Energia em Equilíbrio Espiritualidade Saúde Integral

Turmalina Paraíba: o que é, benefícios e propriedades dessa pedra

Já escutou aquele ditado: “quem vê cara, não vê coração”? Pois é: ela se aplica à Turmalina Paraíba que, geralmente, deslumbra as pessoas pelo seu design diferenciado. Mas você sabia que ela é muito mais do que uma carinha bonita e possui significado e benefícios intensos e poderosos? Entenda tudo sobre essa pedra raríssima agora mesmo!

Bela, preciosa e rara: se tivéssemos que resumir a Turmalina Paraíba em somente três palavras, essas seriam as usadas.

No universo das pedras, as principais características e diferenciais de cada gema normalmente se tornam os seus termos definidores. Esses lemas-chave podem se originar de sua história, de suas propriedades, de seu significado e por aí vai.

Mas independentemente de como eles surgem, uma coisa é certa: eles dizem muito sobre as pedras naturais. Porém, será que eles transmitem absolutamente tudo sobre elas?

Há quem duvide disso. Por exemplo, os termos que trouxemos para a Turmalina Paraíba têm tudo a ver com essa pedra, mas não englobam suas características mais espirituais e mágicas que também são muito importantes! Mais do que isso: não trazem detalhes importantes sobre elas.

Veja bem: elas são belas, mas de que forma se destacam e podem ser encontradas? Elas são preciosas e raras, mas o que torna elas tão bem vistas nesse meio? Qual é a sua história e seus usos variados? E seu significado e benefícios?

Essas são apenas algumas das muitas perguntas e informações que você pode encontrar sobre a Turmalina Paraíba a partir de agora! Vamos mergulhar nesse universo.

O que é a pedra de Turmalina Paraíba?

Quando o assunto são pedras preciosas, que além de belas também possuem elementos místicos, muitas pessoas imaginam que todas foram descobertas há centenas e milhares de anos. Mas a verdade é que o universo tem uma série de tesouros escondidos que ainda estão sendo desvendados.

Veja o caso da Turmalina Paraíba: ela foi vista pela primeira vez há pouquíssimo tempo, na década de 1980. Ou seja: é um achado extremamente recente, não é mesmo?

Como sua própria nomenclatura indica, ela foi encontrada na Paraíba, mais especificamente no sertão do município de Salgadinho. Ela chamou a atenção de dois garimpeiros da época por uma coisa que é extremamente fascinante até hoje: sua cor azul neon.

Paraiba Tourmaline
Ver mais designs feitos por Sebastian Leyser de Getty Images
Sebastian Leyser / Getty Images / Canva Pro

Apesar de poder ser encontrada em outras cores, como veremos mais para frente, essa é a mais famosa e a mais chamativa. E essa coloração e brilho elétrico e intenso se dá justamente por sua composição, que intriga pela sua complexidade!

Com elementos como lítio, boro, cromo e flúor, que são relativamente incomuns, ela ainda possui forte concentração de cobre, que contribui ainda mais para o seu aspecto diferenciado e a faz ser classificada como uma elbaíta, um tipo de mineral.

Além de tudo isso, a Turmalina Paraíba se destaca por sua raridade.

Ela não foi encontrada somente nos anos 1980 à toa: de difícil formação, justamente pela sua fórmula química exótica, ela é considerada uma raridade, o que contribui para seu valor altíssimo, sua classificação como pedra preciosa e os papéis que ela conquistou ao longo dos anos. Continue lendo para saber mais!

Turmalina Paraíba na história da humanidade

Apesar de ter sido descoberta no Brasil, a Turmalina Paraíba, inicialmente, não chamou muita atenção das pessoas. Na verdade, a Ásia foi o primeiro local a compreender a beleza e a raridade dessa pedra: o Japão foi um país importantíssimo para esse movimento, tendo sido um dos principais exportadores.

Ao longo dos anos, porém, ela foi conquistando cada vez mais admiradores. E não é para menos, mais do que uma simples gema, hoje, a Turmalina Paraíba é considerada uma verdadeira obra de arte. E isso se deve, principalmente, pelo cuidado em sua avaliação e tratamento.

Acontece que os joalheiros manuseiam essa pedra com reverência, trabalhando com ela em seu tamanho natural para garantir o máximo de simetria e evidenciando o seu brilho.

A seguir, surpreenda-se com os poderes dos cristais!

Além disso, analisam com atenção sua qualidade, baseando-se em quatro principais características: lapidação, quilate, pureza e, é claro, a cor, considerada a mais importante, já que representa o diferencial da pedra.

Por se tratar de uma descoberta mais recente e, mais do que isso, rara, a Turmalina Paraíba tem sua história na humanidade destacada por esse lado mais prático e objetivo da joalheira, que também é tratado com cautela para impedir a sua extinção ao longo dos anos.

Porém, outros tipos de Turmalina, já conhecidos há mais tempo e estabelecidos na história da humanidade, contribuem para o entendimento mais místico dessa pedra.

Por exemplo, os egípcios acreditaram que as turmalinas representavam a fonte dos arco-íris e que eram grandes fornecedoras de luz, enquanto os gregos já a utilizavam com intenções de purificação energética.

Esse conhecimento deu um ponto de partida para os estudos esotéricos da Turmalina Paraíba, que resultou em um significado espiritual bastante interessante. Vamos conferir?

Significado da Turmalina Paraíba

Até agora, falamos bastante sobre a Turmalina Paraíba de um ponto de vista mais objetivo e focado em suas características físicas. Porém, essa é uma pedra que vai muito além do que os olhos enxergam! Por esse motivo, possui importante papel no mundo esotérico.

Por exemplo, para muitas pessoas, esse é o cristal espiritual que transmite sentimentos bons, como tranquilidade e paz interior! Sendo assim, é relacionada à intuição, ao divino e a várias outras características positivas que vêm atreladas, muitas vezes, à sua coloração azul.

Tudo isso faz com que a Turmalina Paraíba ainda seja um forte recurso da cristaloterapia e seja relacionada, também, a alguns elementos específicos do universo espiritual.

No meio zodiacal, se relaciona com os signos de Vênus, ou seja, Libra e Touro, atuando de forma ainda mais intensa nestes nativos; já no meio profissional, ela auxilia o trabalho nas áreas de informática, atendimento ao público, matemática e por aí vai.

Além disso, no meio dos relacionamentos, ela protege casais em suas bodas de 16 anos; no meio da numerologia, relaciona-se ao 7; e, no meio das cartas do Tarot, inspira a mudança pela carta do Enforcado.

Carta "O Enforcado" do Tarot.
(Edição) ESF no Canva / Route66’s Images / Canva Pro / the huhu de Getty Images

E não para por aí: no espiritismo, a pedra é considerada um instrumento de cura e proteção espiritual, além de funcionar como um portal para a elevação individual e coletiva. Incrível, né?

Mas por que a Turmalina Paraíba se tornou significado de tantos elementos espirituais marcantes? Porque ela não brinca em serviço e traz muitos benefícios para as pessoas!

Benefícios do uso da Turmalina Paraíba

E quais são as vantagens que geraram essa fama tão poderosa, complexa e completa da Turmalina Paraíba? Separamos alguns destaques físicos e espirituais. O vídeo abaixo te ajudará a compreender melhor o poder dos cristais. Assista!

  1. Tonificante: a pedra é capaz de fortalecer o organismo das pessoas de diferentes formas, melhorando questões físicas e também mentais. Assim, estimula a saúde completa.
  2. Inteligência emocional: capaz de auxiliar na conexão pessoal e também no desenvolvimento da intuição, é uma promotora do autoconhecimento que gera excelente inteligência emocional.
  3. Proteção e cura: com uma simbologia fortemente relacionada à proteção e à criação de barreiras contra energias negativas, o cristal auxilia na cura e afasta aquilo que não é positivo ou construtivo para a jornada das pessoas.
  4. Equilíbrio energético: outro benefício originado pelo bloqueio da negatividade é o equilíbrio energético que a Turmalina Paraíba proporciona às pessoas, evitando que elas sejam desestruturadas pela ação de outras pessoas.
  5. Alívio do estresse: com a eliminação de preocupações causadas por vibrações pouco interessantes para o crescimento espiritual, a pedra contribui para o alívio do estresse, ajudando as pessoas a viverem de forma mais pacífica e tranquila.
  6. Melhoria do sono: dê adeus para noites mal dormidas com a presença desse cristal! Por gerar mais calmaria ao corpo, à mente e à alma, ela melhora o sono das pessoas.
  7. Estímulo da criatividade: com tudo em sintonia, a Turmalina Paraíba faz com que as pessoas alcancem seu total potencial, o que as eleva espiritualmente e, mais do que isso, estimula a criatividade e até mesmo o lado artístico delas.

Como usar?

Depois dessa lista mais do que completa e impressionante, temos certeza de que você já está se perguntando como obter todas essas vantagens. E, felizmente, é possível fazer isso de três formas simples!

Para purificar ambientes, por exemplo, você pode posicionar a Turmalina Paraíba em um local estratégico e fixo, de preferência em um cômodo que você passe muito tempo, como o seu quarto, ou em um que seja central ao lar e possa espalhar as energias para todo o resto.

Você também pode querer obter as vantagens da pedra de maneira mais espiritual e pessoal. Para isso, pode deixá-la próxima a você enquanto você medita, por exemplo, ou realiza seus rituais próprios referentes à mediunidade, à intuição, à inteligência emocional, entre outros.

Mulher com cristal na mão e outra sobre o peito.
microgen / Getty Images / Canva Pro

Por fim, você também pode obter os benefícios mais diários e relacionados à proteção, à cura e ao fortalecimento ao usar jóias que contenham a Turmalina Paraíba. Anéis, colares, pulseiras, brincos: essas são só algumas opções que você pode encontrar por aí.

Mas para realmente ter um uso poderoso, é importante garantir que sua pedra não seja uma falsificação e, mais do que isso, que ela seja manuseada e cuidada com a devida atenção. E é isso que veremos nos próximos tópicos!

Onde encontrar Turmalina Paraíba

A Turmalina Paraíba é raríssima: é encontrada em apenas cinco minas no mundo inteiro. A boa notícia é que três delas estão no Brasil; a má é que a maioria delas já foi explorada ao máximo e, hoje, está esgotada de recursos. Por isso, as minas de Moçambique e Nigéria são responsáveis por praticamente toda a extração atual.

Para encontrar um cristal genuíno, é preciso prestar atenção, comprar somente em lojas de confiança e estar disposto a desembolsar uma boa quantia de dinheiro. Veja algumas indicações:

Joias VIP

Presente no mercado de joias desde 2007, trabalha com peças nacionais e importadas. Seu objetivo é trazer glamour mas, também, a parte mais espiritual que pode ser encontrada em algumas peças. Além da compra online, é possível visitar a loja física em Curitiba.

ENE2ESE

É uma loja interessante pois, em todas as peças disponíveis, traz informações importantes, como: formato, peso, medida, pureza e origem. Assim, fica mais fácil escolher a opção que mais combina com suas necessidades. A loja opera de forma totalmente digital.

Casa São Paulo Joias

Fundada em 2004, a Casa São Paulo Joias se destaca pela excelência, qualidade e requinte de sua atuação. Ela trabalha com todo tipo de material, inclusive pedras preciosas como a Turmalina Paraíba. Além do site para compras, também possui um atendimento ao cliente presencial, em São Paulo.

Como cuidar da Turmalina Paraíba?

Lembra que, alguns parágrafos acima, falamos que despertar as energias da Turmalina Paraíba e aproveitar os seus benefícios é uma ação que depende, também, dos cuidados que se tem com a pedra? Pois é, chegou a hora de conhecer alguns.

Felizmente, esse é um cristal extremamente forte e vibrante. Por isso, não necessita de limpezas e energizações frequentes e complexas.

Sendo assim, tudo o que você deve fazer é, periodicamente, colocá-la em água corrente com sal (marinho ou grosso) para limpar suas energias, e depois deixá-la secar ao Sol por 1 hora e, à luz da Lua, por 3 horas.

Outras cores da Turmalina

Além da Turmalina Paraíba, conhecida pela sua coloração intensa azul-esverdeada, essa pedra pode ser encontrada em outras cores e categorias. Veja algumas:

Pedras de turmalina marrom, preta, vermelha e rosa.
(Edição) ESF no Canva Pro / (1, 2 e 4) Getty Images / (1) Bogahan / (2) SageElyse / (3) HarryKao de Harry Kao 的影像 / (4) Reimphoto

Turmalina marrom

Contém uma grande concentração de magnésio e foi descoberta no rio Drava, entre a Áustria e a Eslovênia.

Conhecida pelo seu efeito calmante, essa pedra é uma grande aliada de pessoas que estão lutando contra algum tipo de vício e buscam crescer espiritualmente. Também está relacionada ao chakra básico, estimulando o equilíbrio da saúde dos órgãos.

Turmalina negra

É o tipo mais comum de Turmalina, tendo uso frequente no esoterismo. Absorve a negatividade, ajudando na sensação de bem-estar e protegendo os ambientes contra más energias.

Além disso, ajuda a eliminar sentimentos ruins nas pessoas, tendo uma ação mais intensa na mente do que no corpo.

Turmalina vermelha

Traz energia para as pessoas, ajudando a combater o desânimo e a depressão e estimulando a vontade de viver e a coragem para ir atrás dos sonhos e desejos.

Também está relacionada ao chakra sexual, ajudando as pessoas não só de forma mais sensual e explícita, mas também de maneira pessoal, intensa e profunda que ajuda a tornar seus relacionamentos mais saudáveis.

Turmalina rosa

Relacionada à autoestima e à autoconfiança, auxilia quem busca melhorar sua comunicação, suas relações interpessoais e sua empatia. É mais ligada à amizade e às relações familiares.

O amor-próprio também é outra questão forte dessa pedra, que busca curar questões internas e tornar as pessoas mais abertas a novas experiências.

Essas são apenas os principais tipos encontrados atualmente. Mas existem outras cores e, é claro, nada impede que novas categorias sejam descobertas.

Muita coisa, né? A Turmalina Paraíba, apesar de ter sido encontrada pela primeira vez há poucos anos, surpreende pela densidade de características que possui.

Você também pode gostar:

E, agora, você já tem as principais informações em suas mãos e em sua mente, desde o seu significado, origem e história até seus benefícios, seus usos, seus cuidados e onde encontrá-la, além de suas variações.

Esperamos que tudo isso ajude você em sua jornada espiritual. Deixe essa página salva em seus favoritos para relembrar detalhes sempre que desejar e não se esqueça de compartilhar com quem irá te acompanhar nessa caminhada. Até a próxima!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br