Plantas Medicinais

Significado da flor Hortênsia: vivacidade e alegria

A hortênsia é uma flor que muda de cor de acordo com a sua forma de cultivo. É possível encontrá-la em colorações especiais, como azul e lilás. Além disso, o seu significado está relacionado à prosperidade e à pureza, e ela possui propriedades terapêuticas, sendo indicada para doenças do trato urinário. Veja outras curiosidades sobre essa planta!

A hortênsia é uma das espécies de flores mais belas e chamativas que existem. No imaginário popular, é um verdadeiro símbolo de pureza, prosperidade, abundância e dignidade.

A origem da hortênsia se dá no Japão e na China, sendo que um dos nomes pelos quais é conhecida é Rosa-do-Japão. Atualmente, é possível encontrá-la em todas as regiões de clima temperado ou subtropical.

Existem diferentes formas de cultivo das hortênsias, o que levou a um mistério um tanto curioso. Muitas pessoas relatam que adquirem, por exemplo, uma muda de hortênsia azul, mas, com o tempo, ela se torna rosa, ou vice-versa. Na verdade, isso não é exatamente um mistério, e está relacionado ao meio de cultivo da planta.

O índice de acidez e alcalinidade do solo consegue alterar a coloração das hortênsias. Dessa forma, é possível cultivá-las para que tenham diferentes cores, todas muito bonitas e charmosas. Legal, né?

A seguir, vamos falar mais sobre o significado dessa flor, como ela é utilizada na espiritualidade, se é possível consumi-la e a simbologia que ela possui. Confira!

Qual o significado de hortênsia?

O significado de hortênsia está muito relacionado à devoção, à determinação, à dignidade, à coragem, à pureza e à elevação de espírito. Ao mesmo tempo, também é símbolo de prosperidade e abundância no dia a dia, além de elegância e exuberância.

Dessa forma, podemos notar que essa flor é ligada à simbologia da fartura, sendo também associada a um estado constante de gratidão pelas conquistas.

Tecnicamente, o nome “hortênsia” vem do latim e significa “jardineira” ou “aquela que cultiva hortos”. Por isso, há também uma conexão com a beleza, a juventude e a vontade de viver, características relacionadas à paixão de cultivar flores e outras plantas.

A hortênsia ainda apresenta significados distintos de acordo com as cores em que pode ser encontrada. Confira:

  • Rosa: transmite amor e sinceridade, sendo excelente para dar de presente para uma pessoa que você ama
  • Azul: simboliza a paz e a serenidade, portanto é perfeita como um presente de desculpas
  • Branca: está relacionada com a pureza e com a juventude, podendo ser utilizada para decoração de festas de debutantes, por exemplo
  • Lilás: significa abundância e elevação espiritual, podendo ser cultivada por pessoas que desejam atrair essas características

As cores da hortênsia

Como falamos acima, as hortênsias podem mudar de cor de acordo com a maneira com que são cultivadas. Essa é uma característica muito interessante e única desta flor, o que a torna muito mais bela e charmosa que o comum.

As pessoas que desejam cultivar uma hortênsia precisam saber sobre essa peculiaridade, porque, se você comprar um hortênsia azul e desejar que ela continue da mesma cor, é necessário plantá-la da maneira certa.

A seguir, vamos explicar o que fazer para manter ou trocar a cor da sua muda. Confira!

Hortênsia azul

Hortênsias azuis em um jardim
KEN226 de Getty Images/ Canva

Azul não é uma cor muito comum na natureza, fazendo com que esse tipo de flor seja ainda mais especial. Para ter uma hortênsia dessa cor, é necessário ter um solo rico em alumínio e bastante ácido.

Então, você deve misturar um pouco de sulfato de alumínio (aproximadamente 20g), sulfato de ferro e pedra-ume com água. Guarde em um recipiente e regue a sua orquídea com essa mistura duas vezes por semana.

Hortênsia lilás

O lilás é outra cor muito chamativa de uma hortênsia. Mas, para chegar nesse tom, você precisará regar a planta com a água da borra de um café que você preparou, com objetivo principal de regular o pH da planta.

Outra opção é regá-la com um pedaço de esponja de aço. Deixe a esponja em um recipiente com água por alguns minutos e depois despeje cuidadosamente na hortênsia.

Hortênsia rosa

O tom de rosa escuro das hortênsias é um charme à parte. E, para chegar nessa coloração, é necessário ter cuidado, porque a flor em si não pode absorver o alumínio.

Dessa forma, o indicado é utilizar calcário dolomítico no solo por um certo tempo. O objetivo é aumentar o pH do solo.

Hortênsia branca

É impossível olhar para uma hortênsia branca e não relacioná-la com a pureza, não é mesmo? Para cultivar uma muda dessa cor, você precisa manter o solo o mais alcalino possível.

Uma boa dica é utilizar calcário dolomítico para obter a coloração branca desejada.

A hortênsia para a espiritualidade

A hortênsia é uma flor com vários significados importantes e profundos. Por isso, não é difícil imaginar que essa planta também possui uma grande relevância no lado espiritual.

Uma simpatia para quem busca abundância, prosperidade e sorte precisa apenas de algumas moedas de qualquer valor e um vaso de hortênsia, de preferência lilás.

Mantenha o vaso da hortênsia ao lado da cama ou em cima de sua geladeira e enterre as moedas nele. Sempre que for regar a planta, reze um Pai Nosso. Todos os anos, você deve trocar toda a terra do vaso, jogar no lixo e retirar as moedas com cuidado.

Dê as moedas para uma pessoa que precise e coloque novas moedas na terra do vaso da hortênsia. Repita o ritual da mesma maneira todos os anos.

Benefícios da hortênsia

A hortênsia apresenta algumas propriedades medicinais. No entanto, é preciso ter muito cuidado, pois esses benefícios estão relacionados apenas à raiz da planta.

As flores e as folhas da hortênsia são tóxicas e devem ser utilizadas apenas para decoração e uso ornamental. O consumo da raiz para benefício terapêutico deve ser feito somente se houver indicação, acompanhamento e administração de um especialista.

Confira alguns benefícios que podem ser conquistados com o uso da raiz da hortênsia:

  • Melhora o fluxo de urina: a raiz consegue ajudar pessoas que possuem problemas na bexiga
  • Aumenta a imunidade: o uso adequado da raiz é capaz de melhorar o sistema imunológico
  • Evita a formação de pedras nos rins: a raiz da hortênsia estimula os rins a liberarem líquidos, impedindo a formação de pedras
  • Melhora o inchaço causado pela artrite: a raiz consegue auxiliar no inchaço e nas dores da doença
  • Auxilia na saúde da próstata: é capaz de melhorar a saúde nesse órgão masculino
  • Auxilia na saúde do trato urinário: consegue evitar infecções e outras doenças em todo o trato urinário, incluindo rins e bexiga
  • Trata cistite, prostatite e uretrite: é benéfica no tratamento desse tipo de infecção
  • Limpa o sangue: a raiz pode ser benéfica no tratamento de doenças linfáticas
  • Acalma feridas e queimaduras: externamente, é possível fazer uma compressa com a raiz da flor para aliviar a dor em queimaduras e feridas
  • Reduz o nível de glicose: consegue ajudar a diminuir o nível de açúcar no sangue

Consumo da hortênsia

A hortênsia, cujo nome científico é hydrangea macrophylla, é uma planta extremamente tóxica, e as suas folhas e flores não devem ser consumidas em hipótese alguma.

Rica em diversos ativos venenosos para o ser humano, como o glicosídeo cianogénico hidrangina, a ingestão dessa planta pode causar vários sintomas de intoxicação, incluindo vômitos, convulsões, dor abdominal, irritação na pele, cianose, flacidez muscular, letargia e sudorese (suor em excesso).

Em casos mais graves, o consumo da hortênsia pode levar ao coma e à morte. Inclusive, existem casos documentados de crianças que morreram no Brasil após ingerir a planta.

Por isso, é recomendado ter cuidado e muita atenção também no cultivo, mantendo a flor longe dos pequenos e também dos pets, como cachorros e gatos, que podem ser igualmente envenenados se comerem a planta.

Quanto ao uso medicinal da hortênsia, é indicado fazê-lo apenas com a indicação e com o acompanhamento de um especialista. Um profissional capacitado consegue administrar a quantidade correta da raiz da planta sem que haja perigo de contaminação e envenenamento. Não recomendamos que você faça esse consumo por conta própria.

Receitas com hortênsia

Mulher fazendo sinal de negação em um fundo bege
Mix and Match Studio/ Canva

Como já falamos acima, a hortênsia é uma planta venenosa, que não deve ser consumida, especialmente as folhas e as flores. Por esse motivo, não existe qualquer tipo de receita com hortênsia e ela não consta na lista de PANCs (Plantas Comestíveis Não Convencionais).

É possível fazer um chá medicinal com a raiz da hortênsia, com objetivo de alcançar maior saúde do trato urinário, aumentar a imunidade e reduzir o nível de glicose no sangue. No entanto, a quantidade a ser ingerida vai depender de cada pessoa e do objetivo de cada um.

Dessa forma, reforçamos, novamente, que você deve consultar um especialista caso deseje usufruir dos benefícios da hortênsia. Lembre-se de que uma dose muito alta pode causar sintomas de envenenamento ou até mesmo levar à morte, principalmente em crianças. Tenha todo o cuidado necessário!

Contraindicações da hortênsia

O consumo das folhas e das flores da hortênsia não é recomendado para ninguém. A raiz, embora tenha propriedades terapêuticas, deve ser consumida em um chá ou por meio de compressa na pele somente se houver recomendação de um profissional especialista.

É necessário ter cuidado com o cultivo das hortênsias até mesmo na hora de encostar em suas flores. Crianças, que são mais curiosas, podem passar a mão nas mudas de hortênsia e depois levá-la aos olhos ou à boca, causando sintomas de intoxicação.

Também não é indicado manter os vasos de hortênsia ao alcance dos pets. Cachorros e gatos, principalmente, podem ter o costume instintivo de comer plantas e flores. No caso da hortênsia, o consumo vai fazer com que eles passem mal e, dependendo da quantidade, ainda pode levar à morte.

A hortênsia é uma flor muito bonita, com um significado impecável e com várias colorações únicas. O seu uso deve ser somente ornamental, em decorações, para trazer mais espiritualidade ao local em que ela foi colocada.

Você também pode gostar

Compartilhe esse conteúdo! Agora você sabe que a hortênsia é uma planta única, que carrega um mistério curioso quanto às suas mudanças de coloração, não é mesmo? Então, que tal compartilhar esse conteúdo para que outras pessoas também conheçam essas características dessa flor tão especial? Compartilhe agora!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br