Alimentação de animais Pet - Animais de estimação

Cachorro pode comer banana?

Imagem de um lindo cãozinho com manchas pretas em volta dos olhos e de pelagem branca.
Amaya Eguizábal / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Todo dono de cachorro já se deparou com a seguinte situação: você está na cozinha comendo uma banana e, de repente, surge seu pet abanando o rabinho na expectativa de receber um pedaço. Saborosa e nutritiva, a banana é uma fruta muito popular não apenas entre humanos e macacos, mas também entre os cães! Será, no entanto, que eles podem comê-la sem problemas? Ela é adequada para a dieta dos caninos?

A resposta é sim! Seu cão pode comer banana! Assim como determinadas frutas, ela pode ser acrescentada ao cardápio do seu cachorro, mas em quantidades moderadas. Por possuir fibras e antioxidantes, ela traz diversos benefícios ao organismo do bichinho. Por outro lado, a banana é um fruto rico em carboidratos, os quais ao serem metabolizados transformam-se em açúcar, o que provoca obesidade e outras doenças!

Como servi-la?

Antes de servi-la, verifique se o seu cão tem alguma intolerância ao fruto. Não é raro encontrar animais com alergia à banana e o mais adequado, nessa situação, é consultar um veterinário. Você pode, entretanto, fazer um teste e cortar um pequeno pedaço e oferecê-lo ao seu animal. Se ele recusar, não insista! Nas horas seguintes à ingestão, verifique se ele teve alguma reação adversa, como fezes com textura pastosa ou urticárias. Por ser uma pequena porção, os sintomas desaparecerão rapidamente. Caso persistam, procure imediatamente um veterinário.

Imagem de uma banana descascada e já cortada em pedaços.
4924546 / Pixabay

Recomenda-se fatiar a banana em pequenos pedaços a fim de facilitar a mastigação e a digestão do seu cão. A banana deverá ser servida sempre sem a casca, pois além de dificultar a ingestão e a deglutição devido à sua rigidez, ela pode fazer seu cachorro engasgar, sem contar que esse componente da fruta possui ainda teores de potássio acima do recomendado para uma dieta canina, o que pode provocar diarreia no bichinho.

As porções poderão ser adaptadas conforme o tamanho do animal. Para cães de porte pequeno, sirva duas fatias finas, com cerca de um centímetro cada. Cachorros de porte médio e grande podem ingerir metade da banana.

Lembre-se de que a fruta não deve ser a base da alimentação do seu cachorro, pois assim como nós, os cães são onívoros. Isso significa que eles necessitam de uma dieta balanceada e que contemple diversos grupos alimentícios.

Benefícios da banana

A banana é uma excelente fonte de potássio e esse elemento exerce um papel fundamental no funcionamento dos músculos desses animais. Quem nunca ouviu dizer que banana é bom para evitar cãibras? Parece que isso se aplica também aos cães!

Imagem de várias bananas bem amarelinhas,
Pete Linforth / Pixabay

Além disso, graças à sua grande quantidade de fibras, ela auxilia no bom funcionamento do trato gastrointestinal. A banana contém também probióticos naturais, responsáveis por regularem a flora intestinal. Caso seu cachorro esteja com algum transtorno nessa região, como diarreia, seu veterinário poderá sugerir complementar a dieta dele com essa fruta.

Outro elemento presente na banana e muito benéfico para a saúde do bichinho é o magnésio. Responsável pela absorção das vitaminas no organismo, ele também atua na produção de proteínas, promovendo o crescimento e o fortalecimento ósseo do animal.

Contraindicações

Apesar de tantos benefícios nutricionais, a banana pode causar alguns problemas caso seja consumida em excesso. Portanto, evite servi-la em grandes quantidades ao seu pet.

Você também pode gostar

É imprescindível verificar se o animal sofre de alguma intolerância alimentar ou de alguma condição específica. Cães que sofrem de insuficiência renal, diabetes e problemas no coração devem evitar essa fruta.

Evite oferecê-la ao seu bichinho caso ele sofra de constipação e se o sistema digestivo dele funciona adequadamente, o excesso de banana pode causar prisão de ventre. A fruta deve ser retirada também da dieta de cães hiperativos, uma vez que a banana contém muitos açúcares em sua composição.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]