Autoconhecimento Coaching

A culpa é minha!

Ludmilla Torres
Escrito por Ludmilla Torres
Você é daquelas pessoas que se sente culpada, mesmo fazendo o seu melhor? Se está trabalhando se sente culpada porque fica pouco tempo com a família. Se está com a família não consegue curtir o momento porque só pensa em trabalho. Se está num momento de lazer, seja consigo mesma ou com amigas, pensa que precisa voltar logo para casa para ficar com sua família. E exercícios físicos, então? Sempre vai começar na segunda-feira. Se está no celular nas redes sociais, se sente culpada porque deveria estar fazendo outra coisa.

Cheeeeeeeegaaaaaaaa!!!!! Pega um copo com água, respira e presta atenção no que vou te falar: você não está sozinha! A verdade é que precisamos organizar melhor o nosso tempo e viver o momento presente, e isso não é novidade. Não existe perfeição. Cada escolha uma renúncia, não é verdade? Viemos de um padrão que mãe é um modelo de perfeição. Ela é forte, durona, trabalha, faz exercícios, cozinha, limpa a casa, sabe todas as respostas para todas as perguntas e a gente fica decepcionada por não atender todos esses quesitos.

Uma vez, caminhando com a minha mãe na rua, com minha filha ainda bebê, disse a ela: quando a gente é criança, a gente acha que estando com os nossos pais nada vai acontecer. Você pode andar na rua de madrugada, mas está seguro porque está com seus pais. E agora, eu com a Duda vejo que não sou de ferro e que mesmo adulta, tenho medo de andar na rua e não sou capaz de protegê-la totalmente. E tenho certeza que na cabecinha dela, ela está 100% segura. Nunca esqueci esse dia em que me caiu a ficha e percebi que mesmo sendo mãe, eu não era de ferro.

Fora desse modelo de perfeição de mãe, antes disso tudo, somos mulheres. E nessa condição, temos que estar arrumadas, bem-humoradas, de unha feita, manequim no máximo 40, cabelos arrumados, bem vestidas, bem relacionadas, atraentes, no mínimo namorando, porque como assim, solteira? E uma porção de exigências que fazemos por nós e que a sociedade nos impõe.

Tem mais… precisamos e queremos trabalhar na maioria das vezes, provar que somos capazes, ser bem-sucedidas e etc, etc, etc. Muita coisa para uma pessoa só, não é verdade? Beba mais um gole de água, respira fundo mais uma vez e muita calma nessa hora. NÓS NÃO SOMOS DE FERRO, tá bom? Vivemos com as nossas dores e as nossas delícias.

O problema é que só valorizamos os nossos pontos a desenvolver e esquecemos de todas as nossas milhares de qualidades. Que tal você viver cada momento e se respeitar? Não deu para fazer? TÁ TUDO BEM. Retome depois, SÓ QUE FAÇA! O problema é que prometemos para nós mesmas um monte de coisas e deixamos de fazer e, assim, ficamos nos culpando a vida toda. Imagina o peso nas suas costas? Todo santo dia colocando uma “culpinha” nela? Que peso carrega, hein?

Seja tempo para filhos, trabalho, dieta, exercícios, leitura, etc… JUST DO IT! Caso contrário, perderá a fé em você mesma. Beba mais um gole de água, respira fundo mais uma vez e me diga: o que você deixou de fazer recentemente e que vai colocar em ação hoje mesmo? Vamos em frente e continue a nadar!

Sobre o autor

Ludmilla Torres

Ludmilla Torres

Positive & Business Coaching

Sócia/Diretora na empresa Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas, com especialização em Positive Coaching e Business Coaching, por meio de metodologias cientificamente validadas pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Engenheira Química formada pela Faculdades Oswaldo Cruz, atuou em empresas no ramo de plásticos na área laboratorial, como gerente no segmento de alta renda no setor financeiro, foi sócia proprietária de uma loja de acessórios femininos e sócia proprietária da Empresa Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas Ltda. Certificada em Personal & Professional Coaching, Positive Coaching e Business Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Certificada pelo ThetaHealing Institute of Knowledge que é uma técnica que ensina a identificar e mudar crenças, sentimentos e padrões bloqueadores, criando imediatamente uma nova realidade para a vida. Conhecimentos que geram resultados maximizados em comportamentos, para uma atuação eficaz com Business, Positive e Executive Coaching.

Contatos:

Email: [email protected]
Telefone (11) 4427-9604 | Celular (11) 99971-7868