Cristianismo Espiritualidade

Yoga não é religião

Tatiana Crotti
Escrito por Tatiana Crotti
Queria falar de Yoga.

Yoga não é circo. Yoga não é ginástica funcional. Yoga não é muito parado. Yoga não é religião.

Dito isso, o que é yoga para mim?

Numa época em que cuidar do corpo era sinônimo de vaidade, essa técnica surgiu na minha vida. Eu malhava diariamente, me lembro da tortura que era para mim correr na esteira e das técnicas que eu desenvolvia para o tempo passar mais rápido (risos).

E foi quando entrei na minha primeira aula de Yoga que algo despertou em mim o que nunca tinha despertado antes: meu corpo fica feliz quando fica saudável e minha mente funciona melhor quando tem um ritmo diminuído de pensamentos.

Gradualmente troquei a academia pela prática, e mal sabia que estava trocando de vida também.

E hoje, numa vida completamente diferente do que tinha há dez anos atrás, eu compreendi o verdadeiro significado do yoga. No início eu gostava de tirar fotos dos asanas (posturas) para publicar no Orkut. Eu cantava mantras, mas não tinha a mínima ideia do que eu estava falando ali, só achava “cool” aquele clima meio “bicho grilo”.

Foram necessário dez anos de prática, abrindo espaços internos, me libertando das minhas vaidades, das minhas expectativas, sentindo a saúde pulsar verdadeira em mim, valorizando o bem-estar de dormir direito, de comer direito e de estar presente em quem eu sou, para que hoje eu entenda um pouquinho do que é essa ciência.

shutterstock_294555476

Sim. Yoga não é religião e nem está perto de ser. Ele apenas nos liberta da prisão da nossa carne, nos proporciona uma visão mais clara de quem nós verdadeiramente somos em essência, e com isso inevitavelmente um despertar espiritual acontece.

E é essa a minha missão ao ensinar yoga!

Sim, eu ensino asanas, ensino a respiração, levo todo o conhecimento que adquiri ao longo dessa década, mas acho que o que mais tento passar sempre é essa experiência maravilhosa do despertar da verdade, que é capaz de transformar vidas!!!

Bora experimentar! Você não se arrependerá.

O caminho da saúde e do autoconhecimento é um caminho direto para Deus.

Namaste.

O Cristo que habita em mim, saúda o Cristo que habita em você. Somos todos um, em Espírito e Verdade.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Tatiana Crotti

Tatiana Crotti

Tatiana foi bailarina clássica pela Escola de Ballet Halina Biernacka até 1995. Formou-se psicóloga pela Universidade Mackenzie, em São Paulo, em 1999. Seu primeiro contato com o yoga aconteceu em 2004 e tem a atividade como prática diária desde então. Em 2009 deu suas primeiras aulas particulares em Milão/Itália, onde residia na época. Em 2010 fez sua primeira formação em Hatha Yoga e em 2012 formou-se instrutora de Yogadance. Em 2014 especializou-se em Yoga para Gestantes e tornou-se doula.

Atualmente ministra aulas regulares no Shivalaya Núcleo de Yoga e no Anacã Studio de Dança, ambos em São Paulo, e no Studio Terra Yoga, em Barueri.

Também atende a domicílio com aulas particulares de Yoga.

Contato: Yoga Fora do Tapetinho

Instagram: @yogablessing
E-mail: [email protected]