Convivendo

This Is Us: por que você deveria assistir essa série?

Elenco da série 'This Is Us'.
NBCUniversal / NBCUniversal Media Village / Reprodução
Escrito por Eu Sem Fronteiras

“This Is Us” é uma das séries mais aclamadas entre o público e a crítica e está disponível, no Brasil, na plataforma Prime, da Amazon. Lançada em 2016, desde o início surpreendeu os telespectadores com sua trama, repleta de simplicidade, porém com uma profundidade e uma capacidade de identificação cotidiana que chega a ser perturbadora de vez em quando.

Nesse aspecto, é até algo positivo, porque é uma série que possibilita uma reflexão enorme: você a assiste enquanto reflete sobre vários acontecimentos da vida, familiarizando-se com os personagens e suas histórias.

A trama é contada, por mais de 5 temporadas, em diferentes linhas do tempo, que são o passado, o presente e o futuro dos três personagens principais: Randall, Kate e Kevin. A vida deles é narrada com forte ligação com seus pais, sua criação e todos os seus sucessos e fracassos.

“This Is Us” surpreende, a cada novo episódio, pela simplicidade e pela excelente narrativa do cotidiano familiar dos Pearson, em que qualquer pessoa consegue se identificar com pelo menos um drama, uma felicidade, uma conquista, uma derrota, enfim, os muitos aspectos familiares contado nos 50 minutos médios de cada episódio.

“This Is Us” – resenha

Introduzindo rapidamente a trama: um casal pouco provável de terminar junto, Rebecca e Jack Pearson se conhecem de maneira casual, demonstrando que as relações amorosas podem ser surpreendentes. Eles não seguem uma história pronta, e acabam formando uma linda família, com seus três filhos gêmeos, Randall, Kate e Kevin.

Desde o início, podemos perceber que a formação desse trio não é como a maioria imaginaria, mas o desenrolar de todo o processo e história de criação é contado de maneira muito fluida, sendo que, a cada nova temporada e episódio, são novas camadas, gradativamente mais fundas, permitindo-nos conhecer cada um dos personagens.

O casal Jack Pearson e Rebecca da série This Is Us.
NBCUniversal / NBCUniversal Media Village / Reprodução

Jack Pearson é um homem que, acima de tudo, ama ser pai. Desde os primeiros episódios, é possível ver o poder e a integridade dele, que teve uma infância e adolescência difíceis, com um péssimo exemplo de pai dentro de casa, mas que acaba se tornando o herói da família Pearson. Toda a trajetória desse personagem nos ensina sobre resiliência, paciência, o poder da mágoa e do rancor, além de nos fazer pensar sobre a grande influência que é ter um pai presente.

Já Rebecca é aquela mãe carinhosa e atenciosa, mas que abriu mão de alguns desejos antigos para criar uma boa família, sem nunca deixar de ser o pilar dos três descendentes, ensinando-nos sobre altruísmo e resiliência, de um jeito bem diferente do que nos mostra a história de Jack.

Os filhos são os mais diferentes possíveis: tem o que ama esportes, a que tem afinidade com as artes e o nerd, superestudioso. E a história central é sobre eles, as famílias que criam, sempre mostrando a influência que a criação e todo o enredo da infância e as reviravoltas da adolescência e da vida adulta tiveram sobre quem são hoje. Toda a trajetória deles – individual e coletiva – traz ao espectador ensinamentos sobre sonhos, traumas, perdas, ganhos e, acima de tudo, valor da família.

Depois de algumas temporadas, não é só sobre o presente e o passado da família Pearson. Também somos surpreendidos com flashes do futuro – alguns bem distantes, que demoram a ser trabalhados, e outros mais palpáveis, que atiçam a curiosidade do telespectador e ajudam a tornar a série tão interessante e cheia de emoção.

Com isso, a série lembra ao telespectador, a todo momento, que a calma é sempre necessária, porque provavelmente a vida vai continuar seguindo por caminhos que não necessariamente são aqueles que você imaginava, mas que não necessariamente são negativos.

Uma série para chorar

Se você nunca assistiu a “This Is Us” e se interessou pela trama, tenha um lencinho à mão enquanto assiste, pois a atuação dos atores é tão bem-feita – e a narrativa não fica nada para trás – que lágrimas correm naturalmente, não só em episódios avulsos. Porque a tendência é que cada temporada garanta uma boa choradeira, daquelas de fazer tremer o peito, e você nem conseguir dar o play no próximo episódio, de tanta tensão.

Uma mulher asiática chorando. Ela está sentada num sofá e tem consigo uma caixa de lenços de papel.
thevisualsyouneed / 123RF

Mas não são só choros de tristeza. Há vários momentos de muita felicidade, em que dá para sentir genuinamente a emoção que está sendo passada. A verdade é que essa série é focada exatamente no que temos de mais puro em nossas relações: nossas emoções a cada etapa das nossas vidas. E ela nos mostra diferentes jeitos de lidar com os acontecimentos diários, utilizando diferentes personagens, sob a mesma ótica de uma situação.

Uma história que conta histórias

Um dos aspectos mais interessantes da série é que, sempre que você pensar que acabou, que nada mais pode ser desenvolvido, o autor e produção te surpreende, e você se vê novamente curioso e incrédulo para saber o que acontece no próximo episódio.

A narrativa é rica não somente pela atuação incrível de cada ator e atriz envolvido, mas também pela escolha impecável de figurino e até mesmo uma trilha sonora que não parece fazer diferença no início, mas, quando percebemos, amarra ainda mais tudo a que estamos assistindo.

Mesmo depois de diferentes personagens aparecerem, conseguimos mergulhar ainda mais em cada história, e somos constantemente lembrados do início de tudo, com as cenas do passado de Jack e Rebecca, chegando até os dias atuais, em que os personagens lidam até com a pandemia de Covid-19, que assolou o mundo, e flashes de um futuro, que aguçam nossa curiosidade.

Assista a “This Is Us”

Fica aqui o conselho de uma ótima série para você acompanhar e se dar uma chance de se envolver de verdade. Problemas cotidianos, como estresse no trabalho, desavenças familiares, pequenas e grandes conquistas profissionais, dificuldades com o envelhecimento e tantos outros temas, são tratados tão delicadamente que, às vezes, você só percebe as conexões de cada ação em episódios bem mais à frente. E, quando você se dá conta, está verdadeiramente aprendendo coisas novas, só assistindo à TV.

Você também pode gostar

Emocione-se a cada episódio e surpreenda-se com essa ótima produção que está na lista de sucessos há um bom tempo, e seja você também mais um fã para a legião que a série já tem!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br