Convivendo Life Coaching

A Boa Prática Organizacional

Olá, queridos leitores do Eu Sem Fronteiras!

Hoje, gostaria de compartilhar uma pequena reflexão que fiz sobre a prática das empresas na visão e na ação em responsabilidade social e sustentabilidade. Encontrei esse artigo que escrevi para um jornal em minha cidade, em 2014, pois eu já estava ficando incomodada em ver tanto a esfera pública governamental como as empresas privadas, principalmente as mineradoras, manipularem o serviço ofertado ao público e a preservação ambiental. Treze anos se passaram e ainda continuam nutrindo seus velhos paradigmas na “rodinha de hamsters”… quantos entre nós ainda estão sustentando esse tipo de consciência? Até quando as águias permanecerão domesticadas como galinhas no galinheiro? Qual é o tipo e o nível de consciência no local de serviço onde vocês escolheram atuar?

A boa prática organizacional


Discorrer resumidamente sobre prática empresarial, a boa prática empresarial, logo poderíamos imaginar uma empresa funcionando no mais perfeito modelo, com produtos funcionais admiráveis, pessoas excelentes prestando brilhantes serviços, igualdade de gênero mais uma justa recompensa pelos serviços prestados.

Do contexto prática organizacional, é atuar com transparência e ética, respeito a todos os envolvidos em sua esfera de influência (compreensão e reconhecimento das decisões, das atividades, dos impactos na sociedade e no meio ambiente), à sua cadeia de valores, às leis vigentes e às normas internacionais de comportamento e integridade aos direitos humanos. Contribuir para o desenvolvimento sustentável, a saúde e o bem-estar da sociedade. Vivemos um modelo de apelo na tentativa de sanar os efeitos danosos das funestas práticas da era industrial que temos de conviver, pois, com certeza, não dá para continuarmos operando em modo automático de desenvolvimento; acabou o tempo de terceirizar nossa responsabilidade. Repensar na primeira educação, zelar e valorizar o meio em que vivemos e nos relacionamos é trazer à consciência tudo aquilo aprendido quando criança e esquecido quando adulto. Um empreendimento só passa a existir por meio da presença humana, consciente.

Desenvolvimento sustentável, um termo ecoado globalmente com enfoque às práticas socioambientais em favor da nossa relação, de modo harmônico, com o meio ambiente.

Podemos, contudo, compreender que a prática de sustentabilidade é satisfazer o nosso presente com vista para o futuro sem comprometer tais gerações e suas capacidades além de lidar com a integração dos aspectos sociais, econômicos e ambientais servindo a todos de maneira igualitária.

Você também pode gostar:

Em meio a mudança e a tantas transformações que estamos experienciando, será que ainda vamos continuar adormecidos ou acordados para enfrentar os desafios para nutrir e manter a boa prática onde nos encontramos organizados?

Cuidemos, então, de nossa parte humana para que os efeitos sejam os melhores que queremos ver e viver; refletir, refazer, reaplicar. Ser socialmente responsável é pensar no Eu, no Nós, no Vós e Neles, a futura geração.

Sobre o autor

Cintia Barbosa

Eu sou Cíntia Barbosa, uma profissional buscadora de minha mestria há oito anos. Uma semente do despertar da consciência foi plantada e segui cumprindo o fluxo natural de germinação, resultando em um belo processo de transformação e autoconhecimento.

A vida me apresentou escolas para passar por elas e receber todas as informações, aprendizados, conhecimentos necessários e aplicáveis que serviriam como contribuição às demais conexões sociais e ao mundo. Então, recebi formação no serviço e educação social, nas especializações em gestão de pessoas e responsabilidade social, nas práticas integrativas e complementares de saúde, na reconexão e alinhamento com o Eu Superior, minha ancestralidade e na posse do meu lugar sistêmico. Aprendi a desaprender para reaprender quem sou, o que me conecta ao mundo e o sentido do propósito a cumprir. Com isso, experienciei diversas possibilidades de me conhecer e cuidar para estar apta para contribuir com as pessoas, e assim poder conscientizá-las de sua mestria e ensiná-las a viver seu propósito.

Estou a serviço da vida!

Contatos:

Email: contatomaestriaemsi@gmail.com
Facebook: maestriaemsi
Instagram: @maestriaemsioficial
Programa Consciência Mestra: todas as terças-feiras, ao meio-dia @radioconscienciafm

Lembrando que quem tiver algo para compartilhar,
quiser agendar algum atendimento terapêutico ou
obter outras informações sobre os serviços que realizo individual e grupo, on-line*, por favor, enviar sua mensagem para a página @maestriaemsioficial ou pelo whatsap (31)996259541.