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Controle seus sonhos: dicas para sonhar com o que quiser

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se você já conseguiu perceber que estava sonhando e, mesmo assim, continuar dormindo, faz parte de uma parcela da população que consegue ter sonhos lúcidos. Ou seja, consegue manter ativa a capacidade de controlar a si próprio enquanto sonha.

Isso faz com que, mesmo sonhando, você sinta que está vivenciando aquele momento, como se ele fosse real e de fato você estivesse acordada. Muito legal, não é? Afinal de contas, passamos praticamente um terço da nossa vida dormindo, então que tal sentir que estamos acordados e vivendo tais momentos?

Mas, se você nunca sentiu isso na vida, não se desespere. Há muitos estudos e pesquisas no mundo que, dia após dia, nos ajudam a entender um pouco mais sobre os sonhos lúcidos e nos trazem algumas dicas de como agir e o que fazer para que eles se tornem parte de nossa rotina.

Então, mesmo aqueles que nunca tiveram um podem passar a ter. Basta prestar atenção no artigo abaixo, traduzido do site World of Lucid Dreaming. Aproveite e coloque as dicas em prática hoje mesmo. Quem sabe daqui há algumas semanas você já estará vivenciando sonhos lúcidos!

Como controlar os seus sonhos

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Controlar os seus sonhos é uma tarefa mais fácil do que você pode imaginar. O artigo abaixo se aventura a desvendar o fenômeno que gera os sonhos lúcidos, e mostra a você como se tornar um oneironaut que, em outras palavras, é a pessoa que consegue ter sonhos lúcidos, ou seja, aqueles que a consciência consegue controlar.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, um em cada oito seres humanos terão sonhos lúcidos durante a vida.

Os estágios do ciclo do sono

Quando nós dormimos, entramos e saímos de diferentes estágios de sono, que estão diretamente relacionados às frequências do nosso cérebro, da nossa mente, e das ideias que tivemos enquanto estávamos acordados.

Há cinco estágios do sono: o estágio 1, estágio 2, estágio 3, estágio 4 e o despertar, sendo o estágio 1 o correspondente ao sono mais leve (não contando o despertar, obviamente, que é o momento em que você acorda). Sendo assim, o estágio 4 representa o sono mais pesado.

O REM (Rapid Eye Movement, que em português significa Movimento Rápido dos Olhos) acontece em diferentes momentos do nosso sono – o REM varia de acordo com o estágio do sono que você está e em qual momento do sono você está, ou seja, primeira hora de sono, segunda hora, terceira, e assim por diante.

Quando você está no momento de REM, ou em português, MRO, seu globo ocular se mexe para os lados, para cima e para baixo, e para frente e para trás, enquanto suas pálpebras estão fechadas. Esses movimentos do globo ocular representam a direção em que você está olhando nos seus sonhos.

A primeira vez que atingimos o REM durante o sono acontece, aproximadamente, 90 minutos após adormecermos. Esse estágio do Rapid Eyes Movement, nos adultos, ocupa cerca de 20% de toda a noite de sono. 

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E por que estamos comentando tanto sobre o estágio REM? Bem, porque os sonhos lúcidos ocorrem justamente nesse estágio do sono.

Quando você está nos estágios de sono profundo, a sua atividade cerebral fica mais baixa, ou seja, você tem bem menos controle do que está se passando com seu corpo e sua mente.

Já nos estágios de sonhos lúcidos, há comprovações científicas de que a atividade do seu cérebro é maior e você consegue ter mais controle sobre elas – são as mesmas atividades cerebrais de quando você está acordado, por exemplo, mas é claro que em menor intensidade.

E como saber se você é um sonhador lúcido nato? Pesquisas revelam que pessoas que têm sonhos lúcidos costumam compartilhar algumas características na personalidade, como a criatividade, responsabilidade e facilidade em resolver problemas, por exemplo. 

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Mas, apesar de algumas pessoas terem mais facilidade em ter sonhos lúcidos do que outras, ninguém consegue começar a controlar essa atividade sem praticar alguns macetes, que ajudam nessa tarefa! Quer ter sonhos lúcidos? Então, se liga nessas dicas:

Recorde os seus sonhos: ser capaz de lembrar-se dos sonhos irá ajudá-lo a perceber a frequência de temas e assuntos presentes. O que leva a próxima dica! 

Tenha um caderno de sonhos: assim que você acordar, mantenha-se quieto e tente lembrar-se dos seus sonhos. E então, escreva o que você sonhou e qual era exatamente o assunto. Tenha foco nos detalhes e construa uma imagem real do sonho.

Explore seus sonhos: uma vez que você conseguiu escrever seus sonhos em um caderno por um período de, em média, três semanas, pode começar a analisar e reconhecer todos os sinais que acontecem – pode ser qualquer coisa: uma pessoa, objeto ou local que aparece repetidas vezes.

Melatonina: a melatonina, substância presente em alguns alimentos, ajuda a ter sonhos lúcidos – não é um fator decisivo, mas de fato auxilia o corpo nessa jornada, porque impulsiona os momentos de REM – que é quando os sonhos lúcidos acontecem – e faz com que eles pareçam ainda mais reais. Então, aumente o consumo de cerejas, sementes de girassóis, amêndoas, sementes de mostarda, chia, arroz, tomates e bananas.

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Verificação: uma vez que você consegue ter sonhos lúcidos, é preciso fazer verificações de realidade, porque eles se tornam tão reais que é difícil saber se você está sonhando ou de fato está vivendo aquela situação. Por isso, é necessário fazer “checks”.

Ou seja, literalmente, dar “checks” de realidade ajuda a determinar se você está sonhando ou não quando encontra algum dos sinais que aparecem em seus sonhos. Há muitas coisas que podem ser verificadas, como:

*números: você pode olhar o relógio, no segundo seguinte olhar para outra coisa, e depois voltar-se ao relógio. Quando dormimos, nosso cérebro tem dificuldade em continuar sequências precisas, então, se ao olhar para o relógio pela segunda vez, você avistar um horário radicalmente diferente do que havia visto antes, está tendo um sonho lúcido.

*situações impossíveis: tente voar, ou ter qualquer outra capacidade de super-heróis; tente habilitar uma capacidade psíquica, como abrir e fechar coisas com o poder da sua mente; tente também respirar ao mesmo tempo em que está com a boca fechada e o nariz tampado.

*aparência diferente: se você olhar em um espelho ou tentar olhar para suas mãos e pés, e ver uma aparência diferente da qual está habituado, está sonhando!

Não consuma álcool: se você quer mesmo ter sonhos lúcidos, que consegue controlar, esqueça o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool literalmente elimina qualquer chance de você alcançar o estágio REM do sono.


Escrito por Giovanna Frugis da equipe Eu Sem Fronteiras

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