Saúde Integral

Sinusite, resfriado ou alergia? Saiba como diferenciar os sintomas

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

É comum não saber identificar por qual dessas doenças você foi pego, ainda mais pelo fato dos sintomas serem todos bem parecidos. Dor de cabeça, espirros, congestão nasal e coriza podem surgir durante uma crise de sinusite, gripe ou alergia. Mas o diagnóstico é de extrema importância para que você possa seguir o tratamento adequado.

Confira agora os principais sintomas de cada um e saiba como distingui-los:

sinusite

Sinusite

A sinusite pode ser desencadeada por vírus, bactérias ou até mesmo surgir depois de um resfriado ou alergia. Durante uma crise de sinusite, os principais sintomas, além da congestão nasal e da coriza esverdeada ou amarelada, são dores no centro do rosto, mau hálito, dor de dente, febre e dor de cabeça. Por vezes, o problema pode desaparecer sozinho, mas, se os sintomas persistirem, é preciso procurar ajuda médica para tomar uma medicação específica.

Resfriado

Os resfriados são provocados por um vírus, causando coriza incolor, tosse, nariz entupido, dor de cabeça, dor no corpo e cansaço. Os sintomas costumam ter o prazo de duração de em média sete dias. Se o resfriado aparecer com os sintomas leves, talvez possa ser curado com chás naturais ou remédios simples. Caso contrário, vale visitar um médico para verificar a gravidade do problema.

sinusite

Alergia

Estações do ano, pó, animais… As alergias variam de acordo com sua origem.  Ainda assim, os sintomas são basicamente os mesmos: excesso de espirros, coceira no nariz e nos olhos, coriza e em alguns casos congestão nasal. Geralmente, é combatida com medicamentos antialérgicos que devem ser receitados pelo médico.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]