Autoconhecimento Psicanálise Psicologia

Sua escolha: feliz ou deprimido?

Dê uma olhada nas redes sociais, a solução rápida, e é fácil acreditar que existem apenas dois sentimentos: feliz ou deprimido. Felizmente, este não é o caso. Se você pensar sobre isso, perceberá rapidamente que, na verdade, existe uma gama de sentimentos possíveis entre depressão e felicidade.

O problema com uma visão em preto e branco das emoções é que qualquer coisa, menos a felicidade, parece que precisa ser consertada. Às vezes, a melhor intervenção é sentar com curiosidade e atenção.

Paradoxalmente, se você acha que deveria ser feliz o tempo todo, está se preparando para fantasias a muitos anos-luz de distância.

As empresas farmacêuticas de drogas psiquiátricas ficarão mais do que felizes em convencê-lo de que essa visão binária de suas emoções está correta.

Tudo o que temos a fazer é olhar para o antigo símbolo do Yin Yang e ver como as pessoas sabiam, há milhares de anos, que existe um núcleo de tristeza em cada alegria e um núcleo de alegria em cada tristeza.

Figura de Yin Yang
Tuayai de Getty Images Signature / Canva

Se você puder aprender a passar o dia com algum nível de consciência e aceitação e perceber que grande conquista é essa, provavelmente ficará melhor pensando que há algo errado com você o dia todo, porque você não está rindo disso. Tire férias, beije seus gatos e cães, tire sarro de si mesmo, faça pipoca e curta um lindo filmeko… rsrs.

Que tal se sentir realizado, grato e resiliente? Essas são apenas formas diferentes de felicidade? Uma coisa que será ensinada ao longo do dia, não importa como você se sinta, é que você pode confiar em sua capacidade de enfrentar as tempestades da vida. Goste você ou não.

Você também pode gostar

Fique bem e seja feliz. É o que temos para hoje!
;))

Janio Costa
Psicanalista (Sessão Online)
@psicanaliseminuto
21 97694-1040

Sobre o autor

Janio Ferreira Costa (Psicanálise Online)

Olá, sou Janio psicanalista, estou feliz por estar aqui. Fazer terapia é ler a si mesmo.

Trabalho com sessão online com adultos, veja meus contatos no final deste artigo. Grato.

Acredito que você é uma pessoa de grande valor e que nasceu para um propósito; dentro de você há um rico depósito de habilidades, mas a vida acontece e surgem situações que obscurecem a visão da gente, fazendo com que você sinta que "não vale a pena". Com isso pode vir a ansiedade ou uma série de transtornos.

Se isso ressoa em você, conecte-se comigo hoje e vamos conversar.
Teremos uma conversa tranquila, privada e (acima de tudo) sem censuras ou críticas.

Viso criar um espaço seguro e sem julgamentos para você conversar, desabafar e descarregar suas vivências.

WhatsApp: (21) 99289-6265

Instagram: @psicanaliseminuto

Site: janiopsicanalista.com

E-mail: psicanaliseminuto@gmail.com