Convivendo

Tarefas de casa para fazer em ano bissexto

Happy family cleans the room. Mother and daughter do the cleaning in the house. A young woman and a little child girl having fun and riding in cardboard boxes at home.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Algumas atividades precisam ser feitas anualmente em residências. Quando falamos em manutenção, há alguns cuidados básicos que devem ser tomados. Há aquelas tarefas que podem ser realizadas apenas em anos bissextos, ou seja, a cada quatro anos. Veja aqui uma lista de tarefas que devem ser feitas e seguidas durante esse período.

1. Faça uma pintura em toda a casa, tanto externa quanto internamente. As tintas têm uma vida útil explicitada na própria embalagem, e as paredes começam a desgastar e desbotar com o passar do tempo.

2. Verifique o estado dos rejuntes dos azulejos. Assim como a tinta nas paredes, os rejuntes começam a descolar com o passar do tempo, e um problema muito comum disso é a infiltração. Por isso, sempre que necessário, renove-os.

3. Um cuidado primordial é fazer uma limpeza profunda em mármores e pedras. Também é necessário aplicar resina. Isso porque esses materiais acabam se desgastando com o passar do tempo, além é claro de perderem o brilho.

4. Limpe os assoalhos. Com o passar do tempo, os assoalhos passam a apresentar riscos, além de perderem a beleza e o brilho de quando novos. Por isso, para deixar sua casa mais bonita e o ambiente com mais charme, uma boa dica é fazer a reaplicação de resina.

hand painting oil color on wood floor use for home decorated house renovation and housing construction theme

 

Tarefas para fazer em casa a cada ano

1. Fique livre dos insetos. Dedetize a casa.

2. Verifique o estado da telha, principalmente depois de um período de chuvas acentuadas.

3. Também é de extrema importância que as calhas sempre estejam limpas. Esse simples cuidado ajuda a evitar a proliferação de doenças (como dengue e zica).

4. Tome cuidado com a caixa d’água. Utilize-a até que esteja vazia. Faça uma limpeza anual no reservatório.

Tarefas para fazer em casa a cada 10 anos

1. Verificar como está o estado dos cabos e dos fios de energia.

2. Analisar as ripas e os caibros de madeira do telhado. Se estão em bom estado ou estão danificados, com curvaturas, rachaduras, cupins etc.

3. Verificar possíveis mudanças na carga de energia da casa, isso é, claro, se houver compras recentes de mais aparelhos elétricos. Se sim, faça uma adaptação no quadro de força.


Texto escrito por Flávia Faria Santos da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]