Meditação

Meditação no trabalho: conheça os benefícios

O local de trabalho muitas vezes pode nos levar a intenso estresse, ansiedade e esgotamento (burnout). No entanto, ele também pode ser um lugar ideal para praticarmos a atenção plena e a meditação.

A meditação no trabalho nos auxilia na redução do estresse e da frustração, além de aumentar o foco, a empatia, a energia e a produtividade. Entenda como a meditação no trabalho poderá nos fazer mais felizes, saudáveis e produtivos.

Não é nenhuma surpresa que grande parte das empresas esteja se voltando para a meditação, devido ao impacto financeiro impressionante que o estresse, burnout, a ansiedade e a saúde mental precária podem causar nos negócios.

Conheça três benefícios da meditação para o local de trabalho

  1. Redução do estresse: Aprendemos a reagir com calma, ponderação e empatia quando confrontados com o estresse e os desafios diários, que podem ser particularmente valiosos no local de trabalho.
  2. Aumento do foco e da produtividade: Quando concentramos a nossa atenção na respiração, neutralizamos o estado da mente permitindo alívio e tranquilidade. Com a mente tranquila, conseguimos focar a atenção no que é preciso e produzir melhor. Quanto mais focados estivermos, mais produtivos seremos.
  3. Trabalho em equipe: A meditação tem efeito positivo para todos os colaboradores como um todo. Por meio da meditação, é possível exercitar compaixão, empatia e clareza mental.

Dicas para meditação no escritório

Agora, talvez você esteja se perguntando como seguir com a meditação e obter todos esses benefícios, não é mesmo? Aqui vão alguns passos básicos para começar:

Programe um tempinho para meditar. Se puder, tente meditar todos os dias no mesmo horário. Aposte em alguns minutos no comecinho do dia; dessa forma, se você tiver um imprevisto, conseguirá resolvê-lo sem que isso afete a sua prática.

Encontre um lugar tranquilo. Uma sala de reunião vazia, uma varanda ou um terraço local, uma salinha vaga ou um parque próximo. Não importa o local desde que haja distrações mínimas. Falando em distrações, feche os aplicativos de e-mail e desative todas as notificações. Daqui a pouco, você os ativa novamente.

Sente-se confortavelmente. Sentar-se em um banco, canga, zafu ou até mesmo no chão. Lembre-se de deixar a sua coluna ereta para que a sua respiração flua livremente.

Foque e mantenha sua atenção na respiração, sem forçar. Simplesmente, sinta o ar entrando e saindo pelas narinas. Os pensamentos virão e é normal que eles venham. Volte a sua atenção para a sua respiração.

Mulher sentada sobre as pernas com as mãos em oração olhando para fora da janela do escritório.

Onde encontrar meditações para dar um up na minha vida profissional?

Existem inúmeros aplicativos disponíveis na App Store e Google Play para baixar agora mesmo e começar a sua jornada meditativa. Uns gratuitos, outros pagos.

Rapidamente, listarei alguns para você, mas é possível encontrar artigos que falam sobre muitos apps bons de meditação:

  • Insight Timer.
  • Calm.
  • Zen.
  • Headspace.
  • Lojong.
  • Aura.
  • Smiling Mind.
  • Medite.se.
  • Relax Meditation: Sleep Sounds.
  • Sattva.
  • Medita.

Bibliotecas de conteúdo para meditação que podem ajudar a desenvolver atenção plena (mindfulness), aperfeiçoar o foco e aproveitar todo o seu potencial mental no local de trabalho, além de liberar o estresse.

Além disso, existem muitos outros temas para meditar e obter os benefícios da meditação de acordo com o que você busca.

Boa prática. ☺

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Sobre o autor

Giselli Duarte

Eu sempre fui uma pessoa curiosa. Já me aventurei em diversas áreas, desde uma carreira corporativa até um curso de DJ. Sempre gostei de aprender, independentemente de o curso estar relacionado ao meu mercado de trabalho ou não. Afinal, é assim que os melhores insights são gerados, não é mesmo?

Sempre tive uma veia empreendedora, graças aos meus pais. Iniciei no mercado de trabalho como jovem aprendiz aos 14 anos e nunca mais parei de aprender e trabalhar. A partir dos 18 anos, comecei a empreender de fato, legalizando meu primeiro negócio com um CNPJ, e desde sempre trabalhei em projetos empreendedores, sejam eles tradicionais ou com uma intenção em virar uma startup, em paralelo ao meu emprego ou a trabalhos em forma de projetos.

Sempre trabalhei arduamente e nunca hesitei em colocar a mão na massa, além de desenvolver estratégias. Na verdade, foi exatamente por isso que gradualmente direcionei meu foco para a saúde mental e para compartilhar esse conhecimento com as pessoas. Já enfrentei o burnout duas vezes e, a partir da primeira experiência, busquei tratamentos complementares, como o Yoga e a meditação, aliados à medicina tradicional.

Essa busca pelo autoconhecimento me levou a uma formação em Hatha Yoga. Essa experiência não apenas aprimorou minha compreensão sobre equilíbrio e bem-estar, mas também me permitiu explorar terapias naturais, culminando em uma especialização em outras terapias.

Atualmente, como professora de meditação e podcaster no Insight Timer e Aura Health, encontrei plataformas para compartilhar técnicas que promovem paz interior e equilíbrio diante das demandas diárias.

O ápice de minha jornada foi a publicação do livro "No Caminho do Autoconhecimento", onde compartilho insights e aprendizados acumulados ao longo do caminho. Além disso, contribuí como co-autora em antologias poéticas.

Minha missão é inspirar outros a trilharem o caminho do autoconhecimento e crescimento pessoal, fornecendo as ferramentas necessárias para uma vida mais plena e significativa.

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