Autoconhecimento

10 coisas que meu cachorro me ensinou

Homem sentado com cachorro em seu colo e sol refletindo
123RF | Miss_j
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O sábio psicanalista Sigmund Freud disse: “Cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e têm sempre que misturar amor e ódio em suas relações”.

Reconhecidos por sua boa companhia, ingenuidade e amor puro, os cachorros são o tipo de pet que todo mundo ama. Difícil encontrar aquele que não se encanta com os ensinamentos e alegrias que um cãozinho pode trazer.

Sem nem mesmo perceber, seu cão pode ter lhe ensinado muito sobre a vida. Abaixo, 10 dos mais valiosos aprendizados que um cão pode trazer:

Amor incondicional

Expresso pela lealdade destes animais com seus donos, o famoso “amar sem esperar nada em troca” é evidente.

Mulher com cachorro nas mãos de olhos fechados sorrindo
Dominika Roseclay / Pexels

Sentir-se amado

Cães são capazes de expressar tanto carinho que fazem com que seus companheiros aumentem a autoestima e sintam-se insubstituíveis.

Simples desfrutes de prazer

Sem notar, nossos pets nos fazem rir, ficar tranquilos ou nos agitar de forma boa. Pequenos gestos ou olhares nos trazem um sensação muitas vezes perdida, a de sentir prazer por pequenas coisas.

Comunicação sem palavras

Com a incrível habilidade de se comunicar pelo olhar ou por gestos, os animais nos fazem desenvolver outras maneiras de expor nossos sentimentos e emoções. O mais incrível é o quanto eles compreendem esta expressão.

Nada de rancor

Independentemente do quão duro se dirija a ele, ou quão desatento o seu dono seja, o cachorro não guarda rancor. Está sempre ao lado de seu dono e parece respeitar seus momentos. Grande exemplo aos seres humanos!

Demonstrar carinho

Sem pudor, esses animais exageram nas lambidas e carinhos e não há quem não goste. A expressão do carinho é sempre um bem e deve ser exercida entre os pets e os humanos.

Mulher com cachorro em campo sorrindo e apontando
Gustavo Fring / Pexels

Brincar

É sempre bom voltar a ser criança. Boa companhia para isso, os cachorros tem sempre fôlego para simplesmente se divertir. Um bom caminho para aliviar as pressões do dia a dia.

Cumprimentar e reparar nas pessoas ao redor

Os animais nunca deixam de lado a presença de alguém no ambiente. Este é um bom exemplo para nós darmos mais valor e atenção àqueles que estão a nossa volta.

Você também pode gostar

Não fingir nada

Os cães confessam até mesmo no olhar quando algo foi feito errado e parecem se redimir da situação. Esta postura é ensinamento para tomar frente de suas atitudes sejam elas boas ou ruins e arcar com as consequências.

Não ter preconceitos

Os cães são animais extremamente sociáveis e que se relacionam bem com todos os outros animais exceto em casos específicos. Eles nos ensinam como viver sem nenhum preconceito ou pré-julgamentos.

Escrito por Julia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br