Quando o tempo frio começa a se manifestar e precisamos sair de casa com blusas e casacos, já sabemos o que está por vir: doenças respiratórias. Com o clima frio e seco do inverno, a dificuldade para respirar naturalmente e para manter a imunidade alta se torna um problema para muitas pessoas, principalmente para aquelas que apresentam doenças já existentes.
Embora existam muitos remédios para tratar os sintomas dessas doenças irritantes e incômodas, há também aquelas receitas que podem ser consumidas por qualquer pessoa, a qualquer hora e que aquecem o coração. Os chás são misturas de água fervida com ervas medicinais, que podem provocar diferentes reações positivas nos nossos corpos, de acordo com o problema que queremos tratar.
A seguir, saiba quais são os melhores chás para cada doença respiratória que pode se manifestar principalmente durante o inverno!
Chá número 1 contra asma
Ingredientes: 1 colher (sopa) de ramos frescos de tomilho; 1 colher (chá) de gengibre ralado; 1/2 litro de água; 2 colheres (sopa) de mel. Modo de preparo: ferva a água; junte o gengibre e o tomilho; jogue por cima a água fervente; tape e deixe de infusão por 10 ou 15 minutos; coe e sirva quente, acrescentando mel a gosto. O ideal é a ingestão de duas xícaras (chá) por dia.
Chá número 2 contra asma
Ingredientes: 1 colher (sopa) de folhas de alfazema; 1/2 litro de água. Modo de preparo: ferva as folhas de alfazema na água; coe e espere amornar. O ideal é a ingestão de duas xícaras (chá) por dia.
Já a bronquite, que causa tosse com muco espesso e falta de ar, pode ser diagnosticada pela própria pessoa e seus sintomas mais comuns são tosse com presença de muco, ronco ou chiado no peito, fadiga, dificuldade para respirar e falta de ar, febre e calafrios e desconforto no peito. Os preparos de ervas mais indicados são:
Chá número 1 contra bronquite
Ingredientes: 1/2 litro de água; 1 colher (sopa) de folhas de eucalipto picadas; 1 colher (sopa) de folhas de guaco. Modo de preparo: ferva a água por 3 minutos e despeje sobre as ervas em uma panela ou caneca; tampe e deixe abafado por 5 minutos; coe e adoce com mel a gosto. O ideal é a ingestão de 3 xícaras (chá) por dia.
Chá número 2 contra bronquite
Ingredientes: 1/2 litro de água; 1 colher (sopa) de folhas de guaco. Modo de preparo: ferva a água junto com as folhas de guaco; coe e espere amornar; adoce com mel a gosto. O ideal é a ingestão de 2 xícaras (chá) por dia.
Para congestão nasal, que pode ser causada pela sinusite, por alergias ou infecção viral das vias respiratórias – em seus sintomas pode ocorrer febre e dor facial, olhos lacrimejando e coçando e dor de garganta, uma sensação geral de mal-estar e tosse -, o seguinte chá é recomendado:
Chá contra congestão nasal
Ingredientes: 3 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado; 1 litro de água. Modo de preparo: ferva todos os ingredientes por 3 minutos; coe. O ideal é a ingestão de 4 xícaras (chá) por dia.
Falando em sinusite e alergias (rinite), também existem chás específicos para aliviar os sintomas destes:
Chá contra rinite
Ingredientes: 1 colher (sopa) de folhas de eucalipto; 1 xícara (chá) de água. Modo de preparo: ferva as folhas de eucalipto e a água; core e espere amornar; adoce com mel a gosto; beba em seguida.
Chá contra sinusite
Ingredientes: 1 colher (sopa) de folhas de hortelã; 1 copo (250ml) de água de coco; 1 colher (sopa) de folhas de espinafre; mel. Modo de preparo: em uma xícara (chá), coloque as folhas de hortelã e despeje água fervente por cima; espere esfriar, coe e coloque no liquidificador; acrescente a água de coco, o espinafre e bata até homogeneizar; adoce com mel a gosto. O ideal é a ingestão de 2 copos (250ml) por dia.
Você também pode gostar
- Aproveite algumas receitas simples e naturais para chás contra a gripe!
- Fique por dentro dos diversos benefícios disponíveis pelos chás!
- Saiba mais sobre os benefícios do chá de gengibre e descubra como prepará-lo!
Casos mais graves, como obstrução dos pulmões e pneumonia, não ficam de fora nos benefícios dos chás:
Chá para desobstruir pulmões congestionados
Ingredientes: 1 litro de água; 1 colher (sopa) de folhas frescas de guaco; 1 maçã picada sem sementes. Modo de preparo: ferva a água; desligue e acrescente o guaco e a maçã; tampe e deixe abafado por 5 minutos; coe, adoce com mel a gosto. O ideal é a ingestão de 1 xícara (chá) a cada 8 horas.
Chá contra pneumonia
Ingredientes: 1 litro de água; 2 colheres (sopa) de folhas sexas de sabugueiro. Modo de preparo: ferva a água e as folhas de sabugueiro; deixe descansar por 5 minutos e coe. O ideal é a ingestão de 3 xícaras (chá) por dia.
Se você não está doente e não pretende ficar, a melhor forma de que isso aconteça é também tomando chá! Confira:
Chá para prevenir doenças
Ingredientes: 3 xícaras (chá) de água; 1 xícara (chá) de cascas de abacaxi; 1 folha seca ou fresca de eucalipto. Modo de preparo: ferva a água e retire do fogo; adicione todos os ingredientes, tampe e deixe abafado por 10 minutos; coe. O ideal é a ingestão de 1 xícara (chá) a cada 8 horas.
Apesar de serem muito eficazes no tratamento de doenças e mal-estares, os chás não devem ser o único meio de tratamento. É imprescindível o acompanhamento e a intervenção do médico quando você perceber que algo com sua saúde não anda bem. Muitas vezes o cuidado e a responsabilidade são o melhor remédio, não se automedique, nem negligencie seu bem-estar.