Meditação

Meditação no trabalho: conheça os benefícios

Mulher de negócios praticando yoga perto de prédio comercial.
Giselli Duarte
Escrito por Giselli Duarte
O local de trabalho muitas vezes pode nos levar a intenso estresse, ansiedade e esgotamento (burnout). No entanto, ele também pode ser um lugar ideal para praticarmos a atenção plena e a meditação. A meditação no trabalho nos auxilia na redução do estresse e da frustração, além de aumentar o foco, a empatia, a energia e a produtividade. Entenda como a meditação no trabalho poderá nos fazer mais felizes, saudáveis e produtivos.

Não é nenhuma surpresa que grande parte das empresas esteja se voltando para a meditação, devido ao impacto financeiro impressionante que o estresse, burnout, a ansiedade e a saúde mental precária podem causar nos negócios.

Mulher praticando yoga no escritório em cima da mesa.

Conheça três benefícios da meditação para o local de trabalho

  1. Redução do estresse: Aprendemos a reagir com calma, ponderação e empatia quando confrontados com o estresse e os desafios diários, que podem ser particularmente valiosos no local de trabalho.
  2. Aumento do foco e da produtividade: Quando concentramos a nossa atenção na respiração, neutralizamos o estado da mente permitindo alívio e tranquilidade. Com a mente tranquila, conseguimos focar a atenção no que é preciso e produzir melhor. Quanto mais focados estivermos, mais produtivos seremos.
  3. Trabalho em equipe: A meditação tem efeito positivo para todos os colaboradores como um todo. Por meio da meditação, é possível exercitar compaixão, empatia e clareza mental.

Dois homens e uma mulher com roupas sociais praticando yoga em uma sala de escritório.

Dicas para meditação no escritório

Agora, talvez você esteja se perguntando como seguir com a meditação e obter todos esses benefícios, não é mesmo? Aqui vão alguns passos básicos para começar:

Programe um tempinho para meditar. Se puder, tente meditar todos os dias no mesmo horário. Aposte em alguns minutos no comecinho do dia; dessa forma, se você tiver um imprevisto, conseguirá resolvê-lo sem que isso afete a sua prática.

Encontre um lugar tranquilo. Uma sala de reunião vazia, uma varanda ou um terraço local, uma salinha vaga ou um parque próximo. Não importa o local desde que haja distrações mínimas. Falando em distrações, feche os aplicativos de e-mail e desative todas as notificações. Daqui a pouco, você os ativa novamente.

Você também gostar de:

Sente-se confortavelmente. Sentar-se em um banco, canga, zafu ou até mesmo no chão. Lembre-se de deixar a sua coluna ereta para que a sua respiração flua livremente.

Mulher sentada sobre as pernas com as mãos em oração olhando para fora da janela do escritório.

Foque e mantenha sua atenção na respiração, sem forçar. Simplesmente, sinta o ar entrando e saindo pelas narinas. Os pensamentos virão e é normal que eles venham. Volte a sua atenção para a sua respiração.

Onde encontrar meditações para dar um up na minha vida profissional?

Existem inúmeros aplicativos disponíveis na App Store e Google Play para baixar agora mesmo e começar a sua jornada meditativa. Uns gratuitos, outros pagos.

Rapidamente, listarei alguns para você, mas é possível encontrar artigos que falam sobre muitos apps bons de meditação:

  • Insight Timer.
  • Calm.
  • Zen.
  • Headspace.
  • Lojong.
  • Aura.
  • Smiling Mind.
  • Medite.se.
  • Relax Meditation: Sleep Sounds.
  • Sattva.
  • Medita.

Celular com aplicativo de meditação.

Bibliotecas de conteúdo para meditação que podem ajudar a desenvolver atenção plena (mindfulness), aperfeiçoar o foco e aproveitar todo o seu potencial mental no local de trabalho, além de liberar o estresse.

Além disso, existem muitos outros temas para meditar e obter os benefícios da meditação de acordo com o que você busca.

Boa prática. ☺

Sobre o autor

Giselli Duarte

Giselli Duarte

Olá,

Eu sou a Giselli, um ser em constante evolução. Na verdade todos somos, não é mesmo?

Sou graduada em marketing e amo trabalhar nessa área. Sempre gostei da parte estratégica, e por isso decidi fazer um MBA em gestão estratégica de negócios.

Sempre que posso, estudo e aprendo algumas técnicas, tanto em cursos quanto por conta própria. Desde assuntos relacionados à minha área de atuação a temas sobre autoconhecimento e desenvolvimento espiritual. O bichinho da curiosidade habita em mim.

Contatos:
Email: [email protected]
Instagram : @giselli.d
Twitter : @gisellidu
Linkedin : Giselli Duarte