Budismo Espiritualidade

Termo Budista: Vitória ou Derrota

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



O conceito “vitória ou derrota” significa vencer na camada mais profunda da mente humana eliminando a escuridão da ignorância por meio da recitação de orações e do momento em que o indivíduo decide sair de sua zona de conforto e agir. Sobre essa questão, o educador Daisaku Ikeda orienta: “‘Vitória ou derrota’ é um tema abordado de diversas formas em muitos dos escritos de Daishonin. Podemos encontrá-lo sintetizado especialmente na carta O Herói do Mundo, em que Daishonin declara: ‘O budismo preocupa-se principalmente com a vitória ou a derrota’”.

É um modo de dizer a si mesmo: “ou vai ou racha”, uma vez que somos expostos a inúmeras dificuldades todos os dias, nos vemos muitas vezes sem nenhuma saída. No entanto, ocorrem diversas vezes ideias e maneiras de superarmos as nossas dificuldades. Porém, nos pegamos na indecisão: “será que devo fazer isso” ou “e se der errado?”

O Budismo Nitiren acredita que quando o indivíduo se imbuí de empoderamento e decisão, ele já está sendo vitorioso.

Mudar a mente é o começo de tudo!

“Não significa que devemos ignorar os padrões da sociedade e do governo. Na verdade, podemos dizer que eles estão inclusos no padrão do budismo (‘vitória ou derrota’). Por essa razão, temos de evidenciar nosso estado de buda e mostrar a força do nosso caráter para combater as funções maléficas e vencê-las. Assim fazendo, atenderemos ao padrão da sociedade (obtendo uma excelente reputação), e seremos capazes de tomar grandes decisões e o curso de ação correto conforme exige a situação.”

Daisaku Ikeda

A capacidade da plena mudança para um cenário de vitória e harmonia pessoal, requer esforços diários, diálogo com outras pessoas e com seu próprio “eu”, bem como disciplina e foco. E nos dias em que acharmos que nada está conforme planejamos, é justamente o novo ponto de partida da própria vida.

“Fracassos são preciosos e esforços são tesouros. Mesmo que não sejam bem-sucedidos, não fiquem desanimados. Basta que renovem a decisão e desafiem novamente. Com coragem e com o espírito de ‘ou vai ou racha’, lancem-se destemidamente aos desafios. […] Esta é a fé que transforma o veneno em remédio. É possível criar valor mesmo em meio às adversidades. A grandiosa batalha pelo kossen-rufu sem medir esforços faz surgir grandiosos benefícios e evidencia, uma condição de vida magnânima. […] A base para conquistar a vitória em tudo, existe somente no Nam-myoho-renge-kyo (oração do Budismo Nitiren). Devem recitar orações e continuar lutando com alegria.”

Daisaku Ikeda


Escrito por Bruno Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]