Autoconhecimento Saúde Integral Saúde Mental

7 dicas para encontrar um pouquinho de sanidade

Pandemia, crise econômica, crise política, excesso de informação nas redes sociais, todo tipo de notícias negativas… Como diz um meme que tem circulado: “Além dos meus próprios problemas, eu também sou brasileiro”. Tem sido difícil desligar um pouquinho e encontrar paz, não é?

A verdade é que, além das notícias negativas e do caos do mundo, estamos vivendo tempos que exigem de nós produtividade a todo instante, ficando com pouco tempo para respirarmos… Como, então, resgatar a sanidade em meio a essa loucura? Separamos algumas atividades que podem ajudar!

Não fazer nada

Sim, não fazer nada é uma ótima coisa a ser “feita” às vezes! Numa sociedade que exige que nos ocupemos o tempo todo e que estejamos sempre fazendo alguma atividade, aproveitar o ócio é até revolucionário. Então encontrar um tempinho para simplesmente não fazer nada é essencial.

Mulher pensativa
Alex Green / Pexels

Não fazer nada pode ser literalmente não fazer nada, como ficar deitado, andando pra lá e pra cá, dar um cochilo… Mas significa, acima de tudo, deixar um tempo livre no seu dia para fazer o que você quiser, não o que precisa ser feito, deixando um pouco de lado as obrigações e responsabilidades.

Meditação

Meditar é ótimo para quem está com o pensamento acelerado e precisar ter um encontro consigo mesmo em busca de sanidade. Entre os benefícios dessa prática, estão diminuição no nível de ansiedade e de estresse, sensação de tranquilidade e até mesmo melhora no fluxo de respiração e na qualidade do sono.

Se você acha que meditar é apenas ficar sentado de pernas cruzadas, com os olhos fechados e fazendo “om”, está muito enganado. Há muitos tipos de meditação diferentes, e você pode até mesmo criar o seu, encontrando uma posição e condições que o ajudem a passar um tempo focado em sua respiração.

Hobbies

O que você realmente ama fazer? Artesanato? Jogar videogame? Praticar algum esporte? Criar alguma arte? Cozinhar? Encontrar atividades que despertem paixão em nós pode transformar a nossa rotina. O cotidiano é cheio de coisas que fazemos por necessidade, então fazer algo por pura vontade é quebrar essa corrente.

Pessoa escrevendo em um caderno
Armin Rimoldi / Pexels

Mas lembre-se de uma coisa muito importante: você não precisa ser bom naquilo que ama fazer, então evite as cobranças, que já perturbam no ambiente profissional e nos outros afazeres do dia a dia. Dê espaço somente para o prazer de realizar aquela tarefa e no bem-estar que essa atividade promove.

Pessoas queridas

Passar um tempo perto de pessoas que amamos é algo que muda qualquer dia que esteja um pouco cinzento, não é mesmo? Seja com familiares, amigos ou com aquela pessoa especial, fazer uma atividade a dois ou em grupo pode ser o alívio para uma sequência de dias bastante estressantes e até negativos.

Como todo mundo está na correria, não fique chateado se as pessoas não têm chamado você para fazer alguma coisa. Arregace as mangas e organize você mesmo algo que faça com que você esteja bem pertinho das pessoas mais especiais da sua vida, porque isso certamente vai mudar o dia delas também.

Arte

Há uma famosa frase que diz que a arte não cura nem resolve problemas, mas torna a vida mais suportável. E é verdade. Passar duas horas assistindo a um filme, quarenta minutos vendo uma série ou um tempo lendo um livro não vai resolver as situações da sua vida, mas pode trazer o relaxamento de que você está precisando tanto.

Mulher assistindo tv na sala
Andres Ayrton / Pexels

E aqui vai uma sugestão: que tal você mesmo começa a fazer um pouquinho de arte para extravasar tudo que está guardado aí, hein? Escrever alguma coisa, começar a desenhar ou a pintar… Tudo isso pode incentivar a desenvolver a sua veia criativa, ajudando a descobrir um hobby que pode ser importante para a vida toda.

Animais de estimação

Quem tem um animalzinho de estimação sabe quanto é relaxante estar perto deles, seja brincando, fazendo carinho ou apenas observando o modo como se comportam diferentemente de nós. Mas pense: qual foi a última vez em que você passou um tempo de qualidade com o seu animalzinho, sem a correria do dia a dia?

Seja levar o seu cachorrinho para passear, arrastar um cordãozinho pela casa para o seu gatinho correr atrás ou interagir com outro animal que você possa ter, essas pequenas atividades são bastante significativas não só para você, mas também para o bem-estar do próprio animalzinho, que certamente adora a sua presença por perto.

Um passeio

Fazer uma caminhada para deixar o pensamento fluir e diminuir os níveis de estresse é sempre uma boa ideia. Além de ajudar a mente a relaxar, você vai colocar o seu corpo em movimento, ou seja, é uma atividade que faz bem para a saúde mental, mas também é ótima para a saúde do corpo.

Você também pode gostar

E que tal transformar essa simples caminhadinha para relaxar em uma rotina de exercícios, seja uma corrida, seja até mesmo uma caminhada diária? Com uma rotina regular de atividade física, você sentirá os impactos positivos dela em seu humor e também diante do espelho.

Desligar-se da correria e do caos do mundo externo pode ser um pouco difícil ao longo do cotidiano, mas é essencial se quisermos ter uma relação melhor com nós mesmos, diminuindo os níveis de estresse e de ansiedade e aumentando a nossa qualidade de vida, desviando também o foco de pensamentos e acontecimentos negativos.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br