Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 63

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 63
Escrito por Benedito Milioni

CAPÍTULO 63 – RESPONDA E-MAILS, MENSAGENS EM GERAL E RETORNE TELEFONEMAS!

Bem, não se ofenda, estimado(a) leitor(a), mas com todo o respeito do escriba é preciso que se diga: se não gosta de retornar mensagens e chamados, saia das redes sociais, dos aplicativos de comunicação, retire seu número das listas e tudo estará resolvido, simples assim! Verdade!

Antes, há uns 20 ou 30 anos, a importância de uma pessoa era medida pelo número de barreiras entre ela e as demais, tais como secretárias, assistentes e vai por aí. Hoje, em plena era da comunicação global instantânea, algum engraçadinho deve ter arbitrado que essa importância se mede pelo tempo que se leva para responder as mensagens e, em caráter de quase endeusamento, o ato de ignorar e seguir adiante! E tome-lhe a jogada do outro para escanteio ou a atitude de ignorar mensagens e gentilezas anexadas, como se o outro fosse menos que o “vice-treco do sub-troço”! É uma brutal contradição: quanto menor é a possibilidade de perda das mensagens, o que ocorre hoje em dia, mais e mais elas são perdidas pela ausência de hábitos de civilidade, coisinha até pequena no imenso caudal de regras de boas maneiras.

chamada perdida em celular

Surpreenda MUITO as pessoas, mas MUITO MESMO, apenas respondendo rapidamente às mensagens delas, e também não seja um: “Ciente. Verei isso depois. Obrigado!”. Reserve um tempo, meia horinha do dia, que seja, para ler e responder as mensagens e retornar as chamadas por via telefônica! Mostre, com esse gesto de grande simplicidade, que você reconhece a importância de cada uma das pessoas e que se sente bem apenas com o fato de ser lembrado(a). Uma boa métrica para isso é: trate as pessoas como gostaria de ser tratado(a) e tudo se resolverá. Assim sendo, menos almas irão para as profundas depois do fim dos tempos!

Você também pode gostar:

Um pouco de molecagem (real) para ilustrar esse pedacinho do livro: um conhecido, cansadíssimo de se frustrar com as mensagens não respondidas, todas elas enviadas para pessoas a quem prezava e de quem ouvira reiteradas juras de amizade eterna, resolveu mostrar para as tais pessoas a sua indignação… e agiu! Baixou um desses aplicativos chamados “robô” e cadastrou todos os amigos que o ignoravam e às suas mensagens e programou o perverso sistema para enviar todos os dias, de hora em hora, uma das frases motivacionais catalogadas em arquivo próprio, cada uma delas assinada por ele, seu nome e endereços tudo direitinho, incluindo a frase:

troca de mensagens

“Veja! Lembro de você de hora em hora, então peço que se lembre de mim UMA VEZINHA SÓ, responda as mensagens que mando para você e que julgue que sejam importantes. Se retornar pelo menos ESSA, paro de dizer que lembro de você… de hora em hora!”. Não deu outra: muitos amigos mandaram mensagens com súplicas para que desculpasse a falta e os retornos, além daquelas clássicas desculpas como “não tinha visto”, “estava preso nos filtros de entrada”, “é a correria, sacumé?”. Enfim…


Continue acompanhando a série
 Anterior Capítulo 63  Próximo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: b.milioni@uol.com.br
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube