Alimentação consciente Nutrição

Açúcar de coco: 5 motivos para incluí-lo na sua dieta

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Um dos maiores vilões das dietas continua sendo o açúcar. E o pior de tudo é que sabemos como ele vicia e como estamos tão viciados em alimentos doces que é preciso de muita força de vontade para deixar ele de lado. Mas, se é tão difícil eliminá-lo da alimentação, o que podemos fazer? Substituição. Existem formas de você adoçar os seus pratos sem precisar usar o açúcar. Uma das opções que ganhou popularidade ultimamente é o açúcar de coco.

O açúcar de coco é extraído das flores da palma de coco e, por não passar por um processo de refinamento, ele mantém muito mais vitaminas e minerais. Isso não quer dizer que ele não seja calórico. Na verdade ele é tão calórico quanto o açúcar, mas, devido ao seu baixo índice glicêmico, ele acumula menos gordura do que o açúcar refinado comum. Veja abaixo 5 motivos para você adotar o açúcar de coco em sua alimentação:

Baixo índice glicêmico

Como comentamos, o baixo índice glicêmico faz com que ele seja mais adequado que o açúcar refinado. Mas o que isso significa? Índice glicêmico é a velocidade em que o carboidrato é transformado em açúcar no sangue. Um índice glicêmico aumenta muito a quantidade de açúcar no sangue, o que faz o pâncreas trabalhar mais para liberar insulina e normalizar a quantidade de glicose. Dessa forma, o açúcar refinado, com alto índice glicêmico, pode prejudicar o seu pâncreas, o que é diferente do açúcar de coco.

Não passa por refinamento

O açúcar refinado, que é o mais comum de ser utilizado, passa por um processo chamado de refinamento que adiciona aditivos químicos para alterar o seu gosto. O problema é que nesse processo ele acaba perdendo vitaminas e minerais, o que não acontece com o açúcar de coco.

Sem restrições

É normal os especialistas recomendarem a restrição do consumo de açúcar refinado para crianças, idosos que passam por algum tratamento médico e diabéticos. O açúcar de coco é mais tranquilo nesse aspecto. Ele raramente sofre restrições. Claro que, se você procura emagrecer, ainda assim vai ter que tomar cuidado com a quantidade de calorias ingeridas.

Faz bem para a saúde
O açúcar de coco faz bem para a saúde pelos elementos que estão em sua composição. Ele possui uma boa quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro, que ajudam a prevenir diversas doenças.

Combina com diversas receitas

O sabor do açúcar de coco pode ser diferente do açúcar refinado, mas nem por isso ele deixar de ser bom para a culinária. Diversos pratos doces podem ser feitos com ele e a maioria das sobremesas combina bem com o seu gosto quanto o açúcar refinado é substituído pelo açúcar de coco. Além disso, um novo tipo de açúcar pode ser um ótimo incentivo até mesmo para criar novas receitas.


Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]