Reiki

As vantagens da terapia reiki na pandemia

Mulher negra praticando o reiki.
Mikhail Nilov / Pexels
Escrito por Carla Mello

Neste ano de 2022, a terapia Reiki completa cem anos de existência. Canalizada pelo mestre japonês Mikao Usui, o método terapêutico chegou ao Ocidente em meados da década de 1980, por meio da mestra Hawayo Takata e, desde então, diferentes vertentes foram se mesclando ao sistema tradicional Usui, de tal forma que existem hoje centenas de tipos de Reiki: Reiki xamânico, Reiki dos anjos, Reiki lunar, Reiki estelar etc. E a maior vantagem que há no método, em comparação às diferentes terapias complementares e integrativas, é que o Reiki pode ser enviado à distância.

Muitas pessoas ainda desconfiam dos trabalhos terapêuticos à distância, contudo diversos experimentos científicos — desde a física quântica, a química e a biologia — já confirmaram que as medidas de espaço e tempo da nossa dimensão são extrapoladas em um nível multidimensional, sendo que a mais famosa explicação se deu por meio da teoria da relatividade, de Einstein, mas há teorias mais atualizadas sobre o tema, basta pesquisar.

O método Reiki vem se difundindo cada vez mais no mundo todo justamente porque, por meio do uso de seus símbolos, que são a base dessa terapia, pode-se tratar diferentes questões, sentimentos, emoções e pensamentos direcionando a energia “rei” (energia cósmica universal) para harmonizá-la com a energia “ki” (energia vital) do receptor, podendo ser esse uma pessoa, um animal, uma planta etc.

Mulher branca segurando cristais.
Mikhail Nilov / Pexels

Há um símbolo exclusivo do Reiki tradicional Usui, aprendido no nível 2: o Hon Sha Ze Sho Nen, que abre um portal para a interdimensão de espaço-tempo. Desse modo, é possível enviar energia para o passado, para o futuro e para distâncias as mais diversas, pois “O Hon Sha Ze Sho Nen é um instrumento de intervenção nas ondas quânticas, levando a um continuum de tempo onde são rompidas ligações de tempo passado, presente e futuro” (DE’ CARLI, 2017, p. 347). Outro símbolo que é aprendido no nível 3-A, o Dai Koo Myo, permite enviar Reiki para mais de uma pessoa ao mesmo tempo, para multidões e até mesmo para o planeta Terra.

A principal vantagem em enviar Reiki à distância durante a pandemia é, obviamente, evitar o risco de contágio, seja para o terapeuta ou para as pessoas receptoras. Mas os benefícios não param por aí, pois o Reiki ajuda na recuperação da saúde física, emocional, espiritual e mental, além de repor a energia vital da pessoa, o que é essencial no período de convalescência da Covid-19. Ainda, receber Reiki pode ajudar no sentido de facilitar que a pessoa veja o período pelo qual está passando de uma forma mais otimista, embora isso certamente seja uma escolha individual.

Você também pode gostar

O maior desafio, contudo, talvez seja a pessoa reservar para si o período indicado pelo terapeuta, a fim de se sintonizar de forma consciente com a energia Reiki, haja vista que somos fisicamente orientados e, quando vamos a uma sessão de atendimento presencial, torna-se mais fácil nos darmos esse tempo de relaxamento.

Lembrando que o Reiki e as terapias holísticas não substituem o tratamento médico convencional, e sim auxiliam a manutenção ou a recuperação da nossa saúde integral. Se você ainda não recebeu Reiki à distância, dê a si mesmo este presente e depois me conte como foi. E se você já conhece a terapia Reiki e está com Covid-19, estou fazendo um trabalho voluntário gratuito de envio semanal para pessoas afetadas. Entre em contato comigo para saber mais.

Referências:

DE’ CARLI, Johnny. Reiki, apostilas oficiais. São Paulo: Editora Isis, 2017.

Sobre o autor

Carla Mello

Desde 2019, quando me tornei reikiana, um novo mundo se abriu para mim. Finalizei meu doutorado em Literatura e fui mergulhar no universo do autoconhecimento e terapias holísticas.

Em 2020 e 2021, fiz diversos cursos para me profissionalizar como terapeuta reiki e psicoterapeuta holística.

Atualmente, trabalho com consultorias de escrita acadêmica (revisão de textos e consultorias terapêuticas) e com atendimentos terapêuticos, principalmente com os métodos reiki e karuna.

Também sou escritora, tendo autopublicado o e-book "Despedidas de mim", onde trago textos em verso e prosa escritos entre 2008 e 2019.

Email: carlinhamello84@gmail.com
Site: carlamello.com
Facebook: carlaholisticareiki
Instagram: @carlaholisticareiki
Youtube: MelloCarla