Convivendo Life Coaching Psicanálise Relacionamentos

Se poder, apenas ouça

Manter uma boa comunicação em um relacionamento não é uma garantia de que não vão existir problemas na relação. Entretanto essa é a ferramenta essencial para resolver possíveis conflitos entre as pessoas. Nesse contexto, é primordial escutar o que o outro indivíduo tem a dizer, com atenção e respeito. Motive-se a fazer isso, com o conteúdo sobre o tema!

Vamos considerar um casal, Aline e Pedro, que estão juntos há 2 anos. Eles geralmente se comunicam bem, mas Aline fica frustrada quando Pedro intervém para resolver seus problemas.

Ela sente que ele pula direto para a solução sem ouvir completamente o que ela tem a dizer. Além disso, Aline percebe que Pedro cria soluções com base em sua própria perspectiva e suas abordagens de resolução de problemas, o que nem sempre é aquilo de que ela precisa.

Quando isso acontece, ela costuma dizer: “Esqueça isso”, e fica irritada. Por outro lado, Pedro não entende qual é o problema, pois acredita que está ajudando sua parceira ao tentar resolver os problemas para ela. Ele se sente magoado quando Aline se afasta, pois pensa que ela o está afastando.

Mulher triste tendo problemas de relacionamento com seu namorado.
Drazen Zigic / Getty Images / Canva Pro

Nesse cenário, é essencial destacar duas coisas maravilhosas que ocorreram. Primeiro, Aline e Pedro têm uma comunicação aberta, em que compartilham seus problemas e confiam um no outro.

Isso demonstra o quanto eles se importam e se sentem à vontade para conversar. Em segundo lugar, Pedro demonstra que quer ajudar Aline.

Apesar de suas tentativas de solução não funcionarem para ela, é evidente que ele está interessado em ajudá-la porque se importa com o bem-estar dela.

É possível que Pedro tenha apreciado uma tentativa de solução de Aline se a situação fosse inversa. Por outro lado, Aline simplesmente quer ser ouvida e compreendida. De qualquer forma, é claro que existe amor entre eles. Abaixo estão duas considerações importantes para melhorar essa situação.

Metacomunicação

Ao nos comunicarmos com alguém, é fundamental considerarmos o que nossas palavras e ações realmente comunicam. Por exemplo, quando dizemos “muito obrigado” com um tom sarcástico ou reviramos os olhos, podemos não estar expressando verdadeira gratidão, mas sim uma resposta negativa.

No exemplo de Pedro e Aline, é um pouco mais sutil. A tentativa de Pedro de encontrar uma solução pode estar transmitindo a Aline que o problema pode ser facilmente resolvido, o que minimiza a importância do que ela está sentindo.

Além disso, não permite que Aline expresse completamente sua frustração com a situação e pressupõe que Pedro tem todo o contexto necessário para encontrar a melhor solução.

Claramente, Pedro não tem a intenção de ofender Aline, mas está tentando ajudá-la. No entanto, ele deve ouvi-la ativamente e mostrar empatia para compreender verdadeiramente seus sentimentos.

Validação

Os termos afirmação e validação são frequentemente usados de forma intercambiável, mas têm significados diferentes. A validação envolve aceitar os sentimentos, pensamentos ou crenças de uma pessoa, mesmo que você não concorde com eles. Ao validar alguém, você expressa que a experiência, o pensamento ou o sentimento dessa pessoa são legítimos e respeitados.

Mulher confortando sua namorada a abraçando.
Liza Summer / Pexels / Canva

Portanto, quando Pedro ajuda Aline, ele estaria reconhecendo e aceitando seus sentimentos, mesmo que ele mesmo não esteja tão afetado pela situação. Ao criar uma solução rapidamente, Pedro ignorou essa etapa importante de validação.

Você também pode gostar:

Mesmo com as melhores intenções, o que comunicamos nem sempre é interpretado pelos outros da maneira que pretendemos. Se o parceiro expressar frustração com as soluções oferecidas, é importante entender o motivo da frustração e encontrar uma maneira mais efetiva de abordar e conversar sobre os problemas juntos. A escuta ativa e a validação dos sentimentos do outro podem fortalecer o relacionamento e melhorar a comunicação entre Pedro e Aline.

Sobre o autor

Janio Ferreira Costa (Psicanálise Online)

Olá, sou Janio psicanalista, estou feliz por estar aqui. Fazer terapia é ler a si mesmo.

Trabalho com sessão online com adultos, veja meus contatos no final deste artigo. Grato.

Acredito que você é uma pessoa de grande valor e que nasceu para um propósito; dentro de você há um rico depósito de habilidades, mas a vida acontece e surgem situações que obscurecem a visão da gente, fazendo com que você sinta que "não vale a pena". Com isso pode vir a ansiedade ou uma série de transtornos.

Se isso ressoa em você, conecte-se comigo hoje e vamos conversar.
Teremos uma conversa tranquila, privada e (acima de tudo) sem censuras ou críticas.

Viso criar um espaço seguro e sem julgamentos para você conversar, desabafar e descarregar suas vivências.

WhatsApp: (21) 99289-6265

Instagram: @psicanaliseminuto

Site: janiopsicanalista.com

E-mail: psicanaliseminuto@gmail.com