Espiritualidade Seicho-No-Ie

Seicho No Ie: em busca de um propósito

seicho no ie
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



O Seicho-No-Ie é um ensinamento de amor que iniciou no Japão, na década de 30. Seus ensinamentos foram escritos por Masaharu Taniguchi (Kobe, 22 de novembro de 1893 – Nagazaki 17 de junho de 1985),  que foi um dos líderes espirituais no Japão.

masaharu taniguchi seicho no ie

Masaharu Taniguchi

Seicho-No-Ie significa “Lar do Progredir Infinito”, Universo Infinito. É possível encontrar no Seicho-No-Ie um conjunto doutrinário que incorpora elementos desde o cristianismo, budismo e do xintoísmo.

Considerada uma filosofia de vida, o Seicho-No-Ie tem como objetivo despertar o coração das pessoas com a verdade através de atos, palavras e pensamentos para tornar um mundo melhor.

A filosofia do Seicho-No-Ie

O Seicho-No-Ie pode ser considerado uma religião como também uma filosofia de vida. E esta filosofia está muito ligada com a prática e atitudes cotidianas. Quem se interessa pelo Seicho-No-Ie precisa levar em questão que experimentar viver esta filosofia só será capaz adquirindo um sentido com a prática na vida cotidiana.

Sentimentos como amor, bondade, fé e gratidão ganham um valor a mais quando praticados diariamente a partir da filosofia do Seicho-No-Ie, que já conta com uma multidão seguindo seus ensinamentos. Seu mestre Masaharu Taniguchi escreveu mais de 400 livros, dentre estes a Coletânea denominada “A Verdade da Vida” (40 volumes) que constitui a base de todo o ensinamento da Seicho-No-Ie.

Sua filosofia diz o seguinte: “É um ensinamento de amor que prega que o ser humano é filho de Deus, que o mundo da matéria é projeção da mente e, também, nos revela qual é a nossa verdadeira natureza”. E seus seguidores devem praticar o amor e a caridade ao próximo.

A Meditação Shinsokan Seicho-No-Ie

Há uma meditação no Seicho-No-Ie que dura cerca de 30 minutos e o praticante tenta visualizar as criações de Deus, bem como harmonizar todos os aspectos de sua vida.

Nesta meditação é possível se conectar com o eu interior e enxergar os olhos do mundo que Deus criou sem criticar. É um momento louvável e de agradecimento. Esta meditação é considerada a principal prática da Seicho-No-Ie. Para saber mais sobre esse tipo de meditação leia o livro: Meditação Shinsokan é Maravilhosa.

Frases de Seicho-No-Ie

“Não se obtém felicidade praticando o mal, nem prosperidade, embora momentaneamente pareça estar prosperando”.

“Cada pensamento nosso emite uma sutil vibração própria. Quando você mentalmente profere a palavra Deus emana uma vibração da sua presença”.

“Dentro de você mesmo existe a capacidade para solucionar os problemas”.

“Pensando-se em saúde na mente, aparece a saúde. Pensando-se em doença na mente, aparece a doença”.

Onde praticar?

seicho no ieNo Brasil existem diversos núcleos onde se pode entrar em contato com o Seicho-No-Ie e fazer a sua pratica, que realiza temas, orações, palestras e os ensinamentos. Para saber mais entre no site e confira os endereços de núcleos espalhados pelo Brasil. Talvez você encontre um núcleo na sua cidade e possa compartilhar dos belos e sinceros ensinamentos da Seicho-No-Ie.

Visite o site aqui.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]