Autoconhecimento Coaching

Talentos: quais são os meus?

Ludmilla Torres
Escrito por Ludmilla Torres
De um tempo para cá, convivemos muito com a palavra “Talento”. Mas, afinal, o que ela significa?

“Talento significa uma aptidão ou capacidade natural e especial”. É recorrente de pensamento, sensação ou comportamento que possa ser usado produtivamente. Então se você é curioso, organizado, sedutor, competitivo, empático, líder, estudioso, etc… isso é um talento.

Qualquer padrão recorrente de pensamento, sensação ou comportamento será talento se você puder utilizar produtivamente. Muitas pessoas desconhecem os seus talentos. Hoje darei algumas dicas para facilitar essas descobertas. Anote!!!

1) Perceba suas reações espontâneas mediante situações corriqueiras da vida. Pode ser situações de muita pressão, nervosismo, ação, etc. Como você se comporta? Como você se sente? 

2) Preste atenção nos seus desejos. Eles podem revelar a presença de um talento, principalmente quando se revela cedo. Quando crianças, somos atraídos por algumas situações e brincadeiras e repelidos por outras. Enquanto para algumas crianças brincar de boneca era uma diversão, para outra criança diversão era saber como era feita a boneca. Entendeu a diferença? 

3) O que você aprende rápido e tem maior facilidade para estudar? O talento pode não aparecer no desejo (desde criança, por exemplo), mas de repente você começa a se interessar por um determinado assunto e aprende sobre ele numa velocidade impressionante. Pode ser que este talento estava adormecido e você nunca ouviu o seu chamado e, de repente, alguma coisa aconteceu e ele se revelou com força total. 

4) Identifique as situações que lhe trazem satisfação e prazer. O que você faz que te deixa feliz? Por que isso acontece?

Procure sempre utilizar os seus talentos para o bem maior, para se sentir pleno e realizado. Uma outra dica para aumentar a percepção de seus talentos é tirar alguns minutos do dia para se encontrar com você. Se acalme, fique em silêncio, pense sobre o que conversamos e ouça os sinais. Eles o levarão para a descoberta de seus talentos.

Vamos em frente e continue a nadar!

Sobre o autor

Ludmilla Torres

Ludmilla Torres

Positive & Business Coaching

Sócia/Diretora na empresa Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas, com especialização em Positive Coaching e Business Coaching, por meio de metodologias cientificamente validadas pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Engenheira Química formada pela Faculdades Oswaldo Cruz, atuou em empresas no ramo de plásticos na área laboratorial, como gerente no segmento de alta renda no setor financeiro, foi sócia proprietária de uma loja de acessórios femininos e sócia proprietária da Empresa Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas Ltda. Certificada em Personal & Professional Coaching, Positive Coaching e Business Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Certificada pelo ThetaHealing Institute of Knowledge que é uma técnica que ensina a identificar e mudar crenças, sentimentos e padrões bloqueadores, criando imediatamente uma nova realidade para a vida. Conhecimentos que geram resultados maximizados em comportamentos, para uma atuação eficaz com Business, Positive e Executive Coaching.

Contatos:

Email: [email protected]
Telefone (11) 4427-9604 | Celular (11) 99971-7868