Convivendo Espiritualidade

O que são os anjos da guarda para diferentes religiões?

Uma escultura de um anjo dormindo numa nuvem.
izzzy71 / 123rf
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Os anjos da guarda são uma energia ou presença espiritual que algumas religiões acreditam, e possuem a mesma essência de proteção e guia dentro de diferentes religiões. Mas existem algumas diferenças e particularidades sobre eles do ponto de vista de cada uma delas. Confira a seguir algumas características do anjo da guarda que se diferenciam de religião para religião.

Visão bíblica

Dentro da visão católica, existe uma hierarquia entre os anjos, divididos em diferentes níveis de evolução. Não há nada na Bíblia que mencione pontualmente sobre um anjo da guarda específico para cada pessoa – apenas deixa algumas passagens com abertura para essa interpretação -, e sim a crença de que os anjos divinos guardam os crentes. São divididos em três esferas, dos mais celestiais (como os serafins, querubins e tronos) até os mais próximos dos humanos, que seriam os anjos da terceira esfera e que interferem no nosso dia a dia:

Quais são os anjos mais próximos dos humanos na Bíblia?

Uma estatua de um anjo com as mãos cruzadas. Ele debruça o rosto sobre elas e tem asas nas costas.
Pixabay / Pexels

Principados: são a primeira categoria de anjos que vêm interagir na Terra, e são responsáveis por guardar grandes instituições como países, reinos, líderes, grandes grupos. São mensageiros entre os anjos superiores e inferiores na hierarquia angelical;

Arcanjos: são os principais anjos e os mais parecidos com humanos, são mensageiros de Deus e defensores do bem, combatendo o mal. Acredita-se que os arcanjos também são divididos em mais subtipos, mas não se sabe ao certo o número deles;

Anjos ou anjos da guarda: seriam os anjos mais próximos de nós, humanos, portanto mais distantes do nível celestial. São os que nos orientam e dividem-se entre anjos de sorte, amor, eles nos protegem e nos instruem a tomar boas decisões.

Oração do Anjo da Guarda no catolicismo

“Santo Anjo do Senhor,
Meu zeloso guardador,
Pois que a ti me confiou a Piedade divina,
Hoje e sempre
Me governa, rege, guarda e ilumina.
Amén”

Visão espírita

Uma pintura de Allan Kardec, o patrono do espiritismo.
Antonio Bunarassi / Wikimedia Commons / Eu Sem Fronteiras

Para os espíritas, os anjos da guarda são espíritos que chegaram ao maior grau de evolução possível de se atingir e agora cumprem a missão de nos ensinar, proteger e consolar tal como um pai cuida de seu filho, segundo o “Livro dos Espíritos”. Também crê-se que esses espíritos selecionam quem desejarão proteger. Os anjos da guarda, na visão espírita, sofrem quando seus protegidos se recusam a segui-los e vão por caminhos tortos e preferem seguir espíritos inferiores, e podem até se afastar da pessoa em questão. Mas voltarão para mais perto caso a pessoa se abra novamente para seguir seu anjo da guarda.

Quando nascemos, temos designado um anjo da guarda para nos acompanhar pelo resto da vida, diferentemente dos mentores espirituais, que podem ser vários ao longo da vida e são seres mais evoluídos e com mais pureza e sabedoria do que nós. Eles trabalham tanto no plano superior quanto aqui na Terra e nos ajudam em nossa trajetória, atuando em hospitais, no seu campo profissional e trazendo orientação espiritual.

Oração espírita para Anjo da Guarda

Meu Deus, permiti que os Bons Espíritos que me assistem possam ajudar-me, quando me achar em dificuldades, e amparar-me nas minhas vacilações. Senhor, que eles me inspirem a fé, a esperança e a caridade, que sejam para mim um apoio, uma esperança e uma prova da Vossa misericórdia. Fazei, enfim, que eu neles encontre a força que me faltar nas provas da vida, e para resistir às sugestões do mal, a fé que salva e o amor que consola.

Visão umbandista

Uma estátua umbanda na Tenda Espírita Vovó Maria Conga de Aruanda, Rio de Janeiro.
Agência Brasil Fotografias / Wikimedia Commons

Já para os umbandistas, os anjos da guarda são seres celestiais que nunca estiveram encarnados na Terra e que estão nos acompanhando desde a nossa chegada até nosso desencarne, nos mostrando os caminhos e nos livrando de todo mal.

Ele protege os médiuns de ataques espirituais de baixa energia em momentos de incorporação e no dia a dia dos umbandistas e crê-se que o anjo da guarda se manifesta por meio de sua intuição. São oferecidas orações, velas e oferendas como rituais ao anjo da guarda dentro da umbanda, além da tradicional guia do anjo da guarda que leva-se no pescoço.

O anjo da guarda não incorpora, ele é somente uma presença que se manifesta por nossa intuição. Enquanto os Orixás são partículas de Deus, são manifestações e são incorporados.

Oração umbandista para o anjo da guarda

Realizar a prece com o uso do copo de água e da vela acesas são importantes porque são a oferenda para os Anjos da Guarda segundo o ritual.

Meu companheiro de todas as horas; amigo de todos os momentos, tanto os de alegria como o de sofrimento; guia meus passos, meus pensamentos e minhas ações; cria em redor de mim um círculo de defesa contra os fluidos, influências ou interferências que possam afetar-me o corpo ou a mente; ajudando-me também estarás te ajudando, num intercâmbio de amor, de paz e de compreensão; “sê” o meu porta-voz diante de outros espíritos superiores para que me dirijam na solução dos meus problemas físicos-espirituais.

Agradeço-te sinceramente toda a assistência que me prestaste, toda a orientação que imprimiste à minha vida, socorrendo-me nas horas aflitivas, consolando-me nas épocas de amargura e sugerindo-me a prática do amor e da caridade.

Que Deus te dê mais luz, força e poder como recompensa pelo esforço, dedicação e afeto que demonstras no cumprimento de tão importante missão.

Visão Budista

Uma estátua em ouro de Buda.
icon0com / PxHere

No budismo existem os devas, que vivem mais e são mais poderosos que os humanos, mas não são iluminados e oniscientes como os budas. Sua presença é percebida por pessoas que têm o terceiro olho aberto, e sussurram alguns conselhos, apesar de não saberem de tudo. São subdivididos entre classes diferentes em graus distintos de elevação. Por não terem alcançado ainda a sabedoria absoluta, eles ainda sofrem e possuem venenos mentais, assim como os humanos. Seus poderes são o de brilhar com luz própria, voar e não precisam de comida.

Tipos de devas e seus poderes

Os devas Ārūpyadhātu não interagem com o Universo e não têm forma física, são entidades sem forma;

Os Rūpadhātu possuem forma física e não possuem caráter sexual e passional, vivem em mundos acima da Terra;

Os devas Kāmadhātu possuem o tamanho maior que o dos humanos e geralmente estão em estado de imenso prazer e plenitude.

Os Bodhisattvas, Yidams e Budas

Um Bodhisattva é um ser que está na jornada em busca do despertar espiritual e estado de iluminação, bem como buscando fazer o bem ao próximo e dedicar-se a ajudar.

Yidam é a forma de consciência que o indivíduo incorpora durante o estado de meditação, quando se alcança maior iluminação.

Enquanto isso, um Buda é alguém já desperto, ou seja, que já concretizou seu processo de despertar espiritual e atingiu um estado de iluminação permanente e consistente, a ponto de transbordar esse estado em suas atitudes, fazendo bem ao próximo e tendo atitudes positivas. O processo para alcançar esse estado pode demorar várias vidas.

Oração budista para proteção e guarda para depois de acordar, pelo Venerável Mestre Hsing Yün:

Uma pessoa com as mãos em gesto de oração.
truthseeker08 / Pixabay

“Ó grande e compassivo Buda!

Hoje é o começo de um novo dia!

Diz-se que “o amanhecer é a melhor hora do dia”.

Em uma manhã tão auspiciosa,

Reflito sobre o que passou:

Eu cometi erros,

Mas nunca perdi as esperanças;

Eu fiquei triste,

Mas pude descansar minha mente com serenidade;

Eu fui caluniado,

Mas compreendi que tudo na vida surge e desaparece de acordo com causas e condições;

Eu derramei lágrimas,

Mas acreditei que amanhã será um dia melhor.

Hoje, sob as bênçãos e proteção

De tua luz de compaixão, ó Buda,

Rezo a ti para que me dês coragem

Para encarar todos os desafios de hoje;

Rezo a ti para que me dês paciência

Para aceitar todas as derrotas de hoje;

Rezo a ti para que me dês força

Para suportar todo o trabalho de hoje;

Rezo a ti para que me concedas sabedoria

Para que possa ser grato a todas as causas e condições de hoje.

Ó grande e compassivo Buda!

Por favor, ajuda-me a revelar minha sabedoria;

Por favor, ajuda-me a abrir minha mente.

Que eu esteja apto a apreciar as maravilhas do céu e da terra;

Que eu esteja apto a agradecer ao calor da humanidade;

Que eu esteja apto a obter a ajuda dos amigos;

Que eu esteja apto a compreender o refinado tesouro do Darma.

Ó grande e compassivo Buda!

Ajuda-me a ter um coração grandioso:

Que todo dia eu possa doar, com alegria;

Que todo dia eu possa, com boa vontade, criar vínculos com os outros;

Que todo dia eu possa praticar o amor, a compaixão, o regozijo e a equanimidade;

Que todo dia eu possa tratar as pessoas com tolerância e generosidade.

Ó grande e compassivo Buda!

Ajuda-me a ser um guerreiro:

Que eu possa purificar meus pensamentos;

Que eu possa contribuir com os demais, freqüentemente;

Que eu possa me abster do mal;

Que eu possa apenas fazer o bem.

Ó grande e compassivo Buda!

Por favor, abençoa-me:

Que eu possa ter sabedoria espiritual

E a mente de Buda;

Que eu possa ter sabedoria prajna e compaixão

E liberar os seres do sofrimento.

Ó grande e compassivo Buda!

Reconheço tua presença em minha mente.

Compreendo que vim ao mundo dos humanos para ser feliz;

Entendo que faço parte da sociedade para contribuir;

Sei que estou cultivando o caminho da iluminação para ajudar os demais.

Faço votos, a partir deste momento,

De beneficiar todos os seres sencientes

E despertar a mim e aos outros todos os dias;

Faço votos, a partir de hoje,

De trazer benefícios e felicidade para a nação e para as pessoas,

E trazer libertação a mim e aos outros, em todos os momentos.

Ó grande e compassivo Buda,

Por favor, aceita minha prece sincera da manhã!

Ó grande e compassivo Buda,

Por favor, aceita minha prece sincera da manhã!”

Você também pode gostar

Como pudemos ver, cada religião tem uma forma muito particular de crer em seus anjos da guarda e com essa clareza é possível refletir sobre com qual dessas crenças você sente maior ressonância e mais compatibilidade ou não.

Descubra também qual é o seu anjo da guarda com a sua data de nascimento clicando aqui.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br