Autoconhecimento Energia em Equilíbrio Yoga

Ressaca de Natal

Alessandra Sofia
Escrito por Alessandra Sofia
Nessa época de festas, misturar papéis também pode dar ressaca…

No meu último texto, “Quem é você”, falei um pouco sobre autoconhecimento e sobre os papéis que a vida nos coloca. Com a chegada do Natal, gostaria de falar aqui um pouco sobre família e espiritualidade.

Quando iniciei a minha jornada no yoga, cheguei a escutar algumas vezes que estava me tornando egoísta.

O Yoga me trouxe liberdade nas minhas decisões.

Antes, eu estava sempre querendo agradar, querendo que os outros gostassem de mim, as escolhas que eu fazia na vida eram de acordo com o que os outros me sugeriam.

Então, fui aprendendo que se alguém me ama, teria que aceitar que nem sempre estaria disponível ou agiria de acordo com o esperado. No começo, as pessoas se assustaram e ficaram chateadas. Às vezes, me sentia chantageada… Então, fui me excluindo, voltando para dentro.

Pessoalmente, esse primeiro processo foi muito bom, eu precisava me conhecer e estabelecer os meus ideais. Só assim poderia me expor para fora e conviver com o próximo em harmonia.

Foi então que, nesse meu processo de estudo, escutei um professor dizer: “Se você quer saber como anda sua espiritualidade, veja como está o seu relacionamento com a sua família”, Jonas Masetti.

Entendi, eu estava usando o yoga como uma fuga.

Se a gente parar para observar, é até interessante, família é aquela mistura de gente que veio do mesmo lugar, com pessoas totalmente diferentes, mas que no fundo são iguais.

Agora, estou aqui, é Natal e estou aprendendo a me readequar à minha família.

Com esse mesmo professor, eu aprendi que todos nós queremos a felicidade, e que se alguém te fere, é porque está ferido ou porque acha que está ajudando.

Se a sua família se desestruturou em algum momento por causa de dinheiro, de herança, separação, doença ou o que quer que seja, faça o que eu vou fazer…

Retome seu papel, e apenas ele!

Ali você não é psicóloga ou advogada ou qualquer outro papel projetado que não cabe ao momento.

Se posicione como filha e ame seus pais…

Se posicione como irmã(o) e abrace seus irmãos…

Se posicione como esposa(o) e beije seu amado…

Se posicione como mãe (pai) e curta seus filhos!

Simplifique e seja Feliz!

Feliz Natal!

Hari Om.

Sobre o autor

Alessandra Sofia

Alessandra Sofia

Meu primeiro contato com o Yoga foi aos 20 anos, quando iniciei aulas no estilo Swasthya Yôga. Queria aprender umas posturas diferente e de quebra ficar mais calma, pois estudava Administração e trabalhava muito, estava sempre correndo. Fiz um tempo e parei, por questão financeira.

Aos 23 anos, logo após ter minha primeira filha, fui morar em Jundiaí, queria emagrecer o peso da gravidez e comecei a fazer personal trainer, mas não estava satisfeita.

Foi quando comecei a sentir que minha vida não caminhava para um lugar que fizesse sentido para mim. Resolvi voltar para o Yoga. Consegui uma professora que fosse em casa e me ensinasse enquanto minha pequena dormia. Ela ensinava Hatha Yoga,e me fez conhecer o outro lado do yoga.

Essa parte, abaixo da superfície, que pode mudar a sua vida e a forma como você lida com ela. Entendi que todos aqueles asanas(posturas) tem apenas um objetivo, preparar o seu corpo e a mente para a meditação. E então a meditação te propõe um sentimento de unidade, conecta você à sua espiritualidade. Pra mim, essa consciência me trouxe o sentido da vida, a felicidade.

Então, em 2015, iniciei minha Formação de Professora de Hatha Yoga pelo IEPY (Prof.Marcos Rojo) que possui dupla titulação com a Escola de Kaivalyadhama, na India, centro de excelência em pesquisa e estudos sobre yoga. Em paralelo realizei uma formação de Aerial Yoga, que trabalha anti gravidade através da suspensão do corpo.

Buscando mais auxilio nas práticas tratativas complementares ( holísticas) fiz cursos de Reiki, Meditação, Vedanta, Neurofisiologia da Meditação, Quiropraxia e me formei como Massoterapeuta em 2017.

Em 2017, fiz também um curso especifico de Yoga Asthanga Vinyasa, uma prática de yoga considera forte.

Desde o inicio de 2016 leciono Yoga regularmente, e iniciei recentemente em um projeto de Yoga no Leite, no Hospital Emílio Ribas (Centro de Infectologia).

Hoje, mas do que nunca acredito nos efeitos da prática realizada com regularidade. Não importa o que te faz estender o tapetinho, se é uma dor nas costas, o estresse, uma busca de auto conhecimento ou até por fins estéticos, a própria prática em si, aos poucos te mostra o seu potencial. E ela te surpreende…

“Pratique e tudo virá!” ( Pattabhi Jois)

E continuando este caminho das Terapias Integrativas estou iniciando a formação em Acupuntura também. Acredito que tanto a Medicina Oriental como a filosofia yogi cada dia mais está se aproximando e agregando a medicina atual. Para mim, este é o futuro para o trabalho de uma longevidade saudável!

Hari Om

Aulas particulares e em grupo
Contato: (11) 98399-4491 (WhatsApp)
Instagram: @alesofia_yogaterapia