Saúde Integral

8 truques para correr melhor

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A corrida é um dos melhores esportes para se praticar, pois não é necessário um acompanhamento tão profissional. Você pode correr acompanhado de um amigo, sozinho, ouvindo músicas ou em silêncio enquanto observa os lugares por onde passa. Para correr, é bom estar atento a algumas coisas:

1. Tênis adequado

Sair correndo e treinar sem um sapato adequado é extremamente ruim. Além de ser desconfortável e dificultar a prática, o uso de tênis inadequados pode danificar as articulações por conta da baixa absorção de impacto. Os tênis próprios para corrida são mais amortecidos. Procure também aqueles que se adequam à pisada e ao tamanho.

2. Aqueça

Iniciar uma corrida sem um aquecimento pode ser ruim, principalmente para aqueles que gostam de correr logo ao acordar. Sempre faça sessões de aquecimento antes.

3. Lugar correto para a prática

O lugar onde se vai correr também é importante. Não corra em lugares desnivelados ou esburacados, pois você pode acabar se machucando. Também evite lugares cheios de movimentação onde não possa manter um ritmo compassado e evitar acidentes. Procure parques ou pistas de corridas, geralmente há ambos nas cidades.

4. A roupa certa

Para correr, opte por roupas mais largas. Elas permitem uma movimentação mais livre para o corpo e dão mais conforto.

5. Ouça música

Aproveite esse momento para ouvir música. Coloque sua playlist nos fones e aproveite! Observe a paisagem a sua volta, corra na companhia de um amigo e troque ideias, mas não perca o ritmo.

6. Vá com calma

Caso esteja correndo pela primeira vez, não se desespere se não conseguir correr por muito tempo sem ofegar. No início, é mais difícil, pois a prática exige um pouco de preparo físico — nada superatlético. Com o tempo, você vai se adequando ao esporte e, cada vez que correr, vai aguentar mais tempo.

7. Atente a respiração

A respiração correta ajuda bastante, ou você poderá sentir dores e fraquezas. Durante o exercício, é importante ter uma boa oxigenação.

8. Divirta-se

Correr é um momento de liberdade e diversão, proporciona um ótimo desempenho físico, alivia o estresse e deixa o corpo, principalmente as pernas, em ótima forma. Por isso, aproveite bastante!


  • Texto escrito por Giulia Maquiaveli da Silva da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]