Você já sonhou tendo consciência disso? Pois saiba que o nome disso é sonho lúcido e é uma coisa muito mais comum do que imaginamos. Diferente do sonambulismo, temos consciência de que estamos vivendo um sonho e conseguimos controlá-lo de acordo com a nossa vontade ou ao menos não interferir se os acontecimentos estiverem a nosso favor. É como se, ao despertar do sonho, continuássemos vivendo neste mundo paralelo com um despertar apenas parcial.
Abaixo separamos algumas curiosidades sobre os sonhos lúcidos. Confira:
Os egípcios são o primeiro povo a registrar este tipo de sonho
Ba, a representação egípcia para a alma, é vista por alguns estudiosos como uma premissa do que hoje conhecemos como sonho lúcido. Nas representações visuais, Ba é desenhada como um pássaro com cabeça de humano que flutuava acima de um corpo humano em repouso. É o primeiro registro que se tem conhecimento de uma consciência itinerante.
Sonhos lúcidos podem ser outro estado de consciência
Pesquisadores e especialistas na área definem os sonhos lúcidos como uma alteração de consciência, uma vivência em outro plano. Inclusive comparam a alteração vivida num sonho lúcido com a provocada por drogas como maconha e LSD e práticas como a meditação e a paralisação do sono.
Uma em cada 5 pessoas repete essa experiência ao menos uma vez a cada 30 dias
Estudos apontam que 50% das pessoas já tiveram sonhos lúcidos ao menos uma vez na vida, enquanto que 20% delas teriam essa experiência de forma recorrente. As crianças vivenciam este tipo de sonho de forma mais frequente, principalmente por serem mais suscetíveis a pesadelos e, por conta disso, terem a parte do cérebro que corresponde à lucidez mais estimulada.
Alimentos podem induzir a sonhos lúcidos
A vitamina B6 é capaz de produzir sonhos mais reais, com cores mais vivas e sensações ainda mais emocionantes. Porém a dosagem consumida desta vitamina deveria ser além da recomendada pela Organização Mundial da Saúde. O perigo não vale a pena!
Um aplicativo pode te ajudar na busca por um sonho lúdico
Você também pode gostar
A Aurora é um gadget que está em pré-venda por 200 dólares e promete induzir os sonhos lúcidos. Ela é uma máscara facial que pisca cores em padrões específicos.
Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras