Saúde Integral

14 atitudes para aliviar o estresse

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

N a maior parte do tempo, nos deparamos com situações que nos deixam estressados, seja no trânsito enfrentado antes de ir para o trabalho, ou coisas simples, como perder algo – mesmo que não seja muito significativo. O que realmente nos faz amenizar o estresse é o modo como encaramos determinadas ações e as atitudes diferentes que tomamos em relação a elas.

Ser positivo em momentos de dificuldades é uma boa forma de diminuir o estresse. Manter a calma também ajuda, porém, nem sempre é possível manter a cabeça no lugar, por isso existem algumas atitudes que podem ser realizadas no momento do ocorrido ou até mesmo exercitadas diariamente, para diminuir nosso estresse.

1- Mantenha a calma

Em situações de estresse, é sempre importante manter a calma. Respire, pense, principalmente quando se perde algo e surge aquele desespero para encontrar. De repente, quando estamos fazendo outra coisa completamente diferente, encontramos o que estava perdido sem querer. Por isso, sempre mantenha a calma.

2- Seja positivo

Negativizar as coisas não ajuda, ser positivo em relação a momentos difíceis é sempre uma boa forma de enfrentá-los. Pense que vai dar tudo certo, o que não significa deixar os problemas de lado, mas sim enfrentá-los e resolvê-los de forma mais enérgica.

3- Aproveite o trânsito

Use o momento do trânsito ao seu favor, ouvindo aquela música que faz tempo que está com vontade de ouvir, ou aproveite para estudar um idioma diferente com áudios e aulas gravadas.

4- Economize tempo

Não desperdice seu tempo com aquilo que não está com vontade de fazer, ou algo que lhe faça mal. Seja direto e objetivo.

5- Medite

Reserve momentos no dia para respirar e meditar, seja ao acordar, depois do almoço, ou antes de dormir, ache um lugar tranquilo que você possa relaxar.

6- Durma bem

Noites mal dormidas são as principais fontes de estresse, uma vez que não há momento melhor para relaxar do que durante o sono. Para dormir bem, evite luzes e barulhos de noite, sempre durma em lugares confortáveis com um travesseiro adequado. É sempre interessante dormir depois de tomar um bom banho.

7- Descanse

Fim de semana é feito para descansar! Use esse tempo para colocar leituras em dia, séries, filmes, passeios, etc. Fazer isso é uma boa forma de desligar um pouco a mente dos problemas cotidianos, portanto, não fique trabalhando no fim de semana.

8- Tenha tempo para si mesmo

Reserve um tempo para si mesmo. É sempre bom ter pessoas em volta, mas também é importante ter um tempinho para fazer coisas que você gosta, sem depender dos outros.

9- Respire corretamente

Parece besteira, mas um dos motivos que nos leva ao estresse é a falta de oxigenação no cérebro, devido a respiração incorreta. Respire sempre usando tanto o abdômen quanto o peito. Puxe o ar pelo abdômen e depois, solte pelo peito. Parece difícil, porém, com o tempo, vai ficando mais natural.

10- Não deixe para última hora

A famosa mania terrena de sempre deixar para a última hora…não faça isso! Facilite sua vida realizando um pouco de cada atividade por dia. Assim, você poupa o trabalho de fazer tudo de uma vez de forma corrida e, muitas vezes, mal feita.

11- Tenha uma boa alimentação

Se alimentar é essencial, e ter uma boa alimentação então, nem se fala. Alimentos frescos e saudáveis ajudam a ter melhor desempenho e tranquilidade, além de trazer saúde, que é realmente importante.

12- Pratique atividades físicas

Atividade física ajuda a ter um momento de extravasamento emocional e relaxamento. Pode ser uma caminhada, ir a pé para o trabalho, academia, ou mercado. Dessa maneira, você promove a saúde de forma despreocupada e aproveitando o tempo.

13- Seja organizado

Organize-se! Seja organizado, assim você não perde coisas e economiza tempo.

14- Faça planejamentos

Planejar o que vai fazer no dia e na semana também economiza tempo, e ajuda a não ficarmos perdidos, pensando em todas as tarefas que precisamos fazer.


Texto escrito por Giulia Maquiaveli da Silva da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]