Autoconhecimento

Superação: 5 jeitos divertidos de vencer dificuldades

Homem de camisa de botão e óculos com os punhos das mãos para cima, em sinal de vitória.
123RF/magiceyes
Pandora Treinamentos

Quando falamos de superação, normalmente visualizamos alguém se sacrificando, passando por grandes sofrimentos e abrindo mão de aproveitar o presente. É ou não é verdade?

Mas quem disse que o sucesso precisa ser sofrido?

Nos treinamentos da Pandora e nos cursos da Plataforma Quero Evoluir, constantemente lembramos que a diversão é um indicador de sucesso. A superação vem justamente de fluir com a vida, encarando os desafios com leveza e bom humor.

Não significa que isso é fácil de fazer. Assim como tudo, requer treino. Mas é possível! Aliás, se você não está se divertindo na vida, é hora de buscar novas soluções para ter mais motivação e conquistas.

Por isso, neste artigo, separamos 7 dicas que vão deixar sua superação mais fluida. Acompanhe!

1. Para ter superação, brinque de Lego

Mãos de duas pessoas brincando com peças de Lego.
Imagem de M W por Pixabay

Um jogo de Lego é sobre encaixar peças. A brincadeira nos permite construir o que quisermos, desde que o encaixe esteja correto, sólido e faça sentido.

O mesmo acontece na nossa vida. Com imaginação, tudo é possível de ser construído! Só que para isso devemos lembrar que cada bloco do nosso cotidiano tem a sua importância. Precisamos estar sempre atentos para entender qual peça encaixa em outra e superar dificuldades “montando” a vida.

Muitas vezes tentamos adicionar peças (hábitos, objetivos, afazeres) que simplesmente não encaixam no nosso contexto atual! Aí é que nascem as maiores crises e dificuldades. Nesses casos, a superação se torna quase impossível.

Mais uma vez, quem disse que vencer algo que nos limita precisa ser sofrido? Se escolhermos os blocos certos (pequenas mudanças que são possíveis hoje), a superação dos desafios se torna fluida.

Resumo da Dica: Deixe ir a autocobrança de encaixar novos hábitos, objetivos e tarefas que você “deveria” fazer. Simplesmente comece com aquilo que encaixa na sua vida hoje.

2. Para ter superação, ande na Montanha-Russa

Pessoas andando de montanha-russa em um dia ensolarado.
Imagem de M W por Pixabay

Você já viu alguma pessoa que não passa por dificuldades? Alguém cuja vida está sempre no mesmo nível de desafio? Provavelmente não, certo?

O cotidiano é naturalmente feito de altos e baixos. A vida humana é uma grande montanha-russa. Tentar negar esse fato só vai nos trazer sofrimento. Em vez de buscar fugir da montanha-russa, podemos aos poucos encontrar diversão e beleza nela.

Sem dúvida, os nossos dias não serão exatamente como nós planejamos. Teremos momentos de alta com conquistas inesperadas, assim como momentos de queda livre em que parece que tudo vai dar errado. O mais importante é parar de brigar com os altos e baixos, aceitar que eles existem e seguir em frente para aprender com eles. Isso é superação.

Resumo da Dica: Pratique aceitar o externo como ele é e siga firme em suas boas ações e hábitos diários.

3. Para ter superação, espante o Bicho-Papão

Ilustração de olhos abertos vistos de uma pequena janela escura.
Imagem de Thanks for your Like • donations welcome por Pixabay

Na vida, muitas vezes tivemos problemas que pareciam gigantescos, mas que no fim das contas foram resolvidos com mais facilidade do que pensávamos. É o famoso Bicho-Papão!

Quando paramos para refletir e analisar os acontecimentos passados, percebemos que esse bicho assustador só existe em nossa cabeça. Os desafios realmente ocorrem, mas transformamos eles em algo desproporcional à realidade.

Isso acontece também com desejos e objetivos que buscamos. No início, parecem um “monstro” quando imaginados. A impressão que temos é que nunca vamos “chegar lá”.

O antídoto para isso são tarefas simples, passos simples, hábitos simples.

As tarefas simples, obviamente, vão ser mais simples de serem resolvidas. Neste momento, não se preocupe com o “monstro”. Divida ele em passinhos pequenos e comece a espantá-lo aos poucos para transformá-lo em um belo resultado.

Resumo da Dica: Comece fazendo simples mudanças diárias na sua vida que podem ajudá-lo a chegar mais próximo do seu objetivo.

4. Para ter superação, brinque de colorir

Caderno com pinceis e uma cartela de tinta aquarela ao lado.
Imagem de Pexels por Pixabay

A vida está pesada demais? Então é hora de trazer um pouco de cor! Assim como uma criança que se diverte pintando um desenho leve e bem-humorado, nós adultos também podemos reduzir a pressão com atividades estratégicas.

Na Pandora, ensinamos que existem três zonas nas quais o ser humano pode estar:

Zona de Conforto: na qual repetimos padrões e hábitos antigos, gerando sempre os mesmos resultados. Se ficamos muito tempo nela, nossa vida começa a “atrofiar”, assim como um músculo que não é exercitado. A vida fica cinza!

Zona de Alta Performance: na qual nos desafiamos, encaramos novas atividades e buscamos crescimento. Ela traz um certo desconforto, mas também aprendizados e novos resultados.

Você também pode gostar

Zona de Saturação: é a zona da autopressão, da autocobrança e da autotirania. Quando estamos nela, nos forçamos a viver desafios maiores do que aguentamos no momento. Se persistirmos nessa zona, a vida ficará pesada e sem cor. Novamente a vida fica cinza!

O segredo para viver uma vida “colorida” é nos desafiarmos moderadamente, sem pegar pesado demais! Um dos erros mais comuns de quem busca sair da zona de conforto é cair em autopressão e saturar.

Se isso estiver acontecendo com você, busque inserir em sua rotina atividades que tragam leveza. Pode ser praticar um hobby que você ama fazer, planejar uma viagem de final de semana, dar alguns mimos para si mesmo(a), organizar as finanças para comprar algo que gosta etc.

Resumo da Dica: Quando a vida estiver cinza, coloque mais atividades leves e divertidas na sua rotina. Você não só merece, como deve fazer isso se quiser acelerar a superação de uma dificuldade.

5. Para ter superação, crie o seu próprio Jogo da Vida

Jogo de tabuleiro aberto com peças espalhadas
Foto de Ylanite Koppens no Pexels

Pare de viver a vida com base nas regras dos outros. A comparação é um dos vícios mais danosos ao ser humano.

Cada pessoa tem seus próprios valores e sua própria visão de mundo. Por isso, você tem total liberdade para criar o seu próprio Jogo da Vida, com as suas próprias regras e objetivos.

Se algo que todo mundo está buscando não faz sentido para você, não tem problema! Afinal, você não está jogando o mesmo jogo das outras pessoas. Lembre-se de que você é o dono da sua vida e, por isso, você mesmo é quem deve definir o que é sucesso e o que é fracasso. Não ache que você deu “game over” só porque não atendeu aos critérios de outra pessoa. Mude os critérios, faça do seu jeito, recontextualize!

Lembre-se: a essência da superação está em vencer os seus próprios limites, e não em vencer os outros. A vida não é uma competição, é uma cocriação.

Resumo da Dica: Olhe para seus objetivos e questione-se: estou buscando aquilo que EU realmente quero ou estou tentando viver minha vida pelas regras e valores de outras pessoas? Se necessário, revise as metas e escolha aquilo que faz sentido para você!

Dica final: Para ter superação, conheça a Plataforma Quero Evoluir

Silhueta de uma mulher de braços abertos ao pôr do sol.
Foto de Jill Wellington no Pexels

Na Plataforma Quero Evoluir você encontra mais de 500 horas de conteúdo com foco em superação pessoal, construção de hábitos de sucesso, autoconhecimento, consciência, relacionamentos, liderança, bem-estar e muito mais.

Você tem 7 dias grátis para experimentar minicursos rápidos, cursos completos, aulas em vídeo, áudios para ouvir no trânsito e ferramentas exclusivas.

Algumas das principais áreas internas da plataforma incluem:

Como Criar Hábitos de Sucesso

Aulas de Alta Performance

Dicas Práticas para o Dia a Dia

Aulas de Consciência e Espiritualidade

Clique aqui para se cadastrar e fazer uma degustação gratuita de 7 dias dentro da Plataforma Quero Evoluir.

Sobre o autor

Pandora Treinamentos

Pandora Treinamentos

A Pandora é uma Escola de Comportamento que oferece cursos de autoconhecimento e formação em liderança e treinador comportamental.

As aulas comportamentais da Pandora são aulas focadas em fazer você construir hábitos de sucesso para sua vida pessoal e profissional. A cada semana, trazemos temas práticos e inovadores, que fazem com que você aprenda a resolver seus problemas mais incômodos e ter resultados cada vez mais alinhados com seus objetivos!

Tudo isso de uma maneira simples e prática, por meio de conteúdos científicos e Autodesafios®, que você aplica em seu dia a dia e que levam você a viver a melhor fase da sua vida!

Contatos:

Email: [email protected]
Site: pandoratreinamentos.com.br
Loja: pandoratreinamentos.lojaintegrada.com.br
Facebook: Pandora Treinamentos
Instagram: @pandora.treinamentos