Cristaloterapia

Turmalina Melancia: saiba tudo sobre esse cristal

Você já ouviu falar na turmalina melancia? Esse cristal, além de muito bonito, tem poderes curativos que podem ser utilizados no corpo físico ou mental. A pedra também consegue rejuvenescer a pele e criar um escudo energizado protetor, que afasta espíritos ruins e atrai energias boas para o ambiente em que é alocada.

Você já ouviu falar na turmalina melancia? Também conhecida como pedra do amor e da cura emocional, esse cristal, além de muito belo e diferenciado, tem alto efeito terapêutico, especialmente quando o assunto é espiritual e físico.

Um grande diferencial da turmalina melancia é seu mix de cores em degradê, que combina tons de verde, branco e rosa (às vezes um vermelho mais claro), parecendo bastante com uma fatia de melancia.

Além disso, essa é uma das pedras naturais de extrema preciosidade, que pode ser utilizada como um ativador do chakra do coração. Dessa forma, ela tem o poder de nos conectar com nosso eu interior e superior, eliminando medos e receios e possibilitando a entrada do amor verdadeiro em nosso corpo.

Mas pode ter certeza de que a turmalina melancia é muito mais poderosa do que você imagina, já que ela também atrai amizades e outros relacionamentos verdadeiros. Ficou curioso para saber mais? Então continue lendo para entender melhor a composição desse cristal, como ele pode e deve ser utilizado, quais são os cuidados essenciais e onde você consegue encontrá-lo. Confira!

O que é a pedra de turmalina melancia?

As turmalinas são cristais constituídos de minerais, como o silicato de boro e o alumínio. Essa composição é responsável por garantir as variações de cores tão bonitas que essa pedra tem. Inclusive, como o composto químico varia de pedra para pedra, podemos dizer que cada turmalina é única, pois carrega uma coloração exclusiva. Legal, né?

A variedade na cor também muda em uma única pedra, já que, de acordo com o ângulo e com a iluminação, é possível observar tonalidades diversificadas. O que se mantém é a semelhança com a melancia — característica responsável pelo nome do cristal.

Além do silicato de boro e do alumínio, outros elementos comuns na turmalina melancia são o ferro, o magnésio, o sódio, o cálcio e o lítio. Desse modo, a pedra é extremamente resistente e atinge entre 7 e 7.5 na escala de Mohs de dureza. A nível de comparação, os diamantes alcançam 10 na mesma escala.

A seguir, vamos falar mais sobre a utilização da turmalina melancia ao longo da história. E spoiler: essa pedra é utilizada para fins espirituais desde tempos muito antigos!

Turmalina melancia na história

Pingente de turmalina melancia
tc397 de Getty Images Signature / Canva

O uso da turmalina melancia tem início nos tempos antigos da Índia e a pedra ainda é muito popular nesse país. Naquela época, os homens apreciavam muito a utilização desse mineral em anéis e nas roupas. É importante dizer que o cristal aumenta significativamente a atratividade de quem o utiliza!

A turmalina também é considerada um afrodisíaco natural. Devido ao grande poder de atração da pedra, as mulheres eram proibidas de utilizá-la na Índia, já que os homens acreditavam que a influência do amuleto era tão forte que qualquer mulher se tornaria sedutora e irresistível, quase que como enfeitiçada por um magnetismo fantástico.

A turmalina foi descrita pela primeira vez em 1524, por Johannes Mathesius. Durante as grandes expedições da Companhia Holandesa pelas Índias Ocidentais, uma quantidade considerável do cristal foi levada à Europa e a curiosidade dos europeus, tanto pelas cores quanto por seus poderes energéticos, foi muito grande.

As turmalinas podem ser consideradas piezoeléctricos e piroelétricos. Dessa forma, quando aquecidas, elas se tornam carregadas eletricamente. Essas propriedades, que são pouco comuns e, portanto, chamam muito a atenção, se tornaram bastante famosas ao longo do século XVIII.

Qual é o significado espiritual da turmalina melancia?

A turmalina melancia é uma pedra que auxilia no controle emocional, além de ser uma grande energizadora do chakra do coração. Por isso, é comumente chamada de “pedra do coração” ou “pedra da cura emocional”.

Você pode aquecer o cristal com as mãos ou com os raios do Sol para conseguir sentir toda sua energia espiritual. No sentido literal, a turmalina funciona como uma bateria e, ao utilizá-la corretamente como um amuleto, ela se transforma em um escudo protetor contra energias ruins e negatividades do dia a dia.

Ao impedir a entrada da negatividade na alma de quem o usa, o cristal auxilia na atração de amizades verdadeiras, ajuda a despertar espiritualmente, amadurece o emocional e permite que a pessoa abra a mente para receber coisas boas. Para isso, a pedra também trabalha o amor próprio, para que o indivíduo pare de se autossabotar e alcance sonhos com maior facilidade.

Dessa maneira, a turmalina mantém um estado de serenidade quase permanente quando é utilizada, trazendo alegria para o ambiente onde fica exposta. É importante dizer que, com uma energia positiva no organismo, há uma harmonização total do corpo físico e emocional. Então, mesmo em momentos de dificuldades, a felicidade se sobressai.

Benefícios do uso da turmalina melancia

Com foco na mentalidade, o cristal é excelente e muito indicado para pessoas que têm ansiedade ou que são instáveis emocionalmente. Isso acontece porque a utilização correta da pedra auxilia no controle de emoções, principalmente da tristeza.

Como já falamos anteriormente, a turmalina melancia mantém um estado de felicidade por um longo tempo, ajudando a aliviar sintomas de depressão, de tristeza extrema, de culpa e de melancolia.

Já no corpo físico, essa pedra apresenta efeitos curativos no coração, na circulação sanguínea e na regulação dos batimentos cardíacos, sendo muito indicada para pessoas com algum tipo de problema ou doença nesse órgão. O motivo desse princípio é a quantidade de lítio presente na composição da turmalina, unida às propriedades que ativam os chakras do coração

O cristal também é recomendado para casos de exaustão física e para problemas reumáticos nos ossos e nas juntas. Ele também contribui para o rejuvenescimento da pele, mantendo-a viçosa por mais tempo, além de ajudar com a saúde bucal e dos dentes.

Portanto, você pode perceber que são vários os benefícios que a turmalina melancia oferece. Se você está curioso para entender qual é a melhor forma de utilizá-la, preste bastante atenção porque vamos explicar a seguir!

Como usar a pedra corretamente?

Cristal turmalina melancia.
Harry Kao 的影像 / Canva

Antes de mais nada, é necessário limpá-la e energizá-la corretamente. Para isso, faça a higienização da pedra com água corrente e sal marinho, esfregando-a levemente por cerca de 3 a 5 minutos.

Depois disso, você deve recarregar a energia da turmalina, deixando-a no Sol por no máximo 30 minutos. Lembre-se de que esse cristal é sensível à luz muito forte, então é importante que você não ultrapasse o tempo máximo nesse passo. Você também pode deixá-la por mais tempo (cerca de 4 horas) sob a luz da Lua, com o objetivo de equilibrar suas forças espirituais.

Quanto ao uso, é possível utilizá-la como um amuleto, por meio de joias e bijuterias, como brincos, colares e anéis. Isso vai te proteger e auxiliar na purificação da sua aura.

Para melhorar a energia do ambiente, espalhando paz e amor pelo local, compre uma turmalina maior e deixe-a bem localizada na região que você deseja purificar e energizar.

Por último, se você deseja curar alguma doença, aproxime cuidadosamente o cristal do local que precisa ser tratado. Faça isso de 30 a 60 minutos, mantendo muita concentração e fé nos seus objetivos.

Onde encontrar turmalina melancia?

Na natureza, a turmalina melancia pode ser encontrada com facilidade no Brasil, na Namíbia, nos Estados Unidos, no Sri Lanka, em Urais e em Madagascar. Em território brasileiro, as regiões de Araçuí, Governador Valadares, Coronel Murta e Teófilo Otoni são onde há maior incidência desse cristal.

Para adquirir uma turmalina melancia de qualidade, é possível recorrer a lojas de confiança. Na internet, lojas como a Cristais Aquarius e alguns vendedores no Mercado Livre comercializam a pedra em diferentes tamanhos e, inclusive, em bijuterias.

Você também pode gostar:

Presencialmente, você consegue encontrar o cristal à venda em feiras de artesanato que acontecem por todo o país. Lembre-se de conferir a originalidade da peça antes de comprá-la!

Gostou do artigo?
Agora você já aprendeu o que é a turmalina melancia, quais são suas propriedades espirituais e curativas, qual é o melhor modo de energizá-la e utilizá-la, além de também conhecer os melhores locais para realizar a compra da pedra.

Se você gostou do texto, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais com amigos e familiares que também possam se interessar pelo assunto!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br