Naturologia Saúde Integral

Dicas de alimentação e fitoterápicos para enfrentar o inverno

Bruna Rei Freitas
Escrito por Bruna Rei Freitas
Para aqueles que ainda não conhecem a Naturologia, fico feliz em compartilhar meu segundo artigo aqui no eusemfronteiras a respeito deste tema pelo qual sou apaixonada. Neste artigo trago a visão da Naturologia como estilo de vida e bem-estar, para esta época do ano, o inverno, e este ponto de vista só é possível devido a versatilidade do naturólogo e de seus principais objetivos: reequilíbrio do corpo, da mente, das relações humanas e do meio ambiente.

O inverno é uma época onde predomina clima frio e seco, devido a baixa umidade do ar. É nesta estação principalmente que surgem as doenças respiratórias como: asma, bronquites, sinusites, rinites, dores de garganta entre outras.

shutterstock_120734182-2A alimentação deve ser em sua maioria à base de alimentos com maior teor energéticos e calóricos, para suprir as necessidades do organismo para manter nossa homeostase (equilíbrio). O organismo gasta mais energia para se manter aquecido e se prestarmos atenção aos alimentos que ingerimos poderemos ajudá-lo a manter suas funções.

Para as pessoas que sabem que ao entrarem nesta estação começam a apresentar sintomas relacionados a problemas respiratórios, podem iniciar a ingestão de uma tintura fitoterápica indicada por um naturólogo, composta de plantas que fortaleçam o sistema imunológico para dificultar o aparecimento dos mesmos.

Além da tintura, componentes fitoterápicos podem ser utilizados na alimentação, com suas propriedades terapêuticas contribuindo para o fortalecimento do organismo. Sementes de romã podem ser acrescentadas em saladas, vitaminas, sucos para auxiliar nos problemas com a garganta.

Uma deliciosa sopa também é uma ótima opção para aquecer o corpo e ao mesmo tempo nutrir o físico, a mente e a alma. Indicarei uma sopa chamada de “derruba gripe”¹, do delicioso livro Chef Medicinal.

Segue a receita: 1 cebola roxa picada; 4 dentes de alho picados; 1 pedaço pequeno de gengibre bem picado; 1 pimenta verde picada; 2 colheres de azeite; 2 batatas doces cortadas em cubos com casca; 1 punhado de cogumelo shitake cortado em fatias; 2 punhados de goji berry e caldo de legumes suficiente para cobrir os ingredientes.

Modo de preparo: Refogue a cebola, o alho, o gengibre e a pimenta com azeite em uma panela grande. Cozinhe por cinco minutos e acrescente a batata doce, o cogumelo e a goji berry e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Desligue, tempere com sal e pimenta a gosto e depois bata no liquidificador até ficar uniforme. Esta sopa contém ingredientes perfeitos para quem está com gripe, com propriedades anti-inflamatória, antiviral e imunoestimulante.

Óleo essencial de Eucalipto globulus

Óleo essencial de Eucalipto globulus

Para aqueles que apresentarem tosses, falta de ar, coceiras na garganta, podem utilizar métodos pertencentes a Aromaterapia. Durante o banho pode-se pingar no chão do boxe 6 gotas de óleo essencial de Eucalipto globulus, pois ao entrar em contato com a água morna do banho, este óleo essencial volatizará e auxiliará na melhora da parte respiratória. Uma outra opção para auxiliar no relaxamento e no sono profundo é pingar 3 gotas de óleo essencial de Lavanda em um pedaço de algodão e colocar embaixo do travesseiro, para que o aroma possa induzir o sono reparador.

É importante instruir o leitor a diferença entre óleo essencial e essência. Ambos poderão ser encontrados na farmácia de manipulação, porém somente o óleo essencial apresentará propriedades terapêuticas. Antes de comprar verifique na embalagem corretamente para que não haja nenhum problema em sua utilização.

Uma boa pedida antes de dormir é fazer um escalda pés com água morna e uma xícara de chá de Camomila ou Hamamelis, para relaxar e ativar a circulação e consequentemente aumentar a temperatura corporal. Não é preciso descartar a água após o escalda pés, aproveite a sensação e fique na cama. Esta água deixada no quarto servirá para umidificar o ar do ambiente.

Com estas dicas seu inverno ficará muito mais gostoso. Experimente!

Referências

1. PINNOCK, Dale. Chef Medicinal – Caminho para uma alimentação saudável. Editora Senac. São Paulo, 2014.

Sobre o autor

Bruna Rei Freitas

Bruna Rei Freitas

Com uma vasta experiência na área da saúde, é formada desde 2009 pela Universidade Anhembi Morumbi em Naturologia e graduação modulada em Fitoterapia. Possui pós graduação em Medicina Ayurvédica pelo Instituto Naradeva Shala, curso de extensão universitária em Avaliação e Tratamento Interdisciplinar em Dor pela USP, além de cursos de extensão universitária em Iridologia, Terapia Floral e Antroposofia.

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