Energia em Equilíbrio

A experiência de sonhar fora do corpo: EFC e sonho lúcido

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Sonhar é um dos mistérios mais maravilhosos da vida e que nós podemos experimentar todas as noites. Durante o sono, a alma se move de um plano de consciência para outro. A alma é como um guia; se a consciência física quer observar o que a alma está fazendo, tem que permitir-se ser moldada e guiada pela luz da alma.

No estado de sonho, as janelas dos sentidos estão fechadas. A mente torna-se tanto o sujeito quanto o objeto. Ela projeta a realidade a partir de dentro, das experiências recolhidas durante o estado de vigília. Ela fabrica misturas curiosas e combinações maravilhosas. Às vezes, as experiências dos nascimentos anteriores que estão alojados no corpo piscam durante o estado de sonho. Quando o sonhador está consciente de seu estado de sonho lúcido, pode experimentar as realidades de ambos os planos, físicos e o de sonho. Uma coisa interessante sobre o sonho lúcido é que é possível ter controle sobre o conteúdo dos sonhos.

Uma outra experiência é a de paralisia do sono, que ocorre quando a sua mente acorda em parte, mas o seu corpo permanece dormindo. Fisicamente dormindo, você fica paralisado e mentalmente consciente, e você pode entrar em pânico ao se deparar com essa condição, evocando imagens de pesadelo, muitas vezes baseadas em crenças culturais.

shutterstock_170386850Estudos comprovam que o EFC também é considerado como um tipo de sonho lúcido. Sonho lúcido e EFC (Experiência Fora do Corpo) são praticamente o mesmo fenômeno. As pessoas durante o EFC sentem como se estivessem no mundo físico, mas estão viajando na sua consciência humana. Durante um EFC, mesmo que você experimente usar sua consciência fora do corpo, ainda estará ligada ao seu corpo físico, como um barco ancorado na praia. A consciência se separa e se move livremente para fora do corpo e não recebe comandos do corpo físico. Depende inteiramente da pessoa que está experimentando e tendo o controle do processo dentro deste sonho. Quando sua experiência é longa, você pode voltar para o seu corpo e fundir sua consciência novamente.

O pesadelo é a forma mais comum de encontrar certa lucidez no seu sonho, pois percebe que aquela experiência é totalmente irreal, dependendo da projeção, e ordena a si próprio para acordar. Muitas pessoas experientes nesta ação conseguem identificar esta condição, e experimentam seus sonhos da forma que querem, como por exemplo a experiência de estar voando! Embora muitas pessoas sejam naturalmente sonhadoras lúcidas, essa habilidade de estimulação do sonho só consegue ser desenvolvida se praticada. Uma das práticas para possuir essa habilidade é criar um diário do sonho. Toda a vez que acordar de um sonho ou pesadelo, anote-o imediatamente e tente voltar a dormir logo em seguida, tendo a consciência que irá alterar o rumo daquele sonho.

Benefícios do Sonho Lúcido
  1. A principal coisa que atrai as pessoas para o sonho lúcido é o potencial para a aventura selvagem e realização de fantasia.
  2. O sonho lúcido pode ser a base de terapia mais eficaz para pesadelos.
  3. Ao praticar e controlar corretamente o sonho lúcido, expande-se seus limites de consciência.
  4. O sonho lúcido cria uma ponte entre a mente inconsciente e consciente.
  5. Com o sonho lúcido, pode-se experimentar a liberdade sem limites do mundo material.
  6. É uma forma incrível para enfrentar medos e desfazer a programação mental.
  7. Ela promove a criatividade.

Estamos dormindo. Nossa vida é um sonho. Mas nós acordamos, às vezes, apenas o suficiente para saber que estamos sonhando.

Ludwlg Wlttgenstein

___________________________________________________________________________________

  • Texto traduzido e adaptado por Natalia Ianonne da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]