Convivendo Jardinagem

5 flores fáceis de cuidar em casa

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Ter flores em casa deixa o ambiente mais bonito! As cores e o perfume delas dão uma deliciosa sensação de aconchego e ainda melhoram nosso astral. Em troca, elas pedem apenas carinho e zelo. Porém, nem todo mundo possui talento e tempo para cuidar delas. Você está nesta situação, mas não quer abrir mão de cultivá-las? Veja aqui 5 flores boas para ter em casa e renove seu lar.

Violeta

Violet flowers of crocus isolated on a white background

Difícil encontrar uma casa brasileira sem um vasinho de violeta. Uma das flores mais populares do país encanta pela beleza e facilidade de cultivo. O ideal é plantar em vasos de barro para absorver a água, porém, também pode ser em vasos de plástico. Ela gosta de luminosidade, ou seja, a luz solar deve ser refletida pela janela.

Para regar, coloque água no prato ou na terra. A periodicidade é uma vez por semana no inverno e duas vezes por semana no verão. A violeta floresce o ano todo e ela fica mais bonita se você adubar alternadamente com húmus de minhoca e farinha de osso.

Quer saber mais sobre ela? Clique aqui e aprenda como plantar.

Flor de maio

Watercolor Zigokaktus Schlumbergera Decembrists flowers on white background. Hand drawn drawing with flowers of pink Schlumbergera or Christmas Cactus.

A flor de maio é um tipo de suculenta, planta que precisa de pouca água e resistente ao calor. Suas flores brancas, pink, salmão, amarelas, laranjas e vermelhas são muito comuns nas florestas da região Norte do Rio de Janeiro. Seu nome é porque a temperatura do mês de maio é mais baixa, ideal para a flor.

Plante em vasos de xaxim misto com terra vegetal, areia grossa e húmus. A terra não pode ser muito ácida, e para tirar um pouco da acidez, adicione uma colher de chá de cal hidratado ao substrato. Após plantar, cuidado com os botões, porque são sensíveis e caem fácil.

Não deixe a flor de maio exposta diretamente ao sol. Regue duas vezes por mês sem encharcar a planta. Outro fator que deixa a flor mais bela é usar adubo NPK antes de começar o outono.

Antúrio

Anthurium red cala flower on white background

A flor de origem colombiana e venezuelana pode ser encontrada nas cores vermelha, branca e amarela. Uma curiosidade sobre o antúrio é que suas verdadeiras flores são os pequenos pontos que nascem naquele ramo amarelo no meio.  

O plantio pode ser na terra, vasos e floreiras, o importante é que as mudas sejam compradas em lojas especializadas. Os melhores locais para ela ficar são na cozinha e no banheiro, sob temperatura de 20 a 29 graus (sem exposição direta ao sol) e umidade relativa do ar superior a 50%. Evite deixar antúrios no ar condicionado.

Use adubo orgânico (esterco ou compostagem) com farinha de osso a cada seis meses. Molhe todos os dias sem encharcar. Aumente a periodicidade da rega no verão.

Outro motivo para ter um antúrio? Além de ser uma flor fácil de cuidar em casa, ele ainda absorve o amoníaco dos detergentes.

Bromélia

Red And Yellow Aechmes Fasciata BromeliadSão quase 4 mil espécies de bromélias, 43% são brasileiras e estão na Mata Atlântica, Floresta Amazônica e na caatinga. Em climas quentes e úmidos floresce uma vez por ano, porém, as espécies neorgelia tricolor e zebra florescem o ano todo. Esta flor possui interessante sistema de absorção de água e nutrientes feito por suas folhas cobertas com escamas.

As bromélias terrestres também podem ser plantadas em vasos. Seja qual for o local, utilize brita número zero com húmus de minhoca e areia lavada. As bromélias rupícolas também podem ser cultivadas em vasos, desde que seja acrescentada brita e húmus no substrato.

Durante o verão, pulverize água nas folhas a cada dois meses, fazendo com que o líquido caia igual à chuva. Cuidado para não deixar a terra encharcada.

Onze horas

portulaca grandiflora flower isolated on white background

Flor nativa da América do Sul, a onze horas é muito encontrada no Brasil. As flores podem ser rosas, brancas, mescladas, e na espécie dobrada são rosas, amarelas, brancas e vermelhas. Sua floração ocorre o ano todo, porém, é mais intensa durante a primavera e no verão.

O plantio pode ser feito em vasos, jardineiras ou canteiros, preferencialmente durante o verão em solos permeáveis, em locais abertos que receba quatro horas diárias de iluminação solar direta. Adicione terra vegetal e duas partes de areia na terra comum. Faça adubação básica com calcário e matéria orgânica.  

Molhe sua onze horas uma vez por dia durante o verão, e no inverno, a cada três dias. Não molhe as flores abertas.

Com essas dicas não tem mais desculpas! Quer mais motivos para ter flores em casa? Leia mais no site e descubra: As boas energias das flores.


  • Escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]