Cromoterapia Espiritualidade

Cor violeta: saiba tudo sobre esse tom

Flores violetas
K B / Pexels
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ainda que não seja muito lembrada, a cor violeta é uma das mais diferentes. Unindo tons de azul e de vermelho, ela representa uma variação da cor roxa. A título de curiosidade, ela pode ser desenvolvida ao se misturar os pigmentos magenta e azul, o que comprova que ela não é exatamente o roxo que estamos acostumados a ver.

Talvez você já tenha verificado a cor violeta na sua pele alguns dias depois de trombar em algum lugar e ficar com um hematoma arroxeado. Ou então ao observar uma flor que recebe o nome de violeta, que é muito comum nas casas brasileiras, sobretudo nas mais antigas. Sim, estamos falando da casa dos seus avós!

Agora que você já identificou onde encontrar a cor violeta ao seu redor, está na hora de explorar o que mais podemos aprender sobre ela. Será que, de alguma maneira, esse tom de roxo pode ajudá-lo? A seguir, desvende tudo sobre a cor violeta e saiba como utilizá-la para aumentar o seu bem-estar!

Significado da cor violeta

Cor violeta
Mykhailo Polenok / 123RF

Em poucas palavras, podemos dizer que a violeta é a cor do equilíbrio e da espiritualidade. Além de estimular a calma, o que garante o equilíbrio, ela também favorece a intuição, o que nos conecta com aquilo que só pode ser alcançado se ouvimos nosso interior. Sendo assim, é uma cor ideal para quem está desenvolvendo um processo de autoconhecimento.

Outros poderes que a cor violeta tem é o incentivo à transformação e a regência do sétimo Chakra, localizado no topo da cabeça, conhecido pelo nome de Coronário. Observe como todos os benefícios da cor estão relacionados entre si! Não é possível desenvolver o próprio autoconhecimento sem se transformar ou sem encontrar um centro de equilíbrio em si.

Para que você consiga absorver todas as propriedades da cor violeta, basta realizar uma das práticas que separamos a seguir. Escolha aquela que mais combina com o seu estilo de vida e com o que você deseja alcançar!

Meditação com a cor violeta

A maneira mais simples de sentir o poder da cor violeta é meditar pensando nela. Para fazer isso, sente-se em uma posição confortável e feche os olhos. Faça isso em um ambiente calmo, sem distrações e imagine que um feixe de luz de cor violeta está atravessando o seu corpo, partindo do topo da cabeça e preenchendo-o por inteiro.

Nesse momento, você deve mentalizar o que deseja melhorar na sua vida. Você quer investigar mais sobre o seu interior? Tem o desejo de estimular sua espiritualidade? Está precisando de mais calma no momento da meditação? Faça isso e permita que a cor atue sobre você!

Cor violeta na cromoterapia

Cor violeta com brilho
Anni Roenkae / Pexels

A cromoterapia é uma forma de tratamento que tem como premissa o uso da energia que cada cor emite para auxiliar na cura ou na evolução de uma pessoa. Visto que a cor violeta tem como princípio o estímulo da calma e da intuição, ela deve ser utilizada principalmente para meditar.

Nesse caso, acender uma luz violeta no local onde você medita pode ser uma forma de silenciar o seu ser para ouvir com mais nitidez o que o seu interior está tentando falar a você, conectando-o com a sua espiritualidade.

Outra maneira de incorporar a cromoterapia e a cor violeta no seu dia a dia é a água solarizada. Para isso, você deve usar uma garrafa de vidro violeta ou uma garrafa envolvida em papel celofane violeta.

Depois de separar a garrafa, encha o recipiente com água mineral e deixe-o no Sol forte fechado por uma hora ou no sol fraco durante todo o dia. Ao ingerir a água solarizada do vidro violeta, você será capaz de sentir mais tranquilidade, de resgatar as suas crenças e de prestar mais atenção ao seu processo de autodescoberta.

Cristais de cor violeta

Se você é uma pessoa que acredita no poder dos cristais, aqueles que são de cor violeta ou que apresentam nuances desse tom podem ajudá-lo consideravelmente no dia a dia. Será que algum deles já faz parte do seu kit de pedras? Descubra!

O cristal com tons de violeta mais conhecido é a pedra ametista e pode ser utilizada em joias, amuletos ou na forma bruta. Essa pedra tem o poder de estimular a sua espiritualidade e é muito utilizada para meditação.

Você também pode gostar

A ametista combinada com o citrino forma a ametrina, que também traz a cor violeta. Além dela, temos a charoíta (ensinamento espiritual e autoconhecimento), a lepidolita (paz e serenidade) e a muscovita (estímulo das próprias capacidades).

A cor violeta, que antes não recebia tanta atenção, já deve ter um significado aos seus olhos depois de tudo o que foi apresentado sobre ela. Continue desenvolvendo a sua espiritualidade e o seu processo de autoconhecimento considerando uma cor poderosa para isso!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]