Convivendo

Quais convidados você vai receber no Natal?

Árvore decorada com enfeites natalinos.
Jaroslaw Pawlak / 123RF
Escrito por Anna Maria Oliveira

Enfeite a árvore de sua vida com guirlandas de gratidão

Cora Coralina

É Natal… Cenário comum de muitos e muitos anos, para os cristãos, tradicional festa celebrada no ocidente!

A celebração é um convite à introspecção, à conexão profunda com a espiritualidade, ao encontro com amigos, familiares e colegas do trabalho.

É tempo de reverenciar a vida. De repente a magia vai chegando de mansinho e os rituais acontecem: a decoração da casa, a limpeza, a doação do que não nos serve mais e pode servir para outros, a preparação de mimos que serão entregues com carinho e afeto, a ceia perfumada pelas frutas, assados, doces e bebidas variadas, as músicas selecionadas com carinho para atender as preferências da família, as crianças animadas aguardando o momento de abrir os presentes.

As memórias da infância afloram, as alegres e as tristes, trazem consigo a oportunidade de ressignificar as experiências e os sentimentos.

O ano de 2020 é um marco na história da humanidade e também na consciência com que celebraremos o Natal e o Ano-Novo!

Sinto, neste exato momento, a magia da tradição milenar e ao mesmo tempo a magia de um convite mais e mais profundo e transformador, é tempo de Ser mais Humano!

É tempo de celebrar a vida invocando convidados especiais, não apenas pelo verbo, mas sobretudo pela voz acolhedora do coração.

Esteja você sozinha em sua casa – porque não poderá receber convidados ou ser recebida por eles – ou acompanhada por familiares que moram com você, aproveite a oportunidade para pausar por uns vinte minutos ou mais.

Prepare um cantinho especial, decore, acenda velas e incensos, escolha uma música linda e dedique tempo para entrar em contato com forças que habitam o seu ser, faça a conexão com elas, deixe-se preencher pelas energias delas e depois vibre amor, luz, saúde, paz para você, familiares, amigos, natureza, planeta, faça uma doação amorosa silenciosa e invisível.

Velas e incenso sobre mesa.
Elly Fairytale / Pexels

Sinta a potência, a sutileza e a elegância de seus convidados secretos nesse Natal.

• Gratidão – doadora de graça, reconhecimento pelas conquistas realizadas, alcançadas e partilhadas com outros.

• Beleza – doadora de harmonia e estética espiritual, exala seu perfume pessoal partir do exemplo entre o alinhamento de gestos, palavras, pensamentos e sentimentos.

• Autoconfiança – doadora de respeito genuíno por quem se é, pela trajetória de vida e pelas escolhas que trouxeram você até o momento presente.

• Presente – doador de consciência, honra e respeito ao passado (sem apegos) e criação do futuro (sem expectativas ansiosas) neste exato momento.

• Espiritualidade – deusa doadora de consciência de quem se é de fato, para além de crenças limitantes, aquela que reverencia a vida física e a essência que a movimenta – o espírito, atma, prana, psique.

• Amor – doador de autorrespeito e autocuidado, aquele que chega firme e nos diz ame a si mesma com todas as suas forças, seja inteira e a partir disso ame incondicionalmente as pessoas como elas são e não como você gostaria que elas fossem.

• Simplicidade – doadora de leveza, ser simples é ser livre de ter que seguir modelos e padrões, é não seguir o rebanho, é economizar recursos materiais e energia vital para o que realmente importa e faz sentido.

• Cooperação – doadora de empatia, aquela que inspira a doar de si aos outros de maneira consciente, nem mais e nem menos, fortalece o senso de unidade, nutre a consciência de que estamos interconectados, não há separação física por conta de longas distâncias.

• Ecologia Interior – doadora de respeito profundo à própria natureza, energia pessoal, potência única, conectada aos cinco elementos da Natureza (terra, água, fogo, ar e éter), atua em direção à consciência de reverência profunda ao mundo interno e externo.

Inclua outros convidados na lista!

Use sua criatividade para ofertar presente sutis, singelos, carinhosos, digitais, manuais e amorosos… para pessoas que você considera muito.

Sinta a magia de um Natal diferente em que menos é mais!

Árvore decorada com enfeites natalinos.
freestocks.org / Pexels

Faça a sua parte, confie em você, na vida, mantenha todos os cuidados de saúde e não se sinta só, porque você não está!

Caminho para a finalização do artigo partilhando mais um sentimento!

O calendário gregoriano é uma “invenção” ocidental para “organizar”, ilusoriamente, a vida material. Assim sendo, mantenhamos a clareza de que a mudança ou a cura tão desejada não depende do calendário, da virada da “folhinha”.

O que eu, você e tantos desejamos depende da “virada de chave da consciência”, a questão não é esquecer 2020 e esperar ansiosamente 2021. O desafio é reconhecer a magnitude, a grandeza de tudo o que aconteceu e utilizar as experiências como força motriz e criar a mudança deseja para o segundo seguinte a esse vivido agora.

A realidade do mundo físico acontece todos os dias a partir das vibrações das formas pensamento emitidas por todos. Então vamos cuidar dos pensamentos, das vibrações direcionadas ao mundo, vamos nutrir a nossa mudança pessoal, fazendo escolhas conscientes e criar o mundo desejado.

Você também pode gostar

O que vai nos salvar de nós mesmos não será apenas a vacina, mas a nossa humanidade genuinamente reconhecida por nós, quando tomarmos posse dela!

Agradeço imensamente ao time do EuSemFronteiras e a todos que leram meus artigos pela oportunidade de compartilhar experiências, reflexões, insights.

Desejo que a magia profunda do Natal abrace cada um de vocês amorosamente!

Sobre o autor

Anna Maria Oliveira

Atuo como palestrante, consultora, professora formadora na abordagem meditação e yoga lúdico na educação, desenvolvida por mim. Graduada em cursos complementares, como arte contemporânea, xilogravura, educadora brincante, reiki tibetano, técnicas corporais ayurveda, instrutora de yoga na educação com crianças.

Vasta experiência em educação pública e no terceiro setor.

Realizo atendimento individualizado para profissionais da educação, utilizando a abordagem consultoria integrada experiencial.

Fundadora da Academia Confluência, escola de desenvolvimento humano para autogestão.

CONTATOS
E-mail: annaeduc@outlook.com
Site: academiaconfluencia.com.br
Facebook: academiaconfluencia
Instagram: @academiaconfluencia
Linkedin: Anna Maria de Oliveira