Autoconhecimento

5 coisas que você não sabia sobre os sonhos lúcidos

Beautiful blonde woman hiding face under cover lying in bed. Female sparky eyes looking up closeup. Sweet dreams flirtation playing game wake up in strange place shame casual sex concept
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já sonhou tendo consciência disso? Pois saiba que o nome disso é sonho lúcido e é uma coisa muito mais comum do que imaginamos. Diferente do sonambulismo, temos consciência de que estamos vivendo um sonho e conseguimos controlá-lo de acordo com a nossa vontade ou ao menos não interferir se os acontecimentos estiverem a nosso favor. É como se, ao despertar do sonho, continuássemos vivendo neste mundo paralelo com um despertar apenas parcial.

Abaixo separamos algumas curiosidades sobre os sonhos lúcidos. Confira:

Os egípcios são o primeiro povo a registrar este tipo de sonho

Ba, a representação egípcia para a alma, é vista por alguns estudiosos como uma premissa do que hoje conhecemos como sonho lúcido. Nas representações visuais, Ba é desenhada como um pássaro com cabeça de humano que flutuava acima de um corpo humano em repouso. É o primeiro registro que se tem conhecimento de uma consciência itinerante.

Sonhos lúcidos podem ser outro estado de consciência

Pesquisadores e especialistas na área definem os sonhos lúcidos como uma alteração de consciência, uma vivência em outro plano. Inclusive comparam a alteração vivida num sonho lúcido com a provocada por drogas como maconha e LSD e práticas como a meditação e a paralisação do sono.

Uma em cada 5 pessoas repete essa experiência ao menos uma vez a cada 30 dias

Estudos apontam que 50% das pessoas já tiveram sonhos lúcidos ao menos uma vez na vida, enquanto que 20% delas teriam essa experiência de forma recorrente. As crianças vivenciam este tipo de sonho de forma mais frequente, principalmente por serem mais suscetíveis a pesadelos e, por conta disso, terem a parte do cérebro que corresponde à lucidez mais estimulada.

Alimentos podem induzir a sonhos lúcidos

A vitamina B6 é capaz de produzir sonhos mais reais, com cores mais vivas e sensações ainda mais emocionantes. Porém a dosagem consumida desta vitamina deveria ser além da recomendada pela Organização Mundial da Saúde. O perigo não vale a pena!

Um aplicativo pode te ajudar na busca por um sonho lúdico

A Aurora é um gadget que está em pré-venda por 200 dólares e promete induzir os sonhos lúcidos. Ela é uma máscara facial que pisca cores em padrões específicos.


Texto escrito por  Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]