Ervas e Chás Medicina Natural Saúde Integral

Chás infalíveis para doenças respiratórias

Chá de hortelã sendo despejado de um bule para uma xícara.
Dmytro Kozyrskyi / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O inverno pode ser a estação do ano preferida de muita gente, afinal é quando podemos usar blusas quentinhas e ficar embaixo das cobertas, no entanto as doenças respiratórias se manifestam com mais intensidade nesse período, devido ao clima seco e ao frio. Sendo assim, respirar torna-se mais difícil, bem como manter a imunidade alta, sobretudo para quem já tem alguma doença.

Chá para asma

Asma é uma doença que promove o estreitamento dos canais que levam o ar até o pulmão, chamados de brônquios, tornando o processo de respirar muito dificultoso. Para tratar essa doença, os chás mais indicados são o de vassourinha-doce e o de uxi-amarelo. Eles promovem a abertura dos brônquios e tornam a respiração mais leve, sendo ideal para as situações em que está sendo difícil inspirar e expirar.

Para o chá de vassourinha-doce, você vai precisar de 500ml de água e de 10g da planta. Ferva os dois ingredientes por 10 minutos, espere amornar e coe, para beber sem problemas.

Chá para bronquite

Bronquite é uma inflamação dos canais que levam o ar até o pulmão, os brônquios citados anteriormente, fazendo com que as vias respiratórias acumulem muita secreção. Assim, a pessoa que sofre desse problema poderá ter crises de tosse muito intensas. Os chás de gengibre, de erva-doce e de malva são boas opções para quem quer promover a desinflamação dos brônquios, podendo respirar melhor.

O chá de gengibre pode ser preparado com 2 a 3 centímetros da raiz de um gengibre e 180ml de água. Basta ferver ambos por cinco minutos, coar e beber. Se quiser, adicione mel para adoçar.

Chá para congestão nasal

A congestão nasal não é uma doença em si, mas o sintoma de uma inflamação nas vias respiratórias. Assim, ela pode fazer com que o nariz de uma pessoa fique entupido, dificultando a passagem de ar para os pulmões. Os chás de hortelã e de menta bem quentes agirão rapidamente para descongestionar o nariz, sendo os mais indicados para esse fim.

Para preparar um chá de menta, ferva uma xícara de chá de folhas de menta em 500ml de água mineral. Assim que atingir a fervura, desligue, coe e beba ainda quente. Se quiser, adoce com mel.

Imagem de uma xícara com chá de hortelã
Maya23K / Getty Images Pro / Canva

Chá para rinite

Rinite é uma doença que pode se manifestar de inúmeras maneiras, mas que se classifica principalmente por ser uma inflamação da mucosa nasal. Crises de espirro e cansaço são sintomas dessa doença, que pode ser combatida com chá de hortelã, principalmente. Lembre-se de tomá-lo ainda quente para ter resultados melhores.

Um chá de hortelã deve ser preparado com três colheres de folhas de hortelã e 250ml de água. Depois de ferver o líquido, é só acrescentar a hortelã e fechar a panela por alguns minutos, longe do fogo. Antes de beber, é importante coar.

Chá para sinusite

Sinusite, assim como a rinite, é uma inflamação da mucosa, mas, nesse caso, é uma inflamação da mucosa da face. Então, além de provocar a sensação de um resfriado ela pode causar dor de cabeça e sensibilidade à luz. O chá de camomila é o mais recomendado para combater os sintomas incômodos dessa doença.

Um chá de camomila para sinusite deve ser preparado com duas colheres de chá de folhas secas de camomila e 250ml de água. É só ferver os ingredientes por cerca de 10 minutos e depois coar o líquido para beber com facilidade.

Chá para pulmões congestionados

Os pulmões podem se tornar congestionados a partir de uma gripe que evoluiu para uma pneumonia. O corpo é incapaz de liberar as impurezas absorvidas pelo pulmão e a pessoa que está sofrendo disso pode ter dificuldade para respirar. Os chás de vassourinha-doce e de erva-doce são bons expectorantes, que vão ajudar a liberar essas impurezas.

O chá descongestionante de erva-doce é preparado com uma colher de chá de erva-doce seca e uma xícara de água. Primeiro ferva a água e depois acrescente as folhas e tampe por cinco minutos. Ao final do processo, coe e beba.

Imagem de chá de erva-doce
Santje09 / Getty Images / Canva

Chá para pneumonia

Pneumonia é uma doença que se caracteriza pela inflamação aguda dos pulmões, e pode ser decorrente de um resfriado ou de uma gripe que não foram bem tratados. Ela pode ser causada por vírus ou por bactérias, e os chás de eucalipto, alcateia e mel e sabugueiro e cebola são ideais para tratar a dificuldade de respirar decorrente da doença.

Para um chá de cebola, você vai precisar de uma colher de sopa de cebola picada e de uma xícara de água. Comece fervendo a água. Assim que ela estiver borbulhando, acrescente a cebola. Mantenha o fogo baixo por alguns minutos, e quando a bebida amornar, está pronta para tomar.

Chá para gripe

Gripe é uma doença causada por um vírus que pode causar febre, dores musculares, tosse, congestão nasal e complicações severas para pessoas que integram o grupo de risco da doença. Os chás de capim-limão, gengibre e alho podem ajudar com eficiência a afastar os principais sintomas da doença.

A receita do chá de alho inclui água e três dentes de alho. Primeiro, ferva 250ml de água. Depois, descasque e amasse o alho, depositando-o em uma xícara. Adicione a água e aguarde 10 minutos antes de coar e beber.

Chá para resfriado

Diferentemente da gripe, o resfriado é uma infecção viral que pode acometer o nariz e a garganta, provocando congestão nasal e tosse. Muitos chás podem ser ingeridos para combater os sintomas da doença, mas os principais são o de gengibre, o de canela e o de sálvia.

O melhor jeito de preparar um chá de canela para resfriado é usando a canela em pau. Nesse caso, você deve separar duas xícaras de água e dois paus de canela. Ferva ambos por cinco minutos, retire a canela e depois beba.

Chá para falta de ar

A falta de ar não é uma doença propriamente dita, mas o sintoma de uma doença que precisa ser investigada seriamente. Se você está sentindo falta de ar e não sabe a causa disso, procure auxílio médico. Porém, se é uma falta de ar passageira e você está sentindo um pouco de dificuldade para respirar, experimente o chá de eucalipto.

Para combater a falta de ar, o chá de eucalipto deve ser preparado com uma colher de sopa de folhas picadas da planta e uma xícara de água fervente. Nesse caso, as folhas são acrescentadas depois que a água ferver. Antes de beber, coe.

Imagem de uma xícara com chá de eucalipto
ildipapp / Canva

Chá para melhorar a respiração

Quando o clima de um ambiente fica muito seco ou quando somos expostos ao ar-condicionado com frequência, podemos desenvolver problemas na respiração. É como se o ar se tornasse mais pesado que o normal. Para melhorar o seu ato de respirar, assim, você pode ingerir um chá de tomilho antes que ele esfrie.

Para o chá de tomilho, misture duas colheres de chá de tomilho seco em uma xícara de água fervente. Tampe a panela e aguarde 10 minutos antes de coar e beber. É importante que você tome o chá ainda quente, mas com cuidado.

Chá para cansaço respiratório

O cansaço respiratório se manifesta quando desempenhamos atividades que exigem muito esforço físico, e acabamos nos esquecendo de controlar a forma como estamos respirando. Depois de subir escadas ou de correr muito, por exemplo, esse problema pode acometê-lo. Os chás de tomilho e de alecrim podem aliviar essa sensação!

Um chá de alecrim deve ser preparado com 5g de folhas frescas da planta e 250ml de água. Primeiro ferva o líquido e depois adicione o alecrim e tampe a panela por 10 minutos. Quando amornar, coe e beba.

Você também pode gostar

Chá para prevenir doenças

Quantas vezes você se sentiu mal e alguém recomendou que você tomasse um chazinho? Embora muitos não acreditem na eficiência desse método de recuperação, ele é especialmente benéfico para o organismo, com pouquíssimos — ou nenhum — efeitos colaterais.

Os chás são uma mistura de água e ervas naturais. Cada uma delas apresenta componentes que auxiliam nossos corpos de alguma forma. Algumas atuam no sistema respiratório, outras agem sobre o sistema digestivo, por exemplo. Você só precisa escolher a erva certa para a doença que você quer combater.

Ou então você pode experimentar o poder dos chás para prevenir enfermidades. Alguns deles podem aumentar a sua imunidade, auxiliar no processo de digestão diariamente e te trazer mais disposição. Para esses fins, são indicados o chá de limão, o chá verde e o chá mate, respectivamente.

Outros alimentos para doenças respiratórias

Se você sofre de doenças respiratórias, os chás podem te ajudar, porém existem outros alimentos que são igualmente vantajosos para o seu corpo. Veja quais são eles!

1) Frutas cítricas

As frutas cítricas são um importante reforço contra doenças respiratórias, porque a maioria delas é rica em vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Dessa maneira, elas podem reduzir a duração de gripes e resfriados.

2) Linhaça

A linhaça funciona como um emoliente para as mucosas do corpo humano. Isso significa que esse alimento pode auxiliar na respiração, aliviando a congestão das vias nasais. É, portanto, ótimo para quem sofre com esse problema.

3) Folhas verdes

Folhas verdes.
Daria Shevtsova / Pexels

Couve, espinafre, rúcula e outras folhas verdes podem melhorar consideravelmente a saúde respiratória. O motivo disso é que os nutrientes presentes nesse tipo de alimento favorecem a saúde do pulmão, ajudando-o a lutar contra doenças.

4) Salmão

No salmão encontramos ácidos graxos e ômega 3, que são como gorduras saudáveis para o organismo humano. Com essas propriedades, o peixe auxilia na limpeza pulmonar, facilitando o fluxo sanguíneo nessa região.

5) Banana

A banana é rica em potássio, um componente que auxilia nos movimentos de contração e de expansão pulmonar, então é uma fruta importante para respirar bem, expirando e inspirando com mais facilidade.

Superar as doenças respiratórias que aparecem no inverno não é tão incômodo se tivermos um bom chá quente ao nosso lado. Identifique qual é o seu problema e veja qual erva é a mais indicada para resolvê-lo. Assim, você poderá se libertar do incômodo e se sentir melhor. Se os sintomas persistirem, procure auxílio médico.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br