Plantas Medicinais Saúde Integral

Tamarindo: uma fruta tropical perfeita para a saúde

Você já comeu tamarindo? Essa não é uma das frutas mais comuns no Brasil, embora seja bastante cultivada na Índia e em regiões da África, de onde é originária. Nas regiões Norte e Nordeste brasileiras, é mais fácil de encontrar a fruta que, antes de ser descascada, parece uma vagem marrom.

Sem casca, o tamarindo é formado por sementes envoltas por uma polpa. Ainda que seja doce, a textura da fruta é pegajosa. Por isso, algumas pessoas preferem consumi-la na forma de suco, para aproveitar todos os benefícios que ela apresenta para o corpo humano.

Nos próximos parágrafos, você vai descobrir quais são os efeitos que o tamarindo pode ter no seu organismo, quais são as melhores maneiras de consumir a fruta e muito mais. Inclusive, você vai entender o poder do tamarindo na espiritualidade. Surpreenda-se com a versatilidade dessa fruta pequena e poderosa!

O tamarindo para a espiritualidade

Na espiritualidade, o tamarindo simboliza o sucesso e a perseverança. Essa associação é resultado do ciclo de vida da fruta, que é bastante resistente e floresce mesmo em meio a dificuldades. Assim, a principal ideia que o tamarindo concretiza é: sem perseverança, não é possível alcançar o sucesso.

Além disso, o tamarindo é conhecido por trazer mais resiliência, coragem e determinação para uma pessoa, garantindo que ela continue trilhando o melhor caminho para realizar os próprios sonhos. Se um indivíduo estiver precisando de iniciativa, por exemplo, o tamarindo pode ajudá-lo a colocar as mãos na massa.

Benefícios do tamarindo para a saúde

O tamarindo é poderoso para a espiritualidade, mas também é muito benéfico na sua saúde física. Para que você saiba os efeitos que ele pode ter no seu corpo, confira as propriedades da fruta:

  1. Favorece o funcionamento do intestino: por ser uma fruta rica em fibras, o tamarindo contribui para os movimentos peristálticos, responsáveis pela movimentação das fezes no intestino. Dessa maneira, o tamarindo é conhecido como um laxante natural.
  2. Auxilia no tratamento da diabetes: as fibras do tamarindo reduzem a absorção de carboidratos pelo organismo. Nos nossos corpos, os carboidratos podem ser convertidos em açúcar, sendo um risco para quem tem diabetes. Sem a absorção completa dos carboidratos, não há picos de açúcar no sangue.
  3. Combate processos inflamatórios: a ação anti-inflamatória é uma das mais conhecidas do tamarindo. A fruta pode auxiliar no tratamento de inflamações no corpo, que resultam em doenças como artrite, gota e reumatismo. Inclusive, há remédios fitoterápicos à base de tamarindo.
  4. Fortalece o sistema imunológico: o tamarindo é uma fruta rica em vitaminas C e A, que estimulam as defesas do organismo. Por isso, quando consumido de forma rotineira, o tamarindo pode fortalecer o sistema imunológico de uma pessoa.
  5. Favorece o desenvolvimento do feto: as vitaminas do complexo B estão presentes em grande quantidade no tamarindo. Uma dessas vitaminas é a B9, mais conhecida como ácido fólico. Esse componente é muito indicado para gestantes, pois auxilia no desenvolvimento do feto.
  6. Contribui para a saúde da pele e dos cabelos: a vitamina C e a vitamina A do tamarindo favorecem mais do que o sistema imunológico. Além disso, elas melhoram a saúde da pele e dos cabelos, trazendo mais firmeza, resistência e uma impressão de rejuvenescimento.

Tabela nutricional

Com a tabela nutricional de 100g de tamarindo, você vai entender detalhadamente quais são os componentes da fruta:

Calorias239 kCal
Proteínas2,8g
Gorduras0,6g
Carboidratos62g
Fibras5g
Vitamina A30UI
Vitamina B60,1mg
Vitamina C3,5g
Cálcio74mg
Magnésio92mg
Ferro2,8mg

Como consumir o tamarindo?

Para aproveitar todos os benefícios do tamarindo, você só precisa consumi-lo. É recomendado que consuma até 30g de tamarindo por dia, não ultrapassando essa quantidade.

Se você sente dificuldade para ingerir a fruta crua, seja por causa do sabor ou da textura, é possível consumi-la na forma de polpas, para preparar sucos. Esse é o jeito mais fácil e mais recomendado de aproveitar os benefícios do alimento.

Ao longo do artigo, você vai encontrar receitas com tamarindo que vão te ajudar a trazer essa fruta para sua rotina. Lembre-se de que, quanto mais natural o tamarindo estiver na hora de consumi-lo, mais nutrientes você vai aproveitar dele.

Outras formas de usar o tamarindo

Caso você prefira aproveitar os benefícios do tamarindo na espiritualidade, ou para um fim específico, existem outras maneiras de usar o alimento. Com as folhas jovens da árvore que gera o tamarindo, por exemplo, é possível fazer compressas para aliviar dores resultantes de inflamações.

A casca do tamarindo, por outro lado, é utilizada desde a antiguidade para reduzir pequenas lesões na pele, sendo aplicada em cima do ferimento, com cuidado. Na espiritualidade, em outra perspectiva, o uso mais comum do tamarindo é na forma de óleos essenciais, que podem ser inalados, espalhados no ambiente ou aplicados na pele.

Note que em nenhuma dessas opções o tamarindo é consumido, propriamente. Então, se você não gosta do sabor ou da textura da fruta e ainda quer utilizá-la, estes são os melhores usos que você vai encontrar.

Existem contraindicações?

Não é porque o tamarindo é uma planta medicinal repleta de benefícios e de usos que ele está livre de contraindicações. Na verdade, a fruta não é indicada para quem faz uso de medicamentos para diabetes e para coagulação do sangue e para quem apresenta problemas gastrointestinais.

Também é importante saber que os efeitos colaterais do tamarindo incluem o desgaste do esmalte dos dentes, por ser uma fruta muito ácida. O consumo excessivo do tamarindo ainda pode resultar em tontura ou desmaio, já que ele reduz os níveis de açúcar no sangue.

Vários tamarindos numa travessa de madeira sobre uma mesa
Yarrrrrbright / Shutterstock

Receitas com tamarindo

Agora que você já conhece todos os efeitos que o tamarindo pode ter no seu corpo, chegou o momento de aprender quais são as receitas que levam essa fruta como protagonista. Anote os ingredientes e o modo de preparo:

1) Água de tamarindo

A água de tamarindo é para quem gosta do sabor da fruta e quer se hidratar mais ao longo do dia, ao mesmo tempo que consome os nutrientes da planta:

Ingredientes:

  • 5 vagens de tamarindo
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Ferva a água com as vagens de tamarindos durante 10 minutos. Após esse período, basta esperar esfriar, coar e levar a preparação para a geladeira, consumindo-a fria.

2) Polpa de tamarindo

A polpa de tamarindo é um ingrediente que você pode aproveitar em diferentes receitas, desde sucos até molhos. Veja como prepará-la:

Ingredientes:

  • 1 kg de vagens de tamarindo
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Descasque as vagens de tamarindo e coloque a fruta em uma tigela com água. No dia seguinte, cozinhe a preparação por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Assim que esfriar, você pode congelar a polpa ou usá-la em alguma receita.

3) Suco de tamarindo

O suco de tamarindo é uma opção saudável e saborosa para trazer a fruta para a sua rotina. Além dessa fruta, você vai usar outros ingredientes deliciosos:

Ingredientes:

  • 100g de polpa de tamarindo
  • 1 laranja grande
  • 2 copos d’água
  • 1 colher (chá) de mel

Modo de preparo:

No liquidificador, bata todos os ingredientes. Caso você sinta que a bebida ainda está muito espessa, é só coá-la com o auxílio de uma peneira.

4) Molho de tamarindo

Se você gosta de receitas agridoces, para um paladar mais aprimorado, o molho de tamarindo é a aposta perfeita para carne de boi, peixes e mariscos:

Ingredientes:

  • 200g de polpa de tamarindo
  • ½ xícara de água
  • 2 colheres (sopa) de vinagre branco
  • 3 colheres (sopa) de mel

Modo de preparo:

Aqueça a água em fogo médio e acrescente a polpa de tamarindo assim que estiver quente, para que ela reduza. Misture por alguns minutos e então coloque o vinagre e o mel, mexendo por mais cinco minutos. Depois, tire a preparação do fogo, bata até que tudo fique homogêneo e sirva.

5) Geleia de tamarindo

A geleia de tamarindo é outra maneira de saborear o alimento, ainda que seja uma preparação rica em açúcar. Saiba quais ingredientes vão tornar seu café da manhã ou seu café da tarde ainda mais saboroso:

Ingredientes:

  • Polpa de 1 kg de tamarindo (preservar a água na qual os tamarindos ficaram de molho)
  • 700g de açúcar
  • 1 pau de canela
  • 5 cravos

Modo de preparo:

Em uma panela, acrescente a polpa de tamarindo, a água na qual os tamarindos ficaram de molho, o açúcar, a canela e o cravo. Em fogo médio, misture o líquido até que o fundo da panela esteja aparecendo. Se a preparação estiver espessa, acrescente um pouco de água e continue misturando. Assim que atingir o ponto desejado, transfira a geleia para um pote.

Você também pode gostar:

A partir das informações que apresentamos sobre o tamarindo, você já sabe como aproveitar os nutrientes e os benefícios dessa fruta. Ainda assim, é importante consultar um profissional da saúde antes de trazer o alimento para a sua rotina diária.

Outras plantas medicinais

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br