado, isso levou o homem à ideia de superioridade; por outro, o fez criar uma conexão espiritual com os animais. Não à toa, várias famílias na Idade Média tinham como brasão a imagem de um bicho, o qual ostentavam orgulhosamente. Na prática, entretanto, o que isso realmente quer dizer?

Quer dizer que toda a energia que rege a nossa breve passagem pela Terra é comandada por um animal, o qual pode ser considerado um guia. O animal de poder possibilita o acesso a determinadas forças, necessárias para encarar os obstáculos.

Já o espírito animal, ótima fonte de autorreflexão, mostra se a nossa energia está de acordo com a nossa vida. Se o seu animal espiritual é um leão, por exemplo, mas, a todo momento, você age como um alce, tudo o que você se propor a fazer vai parecer mais desafiador e cansativo, justamente porque a sua energia não está de acordo com o seu espírito animalesco.

Mulher fazendo ritual xamânico no meio de uma floresta
Undefined / Getty Images / Canva

Aliás, se você está lendo este texto com atenção, percebeu que, até aqui, eu citei dois tipos de criaturas. Então, deve estar se perguntando: quais são as relações entre animal de poder e animal espiritual?

Bem, o primeiro está ligado a qualidades específicas. Se estiver passando por um problema pontual, pode usá-lo como talismã: observe qual bicho é o mais adequado para lidar com aquela situação e espelhe seus comportamentos. O segundo, entretanto, tem mais a ver com a sua personalidade, é aquele com o qual você se identifica quase que completamente.

E aí surge outra pergunta. Posso ter mais de um espírito animal? A resposta é simples: sim! Como nem os problemas, nem a sua personalidade são os mesmos durante toda a vida, é comum e até esperado que os seus animais de referência mudem ao longo do tempo. Está em dúvida sobre qual escolher? Continue a leitura!

Quais são os animais espirituais?

O xamanismo é uma filosofia de vida extremamente ligada aos elementos da natureza e acredita que são por meio dessas forças que encontraremos a ligação com o sagrado.

Com os animais, não é diferente: para a crença xamã, eles são peças importantes para a elevação da nossa consciência. Segundo ela, são 14 os animais de poder. Cada um tem seus próprios ensinamentos e não necessariamente o seu animal será aquele com o qual mais se identifica. Qual animal significa proteção? Qual deles tem a ver com liderança? Qual transmite amor?

Tudo o que está relacionado ao simbolismo de cada animal de poder está disponível em outro artigo aqui do ESF. Acesse “Animais de poder. O que são?” para saber mais, mas não deixe de terminar a atual leitura, porque agora vamos falar sobre outras formas com que essas criaturas podem aparecer em nossas vidas.

Existem outras definições de animal de poder?

Mulher com vestimentas xamânicas com um falcão no ombro
Nejron / Canva

No artigo indicado, você verá que os animais de poder ou animais espirituais são considerados pelo xamanismo aliados na evolução espiritual de cada indivíduo. Ainda segundo essa filosofia, porém, existem outros tipos de bichos que podem atuar no nosso desenvolvimento.

O primeiro deles é o animal sombra, aquele que está “escondido”, o qual não conhecemos completamente. Está relacionado a traumas, a medos e a memórias dolorosas que influenciam nas nossas decisões, muitas vezes sem que percebamos.

O segundo é o animal alado, responsável por guiar a nossa trajetória em busca do autoconhecimento. Nos piores momentos, ele nos ajuda a sentir a dor e a superá-la; nos melhores, encoraja-nos a aproveitar e a buscar cada vez mais.

Depois, vem o animal dourado, símbolo de toda a bagagem carregada por nossos ancestrais. Tanta experiência tem seu lado bom e ruim e é preciso ter cuidado quando se trata dessa criatura.

Por fim, há o animal totem, aquele que nos recorda da nossa humanidade. Ele serve para lembrar que você faz parte de um Universo muito maior e complexo.

Como você já conhece quais são, o que significam e o que representam, está na hora de aprender a reconhecer o seu animal de poder. Veja:

Como descobrir o espírito animal?

Fiquei surpresa ao ouvir que o animal que poderia me ajudar a crescer como pessoa também poderia ser o animal que eu mais temia. Uma pessoa pode ter inúmeras razões para ter medo de um animal. Talvez você tenha tido um momento traumático quando criança envolvendo a criatura, qualquer que seja a causa, quase todo mundo tem um animal que nos faz estremecer ou sentir calafrios só de pensar em estar perto.

Esse animal pode de fato ser a maior manifestação dos traços do seu subconsciente. Você deve dedicar um tempo para analisar o animal em questão num nível pessoal, o que faz uma aranha ser uma aranha, por exemplo?

Teia de aranha
Jack-sooksan / Getty Images / Canva

Elas parecem ter um jeito de saber onde colocar suas teias, a fim de pegar mais comida, sabem onde há mais movimento e melhores condições. Talvez isso seja simbolicamente o que você precisa aprender, como reconhecer e aproveitar mais as oportunidades em sua vida. Uma vez que você venha a entender e respeitar seu espírito animal, verá que ele tem muito a te ensinar.

No meu caso em específico, eu fui mordida por um cachorro quando era criança, passei anos tendo medo de lobos depois disso, porque o cachorro que me mordeu era um Malamute do Alaska, que é muito parecido com lobos em suas feições. Embora eu provavelmente não tenha admitido isso por muito tempo, eu também era atraída pelos lobos, tinha um respeito e admiração por eles que não conseguia explicar.

Então, meu espírito animal se revelou algo que inspirava medo em mim, mas também admiração e atração. Eu percebi que poderia me relacionar com esse animal através das minhas próprias experiências. Gastei anos tentando viver como se eu fosse do tipo lobo solitário, quando na verdade isso não me beneficiava nem aprimorava meu potencial. Foi quando eu tomei a decisão de mudar minha perspectiva e aprender o valor da alcateia, ou sobre o ponto de vista da comunidade dos lobos.

Essas lições, aprendi através da análise dos padrões comportamentais dos lobos correlacionadas com a minha própria vida, elas me ajudaram a me tornar uma pessoa melhor com um senso mais forte de mim mesma.[/mks_pullquote]

Como saber o animal de poder pela data de nascimento?

Existem algumas maneiras de descobrir o seu animal. Você pode fazer uma autoanálise, pedir ajuda a um xamã ou, simplesmente, olhar a sua certidão de nascimento. Exatamente! Como saber qual o meu animal de poder no xamanismo? Basta conferir nessa espécie de “horóscopo” dos animais:

21/12 a 20/01: Ganso

São pessoas bastante metódicas no que diz respeito à ética e à moral. Gostam de explorar o desconhecido, sendo bastante trabalhadoras e dedicadas e, em tudo o que se propõem, perseveram e colocam objetivos ambiciosos. Por conta disso, podem ser rígidos e um pouco fechados.

21/01 a 20/02: Lontra

Indivíduos com personalidade criativa e alegre. Costumam ser pioneiros no que fazem e gostam de estar cercados de pessoas, apesar de valorizarem a própria liberdade. A intuição o guia. Podem ser vistos como exóticos ou rebeldes.

21/02 a 20/03: Lobo

Imagem de dois lobos no meio do gelo, brigando
Karlumbriaco / Getty Images / Canva

Pessoas cujo animal é o lobo também prezam por sua liberdade acima de tudo. São bastante confiáveis e generosos e agem por meio do sentimento. Têm uma sensibilidade incrível na relação com o próximo e estão sempre dispostos a ajudar.

21/03 a 20/04: Falcão

Esses indivíduos são grandes líderes, mas, por vezes, tomam decisões de cabeça quente. Tendem a trabalhar bem em grupo, mas não conseguem manter um único foco por muito tempo. A aventura está em seu sangue, bem como a intensidade nas relações.

21/04 a 20/05: Castor

Os castores são bastante práticos e gostam de estabilidade. A segurança e a harmonia são algumas das qualidades que buscam em suas vidas, geralmente com tanta dedicação que chegam a ser inflexíveis. No amor, são carinhosos e bastante dedicados.

21/05 a 20/06: Cervo

Pessoas que se identificam com os cervos são conhecidas por sua elegância e orgulho. São inteligentes e flexíveis de acordo com a situação, mas podem acabar se tornando inconstantes em diversos aspectos de suas vidas.

21/06 a 20/07: Pica-Pau

Indivíduos influenciados por esse animal são extremamente sensíveis e ligados à família. A dificuldade está em lidar com tanta emoção em um mundo material. Se, por um lado, são bastante criativos; por outro, sentem-se vulneráveis.

21/07 a 20/08: Salmão

A generosidade tem tudo a ver com as pessoas regidas por salmão. Além disso, elas gostam de ser o centro das atenções e transmitem uma energia intensa. Agem com muito entusiasmo e são seguros de si, o que pode passar a imagem de prepotência.

21/08 a 20/09: Urso

Ursos gostam da praticidade e da racionalidade. São exigentes consigo e com os outros, mas extremamente bondosos e leais. Não gostam de mudanças e tendem a ser bastante autocríticos. Ademais, resolvem os problemas do dia a dia sem maiores dramas.

21/09 a 20/10: Corvo

Indivíduos que se identificam com o corvo são ágeis, inteligentes e muito conectados com a natureza. Amam estar cercado de outras pessoas, mas podem ser bastante inseguros e influenciáveis. Têm uma veia idealista muito forte.

21/10 a 20/11: Serpente

O mistério e a sedução são as principais características das pessoas de serpente. São bastante fechadas, o que dificulta aos outros entender o que se passa. Usam a paciência e a inteligência ao seu favor para conseguirem o que querem.

21/11 a 20/12: Coruja

Imagem de uma coruja olhando de lado para a câmera
LagunaticPhoto / Getty Images Pro / Canva

Por fim, as pessoas de coruja são muito observadoras e articuladoras. Estão sempre atentas aos detalhes e gostam de acumular conhecimento. Podem ser mal compreendidas pelo excesso de sinceridade, mas cultivam relações honestas e leais.

Como ativar o animal de poder?

Ok, você descobriu qual é a sua criatura ou pelo menos já tem alguma ideia. O que fazer com o animal de poder?

A palavra-chave é autoconhecimento. Quanto mais você se conhece, quanto mais você entende as suas qualidades e seus defeitos e quanto mais você compreende os bloqueios e desejos a serem trabalhados, mais próximo você está de se conectar com o seu animal de poder. Rituais xamânicos e até uma meditação guiada podem ajudar nesse processo.

O que isso tem a ver, porém, com o fato de como os animais resgatam o nosso poder? Tudo! Entrar em contato com o nosso eu interior é a melhor forma de aprender a utilizar as características dessas criaturas em nossas decisões ou superações. Quer ver como? Continue a leitura!

O que os animais de poder nos ensinam?

Cada animal oferece ao ser humano uma habilidade, isto é, um dom a ser trabalhado. Todos têm o mesmo valor, mas animais específicos trazem ensinamentos específicos para situações específicas.

Eles nos lembram das lições que precisamos aprender em nossas vidas, geralmente aprendizados que já sabíamos, mas acabamos abandonando no meio do caminho.

Além disso, a aproximação aos nossos animais de poder proporciona ainda mais vitalidade, autoconfiança e poder pessoal para agirmos com segurança na direção correta. Veja a seguir como isso acontece.

Quais as possíveis revelações do animal de poder?

O que os animais de poder nos revelam? Por que eles são tão sábios e inspiradores? A resposta, mais uma vez, está no autoconhecimento. Conhecer os animais xamânicos abre as portas para conhecer tudo aquilo que está escondido no seu subconsciente. Por meio deles, você é capaz de enxergar uma situação com mais clareza ou ouvir melhor a sua intuição.

Essas criaturas resgatam aquilo que a vida em sociedade nos tirou: o instinto animal, que se adapta a cada diversidade. Retornar a esse estágio, porém, nem sempre é uma tarefa fácil, como veremos a seguir.

Como me conectar com o meu animal de poder?

A primeira dica é: não comece esse processo sozinho. Busque a ajuda de um xamã e siga as instruções desse guia para estabelecer o contato com o seu animal de poder. Só assim você poderá absorver todos os ensinamentos de forma plena e segura.

Uma vez que essa comunicação inicial tenha acontecido, você pode meditar, buscando se aproximar do seu imaginário do ambiente em que aquele animal vive ou até mesmo tentando se colocar no lugar dessa criatura. Com a ajuda do xamã, tenha a certeza de que essa aproximação trará enormes benefícios.

Totens de animais
rabbit75_cav / Canva

No artigo “Como se conectar ao animal de poder?”, aqui do ESF, você encontra mais informações sobre esse processo e quais os cuidados necessários. Antes, porém, venha comigo entender de que maneira essa afinidade contribui para a sua vida.

Como o animal do poder pode ser utilizado no cotidiano?

Trabalhando ao lado dos animais xamânicos, você será capaz de potencializar as habilidades dele – que agora também são suas – em momentos de dificuldade. Por meio da meditação diária, dos rituais e até mesmo dos pensamentos e sentimentos, você vai se conectar com o seu espírito animal, ou seja, com a sua própria essência.

Aprenda sobre seu guia

Se você acha que encontrou seu espírito animal, mas não sabe muito sobre essa certa espécie, assista alguns documentários ou use um guia para te ajudar a entender melhor sobre do que se trata seu espírito animal.

Uma vez que você tenha feito isso, já pode prosseguir para sua próxima lição, e enquanto isso fique atento a outros animais que te chamem a atenção. Algumas tradições envolvem sair para andar no meio da natureza e ver se encontra algum animal no seu caminho. Se isso acontecer, esse animal pode ser analisado para decifrar qual tipo de problema você tem enfrentado em sua vida ultimamente.

Por exemplo, se acontecer de avistar um pássaro voando sobre você, isso pode ser um sinal de que precisa ter uma visão mais abrangente das coisas, a uma distância saudável.

Você também pode gostar:

Como as transições da vida acontecem através de muitas fases e ciclos, tenha certeza de encontrar um tempo para observar e aprender com o que você vê. O melhor é conhecer a si mesmo, é o melhor que você pode fazer por si próprio e para seus entes queridos, isso sem nem mencionar a sociedade como um todo.

Você sabe qual é o seu espírito animal, e caso saiba, o que você aprendeu com ele? Nos conte nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br