Autoconhecimento Coaching

Você é empreendedor?

Escrito por Juliana Moura
Muitas pessoas acham que empreendedor é somente aquela pessoa que resolveu ser autônomo ou abrir seu próprio negócio.

Na prática não é bem assim. De acordo com o dicionário, empreendedor é o indivíduo que possui capacidade para idealizar projetos, negócios ou atividades; pessoa que empreende, que decide fazer algo difícil ou trabalhoso. 

De acordo com este significado, podemos entender que todo aquele que busca fazer algo maior, melhor ou diferente do que vem fazendo é um empreendedor.

Mesmo como empregados, nos ditos empregos de carteira assinada, se quisermos crescer e nos destacar, devemos entender que a nossa carreira é o nosso negócio e aprender a utilizar as características de um empreendedor para alavancá-la.

As características abaixo são fundamentais para quem tem seu próprio negócio e, também, podem ajudar quem quer crescer na profissão.

Tenha iniciativa: milhares de boas ideias se perdem todos os dias por falta de iniciativa. Um bom empreendedor precisa ter iniciativa para colocar em prática aquilo que pensou. Teve uma ideia? Procure seu chefe, apresente um plano, mostre de que forma sua ideia pode beneficiar a empresa. Mesmo que sua ideia não seja aprovada, não desista, com toda certeza outras ideias virão, não se deixe intimidar por um não.

Tenha permissão para errar: muitas pessoas estão preocupadas em serem perfeitas e não se dão permissão para errar, então, acabam ficando paralisadas e fazendo muito menos do que poderiam, apenas por medo de críticas.

Um bom empreendedor sabe que não se constrói o sucesso sem erros e sabe aprender e tirar o melhor das situações onde as coisas não saíram como planejado.

Seja persistente: um empreendedor de sucesso não desiste diante do primeiro obstáculo, pelo contrário, ele sabe que se deseja chegar até onde a maioria não chega, vai ter que passar pelo que a maioria das pessoas não passa.

Diante de um obstáculo, ele reavalia se está no caminho certo ou se deve recalcular sua rota para atingir seus objetivos.

Seja automotivado: se você realmente deseja crescer em sua carreira, deve saber que ninguém irá motivá-lo melhor do que você mesmo.

Não adianta ficar esperando ou reclamando que a empresa não te motiva e ficar parado sem ânimo para fazer o que precisa ser feito.

Busque esta energia dentro de você, e para facilitar, tenha sempre em mente o lugar que você quer chegar. 

Acha que a liderança não te motiva e não te inspira? Seja diferente, inspire e motive a si mesmo e aos outros. Seja exemplo do que deseja.

Se você está sempre esperando gás externo ou uma ordem para fazer as coisas acontecerem, pode acabar até sendo promovido, porém, dificilmente vai ter sucesso em um cargo de liderança.

Um profissional automotivado não se contenta com qualquer resultado, está sempre buscando formas de fazer o melhor.

A sensação de ver seu trabalho realizado e de realmente fazer a diferença é que faz com que ele tenha ânimo para acordar todo dia e caminhar rumo ao seu objetivo.

Há sempre algo a aprender: o que te trouxe até aqui não é o que vai te levar adiante.

Há sempre coisas novas a aprender, e se você quer crescer na carreira deve saber que ser um especialista técnico não vai fazer de você um ótimo gestor, ou que somente suas habilidades operacionais não serão suficientes para um cargo estratégico.

Você também pode gostar

Buscar novos conhecimentos, desenvolver habilidades e estar sempre atendo às necessidades do mercado vão fazer de você um profissional apto a se destacar em qualquer função que deseje desempenhar. 

Sobre o autor

Juliana Moura

Coach e Psicoterapeuta holística, apaixonada pelo desenvolvimento humano através da utilização dos maravilhosos recursos de nossa mente.

Utilizo as melhores ferramentas de coaching, hipnoterapia, PNL e práticas holísticas, para ajudar você a ter uma vida melhor, em todos os setores.

"Nas mãos do terapeuta está o caminho, na mente do cliente está a cura" - Ananda Yeshe Dorje

Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching.
Coach Vocacional pelo IMS – Instituto Mauricio Sampaio.
Especialista em gestão de pessoas pela Universidade Regional de Blumenau.
Master Practitioner em PNL - The Scottish Strategic Life Academy.
Terapeuta em ThetaHealing® certificada pelo THInK - EUA.
Psicoterapeuta Holística - Instituto Terceira Visão
Hipnoteria e Trase - The Scottish Strategic Life Academy.

Contatos:
E-mail: coach@julianamoura.net
Facebook: Coach Juliana Moura
Instagram: @coachjulianamoura
Linkedin: Juliana Moura
Youtube:
Julliana Luz Terapias

Telefone: (47) 99657-0837