Energia em Equilíbrio Yoga

Yoga para casais: como apimentar e estreitar os laços

fitness, sport, friendship and lifestyle concept - close up of couple making yoga exercises on beach
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Muito praticada por quem busca entrar em harmonia com seu eu interior, reorganizar suas energias e ter seu corpo e mente na mesma sintonia, a yoga pode também ser um exercício indicado para aproximar casais. A palavra em si já significa “unir” ou “integrar”; a yoga em diversas vertentes é capaz de conectar você e seu parceiro de uma maneira intensa e como poucas práticas físicas conseguem.

Além dos benefícios individuais, esta prática que já tem mais de cinco mil anos cria uma intimidade ainda maior entre os casais e até mesmo apimenta as relações, já que o corpo é estimulado em conjunto com a mente e os movimentos promovem integração dos corpos; além de exigir uma relação de extrema confiança entre os parceiros.

Conheça um pouco sobre as três vertentes da yoga mais indicadas para este propósito:

Acroyoga

A modalidade mistura yoga, acrobacia e massagem tailandesa. Só com este mix já é possível imaginar o efeito capaz de causar nos casais. A prática é feita em conjunto e geralmente o homem serve de base para a mulher. Para fazer as posições, os dois precisam estar em sintonia de corpo e mente, já que a força, o equilíbrio e a concentração virá da dupla.

A entrega também é um princípio importante para praticar esta modalidade. O homem invariavelmente usará toda sua virilidade para sustentar o corpo da mulher, que durante as posições terá que se conectar com o parceiro para fazer as posições com equilíbrio e exatidão.

Por usar muita elasticidade, movimentos amplos e toques firmes, a prática também desenvolve e estimula a libido dos casais, que acabam usando as técnicas como uma forma de ter mais criatividade e intimidade na vida sexual. Por ser mais intensiva, esta modalidade é indicada para pessoas com certo condicionamento físico e flexibilidade.

Hatha Yoga

Ha significa sol e Tha a lua; Hatha Yoga busca o equilíbrio entre as forças solar e lunar, entre a alma masculina e feminina. Para iniciar na yoga em casal, é a prática mais indicada.

Com movimentos mais leves e de menor intensidade, também promove a integração e o fortalecimento da intimidade. A troca de energias e entendimento sobre o limite do parceiro também são condições desenvolvidas desde a primeira aula.

Swasthya (respiração)

Além das práticas feitas em conjunto, a swasthya é uma vertente da yoga que pode ser feita ao mesmo tempo que seu parceiro, mas as posições são separadas. Sem toques, o segredo aqui é usar a respiração e a meditação para conhecer melhor a si mesmo e colocar a empatia em prática.

Sabendo de seus próprios erros, falhas e limites a pessoa tende a ser mais compreensiva e entender as reclamações e necessidades do parceiro, resultando em uma relação muito mais harmoniosa. O relaxamento também é um ponto importante proporcionado pela swasthya, fazendo o papel de uma válvula de escape para possíveis conflitos entre os parceiros.

Se interessou pela yoga em casal? Convide o amado (a) para uma aula! Com certeza, será uma forma de relaxar e curtir a companhia um do outro.


  • Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]