Plant-Based Plantas Medicinais Saúde Integral

Laranja da Terra: conheça os benefícios que vão além da vitamina C

A laranja-da-terra, também conhecida como laranja-amarga, laranja-azeda ou simplesmente laranja, é uma variação de uma das frutas mais adoradas do Brasil.

Cultivada principalmente na Região Sul do país, com grande popularidade no estado de São Paulo, ela é conhecida pela forma alongada e por sua casca grossa. Porém, apesar de ter se dado muito bem em terras brasileiras, ela é nativa do sudeste asiático, mais especificamente da Índia, e foi trazida para cá pelos espanhóis e portugueses.

Desenvolvida a partir de uma variedade de laranja selvagem chamada laranja-brava, a laranja-da-terra é usada principalmente para a produção de suco. Porém, ela também pode ser consumida in natura e nas formas mais variadas, como em doces (que variam entre biscoitos e bolos), chás, óleos, coquetéis, licores e muito mais!

Conhecida por ser menos ácida e mais doce do que outras variedades da laranja, essa planta medicinal ainda é considerada uma boa fonte de vitamina C e grande aliada de rituais naturais.

Por isso, apresenta benefícios para a saúde do corpo, da mente, da alma e da espiritualidade das pessoas. Neste artigo, você vai aprender a usá-la ao seu favor, de diferentes formas e com variados objetivos. Vamos lá?

A laranja-da-terra para a espiritualidade

Na espiritualidade, a laranja-da-terra é usada de diferentes formas e com variados objetivos.

De forma geral, a fruta traz o sentimento de aconchego, ajudando as pessoas a se sentirem em casa, protegidas e tranquilas. Ao mesmo tempo, de acordo com os chineses da Antiguidade, a planta medicinal era mais do que isso: era um símbolo da sorte, atraindo fortunas e conhecimento.

Mas, então, qual é a verdade? Simples: tudo depende do seu intuito e do jeito que você utiliza a laranja-da-terra.

Por exemplo, se você quer garantir maior felicidade em seu relacionamento amoroso, pode recorrer aos sachês. Porém, se quer abrir os olhos para as oportunidades do futuro, ao ingerir a fruta, mentalize uma pergunta objetiva e conte as sementes da fruta: se o resultado for par, a resposta é não; se for ímpar, é sim.

Banhos e escalda-pés também são muito populares por conta de seus benefícios espirituais: o brilho de quem os realiza aumenta, deixando a sua vibração mais forte e muito mais positiva.

Para quem se sente desanimado, uma poção estimulante feita com a laranja-da-terra seca também pode ajudar a dar aquele empurrãozinho de que às vezes precisamos para não emperrarmos e deixarmos nossas obrigações para trás.

Deu para perceber que a laranja-da-terra é uma forte aliada da espiritualidade, não é mesmo?

Benefícios da laranja-da-terra para a saúde

Desde o suco até a casca: tudo pode ser aproveitado na laranja-da-terra! E essa versatilidade contribui para o fato de que o seu consumo, em diferentes formas, resulta em vários benefícios para as pessoas. Veja os principais:

  1. Melhora a memória: todo mundo sabe que a laranja-da-terra é rica em vitamina C. No entanto, além dos benefícios mais conhecidos, isso também contribui para melhorar a memória das pessoas, já que sua ação antioxidante garante a boa transmissão de impulsos nervosos.
  1. Previne contra as pedras nos rins: a laranja-da-terra é capaz de diminuir os níveis de ácido úrico no organismo, ao mesmo tempo que produz uma boa carga alcalina. Tudo isso ajuda a controlar e prevenir as pedras nos rins, também conhecidas como cálculos renais.
  1. Diminui o colesterol: rica em flavonoides, a laranja-da-terra garante que o intestino absorva quantidades limitadas de colesterol. Isso ajuda a controlar essa condição.
  1. Reduz os riscos de AVC: também por conta dos flavonoides, a laranja-da-terra ajuda diminuir os riscos de derrames, já que garante a boa função dos vasos sanguíneos.
  1. Aumenta o sistema imunológico: de forma geral, a laranja-da-terra aumenta a atuação do sistema imunológico em nosso corpo, protegendo contra doenças diversas, desde gripes até infecções.
  1. Protege a pele: as propriedades da laranja-da-terra também protegem a pele, garantindo a sua hidratação, além de reconstruírem e repararem possíveis machucados e lesões. A fruta ainda adia o envelhecimento, ao renovar as células.
  1. Evita doenças como o câncer e problemas cardiovasculares e degenerativos: por ser capaz de interromper as influências negativas dos radicais livres em nosso organismo e ainda ser rica em vitamina C, flavonoides e betacaroteno, a laranja-da-terra evita uma série de doenças, desde o câncer até problemas cardiovasculares e degenerativos.
  1. Estimula a produção de colágeno: de acordo com estudos, a laranja-da-terra é uma grande estimuladora da produção de colágeno. Sendo assim, também melhora a saúde dos ossos, previne contra a osteoporose, fortalece os dentes, as articulações, os glóbulos vermelhos, a pele, entre outros.
  1. Alivia crises alérgicas: o ácido fólico presente na laranja-da-terra também ajuda diminuir os sintomas de crises alérgicas, um grande benefício para quem sofre com asma, rinite e outros problemas respiratórios.
  1. Trata a prisão de ventre: uma excelente fonte de fibras, a laranja-da-terra restaura a flora intestinal, contribui para a formação do bolo fecal e, de forma geral, trata a prisão de ventre.
  1. Melhora o humor: estresse, ansiedade, nervosismo, depressão: todos esses sentimentos são controlados por conta das vitaminas C e D presentes na laranja-da-terra. Consequentemente, as pessoas se tornam mais dispostas e apresentam uma grande melhoria no humor.

Tabela nutricional

Calorias47 kcal
Proteína0,9 g
Hidratos de carbono11,8 g
Açúcar9,4 g
Fibra2,4 g
Lipídeos0,1 g
Gorduras saturadas0,02 g
Gorduras monoinsaturadas0,02 g
Gorduras poli-insaturadas0,03 g
Ômega 30,01 g
Ômega 60,02 g

Como consumir a laranja-da-terra?

Para aproveitar o sabor delicioso da laranja sem perder os seus nutrientes, é importante saber como preparar e consumir essa fruta! Mas não precisa se preocupar: é tudo muito simples!

Duas metades de uma laranja sobre uma mesa de madeira
moiranazzari / Pixabay

Você pode, por exemplo, parti-la e comê-la ao natural, cortando-a em fatias e gomos, ou simplesmente chupando a fruta. Se preferir, também pode espremê-la e beber o seu suco. Nesse caso, porém, tenha em mente que as fibras são perdidas.

Para aproveitar totalmente os poderes da laranja-da-terra, é interessante não deixar o bagaço para trás. Até mesmo a casca dessa fruta tem a sua importância: ela pode ser utilizada na preparação de chás para garantir o aproveitamento de fibras e antioxidantes.

Também é possível utilizar a laranja em receitas de bolo, biscoitos e em outras mais, pois ela é muito versátil!

Outras formas de usar a laranja-da-terra

Além do consumo da laranja-da-terra em suas diferentes formas, também é possível utilizar essa planta de diferentes modos, muitos deles relacionados ao autocuidado.

O óleo essencial de laranja, por exemplo, pode ser usado tanto para aromatizar ambientes quanto para a realização de massagens. Em ambos os casos, ele funciona para aliviar inflamações e infecções, além de acalmar a mente, combatendo a ansiedade e a depressão. Ele também atua como tônico, fortalecendo os órgãos e os músculos.

Essa fruta ainda atua como um grande repelente natural. Sendo assim, é utilizado como purificadores de ambientes, afastando insetos e outros animais e garantindo o aconchego e a tranquilidade de diferentes lugares e cômodos.

Existem contraindicações?

Não! A laranja-da-terra é uma fruta bastante comum no Brasil e não possui nenhum tipo de contraindicação. A não ser que você tenha alergia a ela, está liberado para consumi-la.

O único ponto de atenção vai para pessoas com problemas de estômago, pressão alta, diabetes e doenças hepáticas: não é preciso eliminar completamente o consumo da fruta, mas tomar cuidado para não consumi-la em excesso, já que ela pode intensificar esses tipos de condições.

Mitos e verdades sobre a laranja-da-terra

“A laranja-da-terra pode manchar e queimar a pele.” – VERDADE

A laranja é uma fruta cítrica. Isso quer dizer que, caso você tenha contato com essa planta medicinal e seu suco, precisa ficar atento e limpar bem o local antes de sair ao sol. Caso contrário, pode sofrer com manchas e queimaduras.

“O suco de laranja precisa ser evitado em dietas.” – NÃO É BEM ASSIM

Queridinho de muitas pessoas, várias já escutaram falar que o suco de laranja precisa ser evitado em dietas, mas não é bem assim. Se você completar o copo com água e, ao invés de açúcar, utilizar adoçantes ou consumir a bebida pura, não tem problemas. O que não pode, assim como tudo na vida, é exagerar.

“Quando cortar a laranja, precisa consumi-la rapidamente, ou vai perder suas propriedades e benefícios.” – FALSO

Depois de preparar a laranja, você tem até 12 horas para consumi-la sem que as suas propriedades se alterem ou diminuam drasticamente. É bastante tempo, não é mesmo? Não precisa correr! Inclusive, congelar essa fruta depois de preparada — seja em suco ou polpa — é capaz de intensificar seus efeitos.

Receitas com laranja-da-terra

Quer saber como preparar a laranja-da-terra de diferentes formas para aproveitar bem seus benefícios? Separamos cinco receitas para você. Dá só uma olhada:

Doce de laranja-da-terra

O doce de laranja-da-terra é um dos favoritos dos brasileiros e vem carregado de muitas memórias boas da infância e de pessoas queridas. Veja só como prepará-lo:

Ingredientes:

  • 8 laranjas-da-terra
  • Água para cobrir as frutas
  • 1 kg de açúcar

Modo de preparo:

Descasque as laranjas e, depois, corte-as como se fosse abri-las, retirando seus miolos. Deixe as frutas de molho em uma vasilha com água. Coloque as cascas de volta na água e deixe descansar por cerca de 5 dias, trocando o líquido a cada 12 horas. Depois, despeje as cascas em uma panela e cubra com água. Ligue o fogo, acrescente o açúcar e deixe cozinhar. Quando a calda começar a engrossar, desligue o fogo, coloque em uma vasilha e leve para a geladeira. Pronto! Agora é só aproveitar essa delícia.

Chá de casca de laranja

Quer aproveitar a sua laranja-da-terra ao máximo? Esse chá, feito com as suas cascas, ajuda você nessa missão. Confira:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de cascas de laranja fresca ou desidratada
  • 200 ml de água

Modo de preparo:

Lave bem a sua casca de laranja e certifique-se de que ela está completamente livre da parte branca. Depois de deixá-la descansar, ferva a água em uma panela e adicione a casca. Deixe a mistura repousando por 10 minutos antes de beber.

Garibaldi (coquetel com laranja)

Se você gosta de uma bebidinha mais caprichada, esse coquetel com laranja com certeza vai agradar você. E o melhor de tudo? É super simples de preparar! Olha só:

Ingredientes:

  • 50 ml de Campari
  • 120 ml de suco de laranja
  • Uma fatia de laranja
  • Gelo a gosto

Modo de preparo:

Despeje o Campari, o suco de laranja e o gelo em uma coqueteleira (ou um copo de metal que sirva como coqueteleira) e chacoalhe bem. Depois, despeje a mistura em um copo com gelo, tomando cuidado para coar bem. Decore com uma fatia de laranja e voilá: seu coquetel já está pronto!

Óleo essencial de laranja

Quer preparar o seu próprio óleo essencial de laranja-da-terra para aproveitar os benefícios mais espirituais da fruta? Essa receita pode ajudar você. Confira:

Ingredientes:

  • 1 kg de cascas de laranja
  • 350 ml de cachaça
  • Um coador
  • Pano de prato

Modo de preparo:

Deixe as suas cascas de laranja secarem, em um tabuleiro, por cerca de dois dias, tomando cuidado para que elas não fiquem expostas diretamente à luz do sol. Após esse período, coloque-as em uma garrafa e despeje a cachaça. Tampe, chacoalhe por alguns instantes e deixe a mistura fechada repousar por três dias. Passado esse tempo, você pode abrir a garrafa e despejar o líquido em uma tigela, coando e descartando as cascas. Cubra a mistura com um pano e espere por alguns dias para o álcool evaporar. Por fim, despeje o óleo essencial em um recipiente de vidro e tampe bem, utilizando sempre que quiser.

Repelente caseiro de laranja-da-terra

Ficou sabendo que a laranja é uma ótima aliada para afastar mosquitos, pernilongos e outros insetos? Então prepare o seu próprio repelente natural e caseiro de forma simples e prática:

Ingredientes:

  • Cascas de laranja
  • Velas

Modo de preparo:

Corte as cascas de laranja ao meio. Retire todo o bagaço e limpe-as bem. Depois, corte, com uma faca, um círculo bem na base da casca. Posicione a sua vela nesse espaço e tampe-a com a outra metade. Acenda a vela e pronto: aproveite um ambiente livre de insetos indesejados!

Você também pode gostar:

Incrível os diferentes usos e benefícios da laranja-da-terra, né? Quem diria que uma fruta tão comum em nosso dia a dia pudesse ser tão poderosa e versátil? Agora que você tem o poder dessa informação em mãos, o que fará com eles? Esperamos que você utilize-o com sabedoria e compartilhe com quem mais precisar!

Outras plantas medicinais

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br