Nutrição

Mãe da Terra, Terra Mãe

Jacqueline Rodrigues



Em  homenagem às mães, àquela que nos dá a vida na terra e àquela que nos dá a terra, para dela tirar o nosso sustento, gostaria de oferecer esses parágrafos cheios de sensibilidade e reflexão. É um texto retirado da coleção ‘Valore Alimentare’ – Gravidanza e Alimentazione di Matteo Giannattasio, traduzido por mim.

Nele o autor faz um convite à reflexão sobre a importância dessas MÃES e sobre o peso dos tempos atuais sobre elas, que há de mudar pelo esforço nobre e contínuo de profissionais conscientes e empenhados à vitória do amor.

TERRA, MÃE.

A natureza chama a TERRA e cada MÃE a trabalhar em conjunto para popular e manter em vida este planeta. Uma concede alimento a todos os seres vivos – incluindo humanos – a outra garante a evolução da espécie, concebendo e nutrindo a prole com o seu sangue durante a gravidez e com seu leite nos primeiros meses de vida.

À sociedade deveria bastar esta simples consideração para nutrir por ambas, TERRA e MÃE, um profundo sentimento de devoção e respeito. Em vez disso, a industrialização, o consumismo e uma boa dose de incivilidade, estão fazendo TERRA e MÃE cada vez mais sofridas. Uma é poluída por uma agricultura exploradora, que seria mais apropriado chamá-la “agritortura”. A outra está sempre em risco de ingerir veneno, ao consumir o alimento de escarça qualidade que a tal “agritortura” produz e é emotivamente desorientada pela ‘cultura científica’ que apresenta a ela o nascimento (parto) não como um evento natural – que é – mas como um distúrbio que requer assistência médica contínua.

Por isso, TERRA e MÃE estão sempre mais exaustas na tentativa de cumprir bem seus papéis. A primeira está perdendo a sua fertilidade natural e por isso, para produzir, necessita cada vez mais de tratamentos fertilizantes artificiais. A segunda, vítima de um mercado que criou uma espécie de ‘industrialização do nascimento’, se sente sempre mais inadequada em desempenhar o papel que deveria ser-lhe grandioso e agradável. A ânsia e a incerteza que atingem a Mãe podem desequilibrar a relação pré-natal entre mãe e filho, que é fonte de precioso alimento espiritual do qual o bebê necessita: o amor materno.

Cute child girl helps her mother to care for plants. Happy famil

Devolver à TERRA a sua fertilidade natural, a cultivando com respeito e colocar a MÃE na condição ideal para nutrir de verdade a alma e corpo do filho que vive no seu ventre são as condições imprescindíveis para garantir à humanidade um futuro de bem-estar e de não violência. Ao lado das MÃES e da MÃE NATUREZA, estão os agricultores orgânicos e biodinâmicos, que cultivam os campos com respeito, e alguns médicos que se desdobram para que seja garantido à MÃE o seu respeitável papel na gestão do nascimento de seu filho.

Precisamos de cada vez mais médicos e agricultores motivados por nobres princípios, mas não devemos nos desesperar: as causas justas são destinadas a vencer, mais cedo ou mais tarde!

E seria um grande problema se assim não fosse.

Sobre o autor

Jacqueline Rodrigues

Jacqueline Rodrigues

Nutricionista Clínica e Materno-Infantil - CRN3 13794

Formação Profissional

Graduação em Nutrição pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM - SP;
Pós graduação em Nutrição Materno Infantil pelo IMeM - SP;
Pós graduação em cultura e psicologia da alimentação pela Universidade de Milão - IULM;
Especialista em Alimentação Mediterrânea e Nutrigenômica pela INDIM - Istituto Nazionale per la Dieta Mediterranea e la Nutrigenomica - Roma;
Formada em COACH pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching - SP;
Formada em Yoga e membro da Aliança do Yoga do Brasil;
Autora do primeiro guia on-line de "Nutrição para Gestantes", um guia sobre alimentação e nutrição para a gestação, lactação e pré concepção.

Áreas de Atuação

Educação e reeducação alimentar - adultos e crianças;
Nutrição e alimentação para a fertilidade;
Cuidados nutricionais na gestação - alimentação e suplementação para prevenção e alivio de eventuais sintomas e aumentar o potencial de saúde da mãe e do bebê;
Cuidados nutricionais no pós-parto e aleitamento materno;
Emagrecimento pós-parto;
Introdução alimentar;
Alimentação infantil - bebês, crianças e adolescentes;
Reequilíbrio nutricional e emagrecimento;
Prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao estilo de vida e alimentação, que impactam na saúde.

Contatos:

Telefone: (11) 969182222 | Consultas: (11) 30523558
Clínica Vila Nova, São Paulo
Site: nutricaoparagestantes.com |
Youtube: Nutrição para Gestante | LeveMente
Facebook: Nutrição Para Gestantes |
Instagram: @nutricaoparagestante
Email: [email protected]