Convivendo

Conheça o Instituto Pindorama no RJ

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Há muitos institutos no país que buscam auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade, seja por ações mais voltadas para a educação, ambiental ou até mesmo política. Muitos deles merecem destaque como o Instituto Pindorama, localizado num sítio no Rio de Janeiro e registrado em 2004.

O Instituto Pindorama é composto por um grupo de terapeutas, permacultores, arquitetos, agrônomos, pedagogos que estão dispostos a ajudar a melhorar a qualidade de vida e sustentabilidade. Seja através de serviços, ajuda, consultoria, visando utilizar os recursos naturais de forma consciente, eficiente e sustentável.

Serviços realizados pelo Instituto Pindorama

  • Consultoria ambiental;
  • Móveis de bambu;
  • Luminárias de bambu e LEDs;
  • Painéis de bambu e revestimentos de bambu;
  • Projetos de beneficiamento;
  • Vendas de mudas de bambu e muito mais;

Além disso, o instituto também oferece cursos online. Por exemplo, o curso Qualidade de Vida é gratuito e a inscrição pode ser feita no site mesmo. O fundador do Instituto é Nilson Dias, que por meio dele promove a educação para sustentabilidade e qualidade de vida. O local é considerado um centro de aprendizagem, onde é possível realizar diversas atividades, como curso de permacultura, bioconstrução, alimentação, além de retiros espirituais.

Reencontrando as suas raízes

Quem conhece o espaço tem a oportunidade de fazer reflexões sobre o sistema que nos é imposto e que há alternativas para esse sistema. Nilson Dias afirma que a sustentabilidade para ele não é apenas se preocupar com a natureza. É você ter alternativas para construir a sua própria casa, plantar e fazer a sua própria alimentação, além de produzir a sua própria energia.

O Instituto Pindorama é um sítio de família que já passou por três gerações e que além de receber as pessoas para fazerem retiros também possibilita aprendizado sobre a sustentabilidade e todas as áreas e se preocupar com a saúde. Por isso, promove cursos para as pessoas aprenderem a fazer seus pratos com alimentos orgânicos e que assim possam contribuir para uma melhora em sua saúde.

O espaço também recebe pessoas que fazem um processo de desintoxicação, além de receber voluntários de todas as regiões do país que ajudam no sítio e recebem gratificações.

Ter conhecimento de espaços como o Instituto Pindorama é ótimo para quem deseja reinventar o seu estilo de vida, se abrir para novos conhecimentos, ter novas experiências. Se você está interessado em conhecer o Instituto Pindorama entre em contato pelo site ou pela página do facebook e quem sabe a sua próxima viagem seja para este lugar?


Texto escrito por Angélica Fabiane Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras

Imagens: Reprodução

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br