Autoconhecimento Coaching

Vulnerabilidade

Pat Cuocolo
Escrito por Pat Cuocolo
Precisamos aceitar a nossa vulnerabilidade para encontrar a nossa humanidade

O maior empreendimento da Vida? 

Você. 

O maior investimento? 

Sua energia. 

O principal sabotador? 

Sua mente. 

A maior realização? 

Materializar seus sonhos. 

O maior realizador de sonhos? 

Seu corpo. 

Empreender a si mesmo significa conhecer seus pensamentos – quem te habita. Para concretizar algo com coerência é necessário ter pensamentos coerentes. Pensamentos desorganizados trazem realizações desorganizadas. Faça uma pausa, caro leitor. Respire. Sinta. Observe. Pergunte-se: o meu canal de percepção está cristalino? Imagine que você está diante de uma janela. Agora respire bem próximo a ela. Você vai embaçá-la com a sua respiração e não verá mais nada do outro lado. Para enxergar, precisamos passar a nossa mão para desembaçar. Se sua percepção estiver eclipsada por suas interpretações, você estará como essa janela. Com a visão turva e consequentemente com a percepção fragmentada. Um bom exercício a fazer é separar os fatos reais das suas interpretações. Me acompanha aqui:

Quantas vezes você foi abusado, abandonado, traído, não aceito, agredido moral, verbal ou até mesmo fisicamente? Outro dia vi uma palestra do Márcio Libar – ator especializado na arte do palhaço – que muito me encantou. Em certo momento ele contava dessas dores da vida que todos nós estamos sujeitos e disse a seguinte frase:

“Estamos aqui tentando nos colar com esmalte de ouro”.

Uau! Me impactou! É isso! Precisamos aceitar a nossa vulnerabilidade para encontrar a nossa humanidade. Carl Gustav Jung tem uma célebre frase:

“O que não enfrentamos em nós mesmos encontraremos como destino”.

Faz sentido para você? Para mim, total!

Pense comigo, o que as rejeições da vida fizeram com você? Provavelmente ativaram uma série de camadas de defesa. Até aí tudo bem, pois elas fizeram isso para te proteger. Mas teve o outro lado dessa história. Se em algum momento não percebemos essa dinâmica e continuamos reproduzindo rejeições em nós mesmos e rejeitando, nos afastamos da verdade em nós. Não poderemos perceber essa verdade. Rompemos o nosso contrato com a Vida, com o Projeto da nossa Alma. E qual é esse Projeto?

Relembrar quem você é!

vulnerabilidade

Esses dias um amigo foi a uma aldeia Guarani em São Paulo e relatou com suas palavras a resposta do cacique quando alguém lhe perguntou sobre como eles tratam a questão com as drogas.

“No costume Guarani nós já nos consideramos alguém quando ainda estamos na barriga da nossa mãe e não precisamos estudar ou arrumar um emprego para ser alguém na vida. Aqueles que se esquecem dessa tradição e que se deixam pressionar por essa necessidade, acabam se deprimindo e mergulhando nas drogas, incluindo bebida e comida industrializada”. 

Achei incrível essa resposta. O autoesquecimento. Esquecer a origem leva a perda de si. Sabedoria Nativa.

Lição relembrada.

Sobre o autor

Pat Cuocolo

Pat Cuocolo

Sou Pat Cuocolo, especialista em facilitar processos de aprofundamento da consciência. Tenho por missão conectar uma tribo de mulheres e homens que tem no autoconhecimento sua base para modelar um estado mais desperto de existir. Gosto de trabalhar com pessoas que buscam empreender a si mesmas, que topam o desafio de ir além dos papéis atuados no dia a dia para encontrar seu eu mais autêntico. Repensar valores e poder viver as minhas diversidades com inteireza é parte integrante da minha busca e atuação.
Idealizadora do Mulheres Despertas, um movimento que inspira mulheres a se reconhecerem, a se tornarem a sua melhor versão, conscientes do seu poder de transformar a si mesmas e o seu entorno.

#sejaasuamelhorversao | #sejaoquevocequiserser

Graduada em psicologia pela PUC/SP em 1995, tenho formação em Antroposofia, Psicologia Junguiana, Psicologia Transpessoal. No meu trabalho associo técnicas modernas de investigação pessoal a toda minha vivência e pesquisa sobre Sabedoria Ancestral.

Atualmente atuo nas seguintes iniciativas:

- Psicoterapia dirigida a homens e mulheres
- Programa Mulheres Despertas
- Facilitação de cursos, workshops e palestras
- Viagens vivenciais (no Brasil e Exterior)

Contatos:

E-mail: [email protected]
Site: www.patriciacuocolo.com.br
Youtube: Canal Pat Cuocolo
Facebook: Mulheres Despertas
Instagram: @mulheresdespertas
Celular: (11) 994497910 (whatsapp)