Convivendo

Somos todos muitos Josés, muitas Marias

José, Maria e Jesus. Jesus ainda recém-nascido na manjedoura.
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni
E podemos tanto! Podemos até repovoar a Terra com gerações e mais gerações de pessoas que desconheçam o medo, a insegurança, a desesperança e que não fomentem em si o ódio e as muitas raivas que são os ocupantes dos terrenos do desamor e do abafamento da compaixão.

Podemos, sim, e devemos, mas nos omitimos. E, uma vez por ano, fingimos compungida consciência do destrambelhamento existencial em cada dia que antecede essa vez por ano. Trocamos abraços e votos burocráticos, de olho nos comes e bebes e na expectativa de belos presentes, enquanto conhecidas trilhas musicais mexem com as escondidas e arredias emoções represadas e tome-lhe Bing Crosby cantando “White Christmas”, John Lennon com seu hino “So this is Christmas”, enquanto coros de crianças de cabelos encaracolados encantam corações com cuidadoso repertório de músicas sobre as divindades do Natal. Ficamos todos de coração mole e quase acreditando que, passadas as tais festas e curadas as diversas ressacas delas decorrentes, até a do cartão de crédito, estaremos em novas narrativas de nós mesmos, melhores, mais tolerantes, menos materialistas e muito mais abertos para os sussurros da atmosfera povoada por seres de luz e propósitos superiores. 

José e Maria viajando no jumento. Ao fundo uma cidade. E no céu a estrela guia

Sendo Josés e Marias podendo tudo, nos quedamos diante da miopia de papéis e propósitos nessas bandas de cá da Existência, e não geramos os legados que a Vida tanto espera de nós, tão desejosa de se perpetuar e compartilhar as suas dádivas. Podendo tanto, nada fazemos e, melhor dizendo, fazemos um montão de besteiras, desde as cataclísmicas, como o assassínio ponto a ponto do planeta em que videmos, mero nada na indescritível imensidão do espaço, mas tudo o que temos, até envenenar o pombo que suja o nosso telhado e a fonte em que sorvemos a água vital. E, de besteira em besteira, não fecundamos, Josés e Marias que somos, as matrizes para a reconstrução diária de novo e melhor patamar da qualidade de vida emocional, espiritual e material: como um casal entediado, perdemos precioso tempo com indiferenças, desavenças, julgamentos cruéis, enquanto poderíamos melhor investi-lo em tornar melhor e mais humano todos os espaços à nossa volta.

Josés e Marias podem tudo, inclusive trazer muitos Jesus que não serão Cristos, porque jamais serão molestados e para sempre serão intocados como seres de renovação, habitando e inspirando os corações de todos em que puserem os olhos e tocarem com sua fala mansa, de paz, de harmonia, de descoberta de que todos somos um, do mesmo José e da mesma Maria, porém artífices do idioma em que se expressa a humanização do ser humano, vista esta como a célula que enfim desconhecerá dor, sofrimento e propiciará um novo tom de azul para a atmosfera, dessa vez o azul profundo em que a luz de todos os sóis vem calibrar o seu brilho.

Spain Seville. Quadro que retrata o nascimento de Jesus. Maria e José no retrato.

E, para você, José ou Maria que se deixou trazer até aqui nesse texto, que lhe seja fértil a aventura de viver, que suas noites sejam repousos em berço de amor da imensa obra de construção durante o dia e que seu legado seja sempre o de um planeta bem cuidado, com paz e emoções alegres para seus habitantes e que, por eles, seu nome seja reverenciado em gratidão!


Você também pode gostar de outro artigo deste autor. Acesse: Corpo de verão ou verão do corpo?

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube