Nutrição

Uma pausa para amamentar

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Luiza Camargo
Escrito por Luiza Camargo
Como a prática de mindfulness me ajudou na amamentação. Em meio a tantas tarefas com a chegada do novo membro na família, muitas vezes podemos nos ver perdidas.

Foi assim com a chegada da Alice. O dia passava tão rápido, que no final percebia que só estava fazendo coisas para ela: fraldas para limpar, roupinhas para trocar, arrumar o quartinho, colocar para dormir, dar um banho, brincar, cantar, passear e tomar sol, ninar e por aí vai.

Amamentar é um ótimo momento para estar no presente. É um intervalo para parar e estar ali com o seu filho ou filha.

Perceber o corpo, se existe alguma dor, notar se os ombros estão tensos, como está a postura e ir respirando e relaxando.

Aproveito a quietude do momento para notar minha respiração, descansar das tarefas, perceber ela mamando, notar seu rostinho e curtir o momento.

No início não era assim, precisei aprender a amamentar e encontrar o jeito que não me machucava, arrumar a cadeira para ficar na melhor postura, onde e como colocar os pés. É importante cuidar deste momento e, se necessário, pedir ajuda às pessoas próximas como as amigas, mães, tias e também os profissionais.

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Depois que estava mais familiarizada pude cuidar para ser um momento em que me conectava comigo e com a Alice.

Praticar mindfulness me ajudou a estar no momento presente durante a amamentação. A prática da atenção plena é para perceber e reconhecer como você está, quais sensações corporais estão ali agora, como está se sentindo e quais pensamentos que se apresentam.

amamentação Deixar o celular de lado é vital. Se não rapidamente nos dispersamos e já estamos fazendo outra coisa.

Pode começar cuidando da postura, escolhendo a posição mais confortável, bebendo água e cuidando do ambiente que irá amamentar. Note sua respiração, percebendo o ar ao inspirar e expirar. Sinta se existe tensão no corpo e se é possível ajustar a postura para ficar o mais adequado. Observe seu filho e tudo o que este contato lhe traz. Se tiver desconforto, perceba se é algo que pode ajustar.

Boas mamadas a vocês!


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Sobre o autor

Luiza Camargo

Luiza Camargo

Sou nutricionista e instrutora de mindfulness e mindful eating. Acredito na união da Nutrição, Mindful Eating, Mindfulness e Meditação. O alimento é um veículo para nutrir o corpo e a mente e, também, um reflexo de como lidamos com nossas vidas. Na minha trajetória sou pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento e com especialização em Nutrição Desportiva. Realizei o treinamento em Mindful Eating-Conscious Living pela UCSD e Estratégias de Mindfulness pela MTI.

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